Meus 2 anos usando Linux

Um tempo atrás, postei aqui minha experiência em 7 meses no Linux em 2020, claro com o tempo tudo muda e tem mais histórias para contar, e vou aqui fazer a minha atualização!

Quando tive pela primeira vez um contato com um sistema que não seja Windows, fiquei muito “meu deus e agora tudo diferente mas tudo igual”, eu não tive muitos problemas com algumas coisas tipo usar o terminal, como eu mexo em bots eu já tive um bom constume, mas claro, eu não tava mexendo com bots, mas a forma de usar já é algo comum pra mim.
Como já falei no primeiro post, eu comecei usando o Zorin OS Lite, e tive uns azar com ele (e a culpa não é minha) uma delas é o sistema não atualizar os aplicativos então fiquei um tempo usando versões antigas de qualquer coisa que eu usava, depois de um tempo fui descobrir que era os repositórios que davam erro 404.
O XFCE segundo todo mundo é leve e rápido, mas no meu PC não, ele era lento, já usei o Xubuntu e era a mesma lentidão pra tudo.

Passei uns 3 meses usando o Zorin OS Lite mesmo com tudo cagado, eu gostava do sistema mas esses bugs e lentidões me desgastava.
Eu já acompanhava o Diolinux antes mesmo de entrar de cabeça no Zorin OS, eu vi um vídeo falando sobre o Lubuntu Rápido e estável - Lubuntu 20.04, vi que usava LXQT e tudo, então fui e instalei o Lubuntu 21.10 (que existia) e então amei TUDO, o sistema era bem simples para o que eu exigia, bem rápido e não era lento como o Zorin OS Lite era, eu só precisava que rodasse o navegador, então o Lubuntu era ótimo, sozinho ele consumia 200MB de RAM então o navegador tinha mais espaço pra rodar e eu jogava Minecraft também e também era mais rápido que no Zorin OS Lite.

Fiquei usando o Lubuntu por 1 ano e com a maior felicidade, depois me deu uma vontade de usar o KDE Plasma, então instalei o Kubuntu 21.10 e também amei tudo mas ele travava e bugava a interface, o que gostei do KDE foi o KDE Connect que (dá um murro no aplicativo meu telefone do windows) o KDE Connect faz eu poder controlar sem fio o meu celular usando o teclado e o mouse e isso é útil e acaba complementando os meus trabalhos, além de eu usar tudo no PC, uso uma parte no celular e outra no PC.
Depois de 1 mês de Kubuntu, voltei pro Lubuntu e fiquei mais 5 meses, depois atualizei para o Lubuntu 22.10 e conheci o KDE Neon e to a 2 semanas usando ele, a minha experiência no KDE Neon é muito melhor que o do Kubuntu.
Estou usando as mesmas coisas que usava e estou todos os dias procurando o que fazer no KDE Neon para melhorar mais a minha experiência.

Print de agora com “imagem do dia” usando o Bing.

Graças ao Diolinux aprendi cada vez mais a usar o Linux e tive mais conhecimento e sempre tô falando dos meus conhecimentos para outras pessoas e também debatendo e discutindo sobre, eu amo a comunidade dos usuários (legais e gentis) do Linux.
Claro, como todo mundo eu já fui xingado por outros usuários com ego porquê era menos “inteligente” que eles, eu não me importava afinal, odeio gente assim e o que eles querem é atenção, mas sempre aparecia gente para me ajudar nos meus problemas e agradeço muito a elas, o motivo de eu ainda estar no Linux foi por causa dessas pessoas que me ajudou no caminho.

Agora esperar ano que vem para atualizar esse post com “Minha experiência em 3 anos no Linux” espero ter mais o que contar, amo contar minhas experiências em tudo!
Quero aprender a desenvolver sistemas, quero criar minha própria distribuição Linux e ajudar outras pessoas também.

11 curtidas

parabéns pela escolha,eu quero é converter esse povo de windows todo,e lamento pelos mau prestadores de serviço.

O Windows é um bom sistema… Se você for rico e todo ano comprar peças de hardware boas para o Windows funcionar bem.
Com Linux ou MacOS eu não vejo pessoas comprando processador novos, placas de vídeo novas e mais potentes pq o sistema não está aguentando mais.
Só com o windows que eu vejo isso

1 curtida

Windows,meu amigo,nem se eu fosse Rico,Abraços…e Fé no Futuro,Fé em nós.

