Expanda sua produtividade com o Espanso!

Já faz um tempinho que eu não escrevo, necessariamente, desde que entrei no ramo de licitações e com essa pequena mudança de carreira, me vi precisando de novos softwares e me deparando com problemas com os quais não sabia uma boa forma de solucionar.

Minha rotina mudou bastante, porém, digitar nunca deixou de fazer parte do trabalho, embora muitas das vezes, precisava de digitar informações repetidas e embora copiar e colar seja uma ideia interessante, existem formas melhores de lidar com esse “problema”.

Faz algum tempo que eu conheci o Espanso, um software multiplataforma que irá te ajudar a ganhar segundos preciosos na hora de digitar informações e textos que você utiliza com muita frequência.

Como funciona o Espanso?

O Espanso é um software de substituição de texto, onde ao detectar a digitação de uma palavra-chave, como por exemplo Instagram, ele realiza a substituição pelo texto: Siga o @umcarlinho no Instagram.

Você pode estar pensando, para que eu preciso de um software como este? A resposta é simples, otimizar seu tempo de digitação, fazendo com que cinco palavras, se tornem apenas alguns caracteres.

Um exemplo muito simples é a assinatura do e-mail, onde eu preciso colocar meu nome completo ao final do mesmo, porém, ao invés de digitar Carlos Augusto Lopes da Silva, toda vez, posso usar a palavra-chave :nome, que irá preencher automaticamente.

Definindo as sentenças a serem usadas no Espanso

O Espanso utiliza um arquivo .yaml, onde você pode definir as palavras-chave e sentenças pelas quais o software irá realizar a troca, no Windows, você pode acessar este arquivo (chamado base) através do seguinte caminho:

$USER\AppData\Roaming\espanso\match

Ao abrir o arquivo base com seu editor de códigos favorito, no meu caso, usei o Visual Studio Code da Microsoft e você irá se deparar com uma tela visualmente semelhante a esta (note que no meu caso, já existem algumas sentenças adicionadas para meu uso).

Para adicionar uma nova sentença, eu copio o trecho superior (Comentário de linha, trigger e replace) e o colo uma linha abaixo da última sentença existente minha, e através dela, faço as alterações necessárias.

Caso você queira saber todo o potencial que o Espanso possui, pode acessar a documentação do projeto e até mesmo o Espanso hub, uma loja de extensões com projetos que ajudaram a facilitar sua vida, como por exemplo o gerador de lorem ipsum.

Instale o Espanso em seu computador

Se você ficou curioso com este projeto e deseja testar o Espanso para expandir ainda mais sua produtividade, basta acessar o site oficial do projeto e realizar o download do software, que está disponível para Linux, Windows e macOS.

Até o próximo artigo pinguim!

6 curtidas

Massa, mais uma feature pro meu projeto secreto

2 curtidas