Meus apps para produtividade no Windows - Parte 2

Produtividade sempre é um assunto que está em foco e a medida que os tempos mudam e a tecnologia se aprimora, a busca por novos apps para compor ou melhorar nosso workflow e aumentar nossa produtividade sempre aumenta.

Em meados de 2021, escrevi um tópico no fórum Diolinux Plus com uma pequena lista de aplicativos que eu utilizava para manter minha produtividade e em 2023, achei que era hora de atualizar esta lista com novas aplicações que passaram a ser incluídas em minhas instalações do Windows.

Algo a ser mencionado é que utilizo duas máquinas com Windows, sendo uma delas para uso pessoal e outra para uso empresarial e em ambas existem aplicações de produtividade diferentes, visto que são demandas diferentes, mas que podem ser adaptadas para o seu workflow.

Espanso, digitando em poucas teclas

Uma das aplicações que mais me surpreenderam no final do ano passado e começou a integrar meu workflow foi o Espanso, uma ferramenta que possui a capacidade de digitar textos a partir de simples comandos.

Um exemplo seria o endereço de e-mail que ao invés de ser totalmente digitado, pode ser substituído com a digitação do seguinte texto “:email” onde ao digitar este texto, seu endereço de e-mail seria completamente digitado.

Caso você queira saber mais sobre esta ferramenta, basta acessar este artigo do fórum Diolinux Plus, onde eu a apresento melhor e explico os passos de instalação e funcionamento.

Google Drive para desktop

Na versão anterior deste artigo eu apresentei o OneDrive como minha ferramenta de backups do Windows pelo fato de o mesmo trabalhar com o sistema de streaming de arquivos, onde os mesmos eram baixados apenas quando necessário, poupando espaço em disco.

Pois bem, pouco tempo depois, a Google anunciou o novo Google Drive que trouxe dois modos de funcionamento, Backup total e streaming de arquivos (que anteriormente, era uma ferramenta exclusiva do Google Drive for enterprises) e com esta mudança, passei a utilizar o Google Drive juntamente com o OneDrive em minha máquina.

Com isso, ganhei a possibilidade de realizar uploads, downloads e o gerenciamento de meus arquivos do Google Drive através do gerenciador de arquivos do sistema, sem a necessidade de abrir o site do Google Drive ou mesmo deixar todos os arquivos armazenados em minha máquina.

Caso você possua vários arquivos no Google Drive, ou esteja utilizando ele em seu dia a dia com uma frequência maior, este aplicativo pode te poupar um bom tempo durante o trabalho com seus arquivos.

Você pode baixar esta ferramenta a partir deste link: Google Drive para Desktop

Microsoft Edge, o navegador pensado para Windows

Confesso que este foi um dos apps para os quais eu não botava muita fé que iria utilizar pois estava acostumado com o Chrome e o fato de ter um Chromebook não me ajudaria a migrar o navegador, porém aconteceu.

Além de ser um bom navegador de internet, o Microsoft Edge oferece recursos interessantes para usuários de Windows que podem facilitar e muito nossas vidas, como uma barra lateral com ferramentas, suporte a extensões do Chrome e um leitor/editor de PDFs poderoso.

Com um visual arrojado e que pode ser alterado de algumas formas para oferecer um bom workflow, ele é integrado ao Windows e se utilizado em conjunto com o sistema, pode se tornar uma verdadeira ferramenta de produtividade.

Algumas funções interessantes que eu gosto nele são:

• Editor de PDF incluso;
  • Função coleções (onde você pode organizar conteúdos por temas);
  • Barra lateral com ferramentas rápidas como dicionário, tradutor e calculadora;
  • Função de citação, onde você pode criar citações para TCC e trabalhos em poucos cliques.

Se você utiliza o Windows, o navegador provavelmente já está instalado em sua máquina, mas você pode realizar o download dele através deste link: Microsoft Edge

Files App, um gerenciador de arquivos moderno

Bem, para fechar essa lista, vou adicionar um aplicativo que vem sendo um dos meus preferidos, o gerenciador de arquivos Files que embora tenha um artigo sobre ele, houveram diversas mudanças no projeto que o deixaram ainda melhor.

Uma das funções mais interessantes do Files é o sistema de Tags que pode te ajudar a organizar ainda mais seus arquivos e com a possibilidade de adicionar quantas tags forem necessárias, para que você possa se manter sempre organizado.

Além de adicionar trazer a navegação em abas para gerenciar melhor seus arquivos sem várias janelas para pastas diferentes, o Files também pode ser customizado com novas cores para dar um charme a mais no sistema.

Você pode encontrá-lo para download através da Microsoft Store em sua instalação do Windows 10 ou 11.

Com estes quatro aplicativos, você pode ampliar ainda mais sua produtividade no Windows e até mesmo melhorar a sua experiência de uso com o sistema da Microsoft.

Quais outros aplicativos você recomendaria?

7 curtidas