Files, um explorador de arquivos moderno para Windows 10

O Windows 10 é o carro chefe da Microsoft e vem recebendo várias melhorias da empresa ao longo dos tempos. Durante minha experiência de 30 dias utilizando o sistema, senti que o sistema estava visualmente agradável, exceto por uma aplicação, o Explorador de Arquivos.

O Windows Explorer é o atual explorador de arquivos do sistema e ao abrirmos ele vemos que seu visual não combina em nada com a modernidade que o Windows 10 inspira.

Existem diversos projetos que visam modernizar ainda mais o Windows 10 e hoje vamos conhecer um explorador de arquivos moderno para o sistema.

Files, uma alternativa moderna ao Windows Explorer

O explorador de arquivos Files possui um visual agradável para o Windows 10, além de várias funções como abas, divisão de tela, integração com o OneDrive (serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft) e aplicativos instalados no sistema.

Ele está disponível para download de forma gratuita no GitHub do projeto e através da Microsoft Store.

Definindo o Files como aplicativo principal

Mesmo após instalar o Files, o Windows Explorer continuará como explorador de arquivos padrão. Pensando nisso, a equipe do aplicativo desenvolveu uma solução.

O primeiro passo é realizar um backup do Regedit (editor de registros) para isso, abra o regedit e depois clique em Arquivo e Exportar.

Feito isso, realize o download do arquivo “SetFilesAsDefault”, extraia o .zip e dê dois cliques no arquivo SetFilesAsDefault.reg. Basta confirmar e o Files se tornará o explorador de arquivos padrão.

Caso queira voltar ao Windows Explorer como aplicativo padrão, basta dar dois cliques no arquivo UnsetFilesAsDefault.reg.

IMPORTANTE: Não desinstale o aplicativo Files sem voltar o Windows Explorer como navegador de arquivos padrão.

Uma opção interessante é instalar a aplicação “QuickLook” para deixar o Files ainda mais completo, com a visualização rápida ao teclar espaço.

Você utiliza o Windows 10? Conhecia essa aplicação? Deixe pra gente nos comentários e até o próximo artigo!

13 curtidas

Eu uso, esperando anciosamente pelo Sun Valley.

Não conhecia, parece ser interessante.

2 curtidas

Dessa eu não sabia

1 curtida

Espero que a Sun Valley (21H2) Me faça ficar feliz com o Windows 10 novamente.

1 curtida

Fiz umas pesquisas sobre essa versão e parece ser bem promissora.

1 curtida

a animação das janelas abrindo no sun valley é tão bobinha , mas é tão gostosa ^-^

o files é bem bonito mas infelizmente ainda é bem bugado (está em desenvolvimento) e apresenta bastante problemas em relação a performance.

Ansioso para ver o futuro deste projeto

3 curtidas

Durante meu tempo usando ele não notei vários bugs (mas também nem chego a usar tanto o explorador de arquivos). O maior fator que me “atrapalha” é a demora para ele abrir.

1 curtida

Usei por um tempo e voltei ao velho Explorer. Ele é realmente bem bonito, mas a performance é meio ruim e vez ou outra dá uma bugada.

1 curtida