Se eu fosse rico, eu provavelmente estaria no windows se eu não tivesse conhecido o linux e tals

Eu iria direto pro Mac OS,eu Sou Unix-like na vêia.Eu correria atrás de um Unix mais mainstream pra rodar na minha máquina,sem wine,sem nada…

Williams, a gente se esforça por educar e compartilhar conhecimento! No entanto, penso que o Linux é muito mais do que um sistema “gratuito”, mesmo em dual-boot, as distribuições Linux têm atrativos próprios. Não tenho vergonha de usar Linux, nem inveja. Pelo contrário, se mais pessoas tivessem a oportunidade de viverem a experiência…

2 curtidas

Antigamente na capa do disco de vinil vinha a frase - disco é cultura.
digo o mesmo do Linux
Linux é Cultura.

2 curtidas

Legal, mas acho que o Linux precisa de mais app’s do que distros…

2 curtidas

Por mais que eu use apenas Linux há um tempinho, tenho que discordar nesse ponto. O Windows 10 - atual versão do sistema - funciona muito bem mesmo em computadores com hardware antigo. Só há problemas em máquinas bastante - bastante mesmo - limitadas, ou que usem discos rígidos convencionais lentos.

Pessoalmente, uso dois computadores - um desktop com i5 4670K e um laptop com i7 3537U - que possuem quase 10 anos de idade. Se ainda estivesse usando o Windows 10, não teria qualquer problema de desempenho, por mais que o hardware já seja considerado bem obsoleto. Mesmo hardware mais antigo poderia rodar o sistema bem. Bem longe de ter que comprar hardware “todo ano”.

Existem distros Linux voltadas à leveza para “ressuscitar” máquinas muito antigas. Contudo, isso não torna o Windows 10 incapaz de rodar bem em hardware antigo.

3 curtidas

Discordo.
Windows 10 foi o último a que tive contato, no meu trabalho, quando raramente vou presencial, ainda é esta versão, não foi atualizada para o 11.
Windows tem uma coisa que me mata de raiva e, até onde saiba, não foi resolvido: o desempenho degrada muito ao longo do tempo, tornando uma obrigação a formatação de tempos em tempos, mesmo em ambientes muito controlados. Coisa que nunca vi noutro sistema (seja baseado em Linux “puro”, Android, Chrome OS, Free BSD, Solaris, Mac OS, iOS etc).

Para as pessoas comuns pode ser algo aceitável, mas é um quesito de qualidade que considero insuportável. Para mim SO’s são vistos como investimentos: por maior risco ou custo eu preciso enxergar maior possibilidade de ganhos, não é o que acontece.

Entendo assim também. Na faculdade, tive a oportunidade de usar os três sistemas, e como aluno, a Microsoft me disponibilizava QUALQUER versão do windows gratuitamente (por óbvio, para uso não comercial).
Desde então, passei a utilizar Linux e como alternativa o Mac OS, que naquela época era um sistema bem melhor do que é hoje.

1 curtida

Usei o Windows 10 por vários anos sem formatar no meu desktop e no meu laptop e não tive esse problema.

Na maioria das vezes as próprias pessoas - ainda mais em locais de trabalho, onde os computadores geralmente são compartilhados e administrados por outrem - tendem a acumular muita coisa, instalar aplicativos que comprometem o desempenho e não fazer a correta manutenção do sistema. Ou então usam HDD mecânico, que realmente tem um efeito muito negativo no Windows 10/11.

Eu escuto frequentemente reclamações de usuários do Android, por exemplo, sobre desempenho reduzido ao longo do tempo. Tem gente que formata o telefone constantemente para “resolver”. Nunca tive esse problema. Minha irmã, por sua vez, reclama do iOS.

que bom pra vc, no meu caso queria ir 100% pro linux mas não dá jogo fortnite e n tem no linux e dual boot tb n quero queria usar 100% do tempo mas to aguardando o steam dec fazer sucesso e ou a epic trazer o game pro linux mas acho mt dificil.

concordo tenho um note: i36006u e roda mt bem no windows 10

Eu já tou numas de que,apesar de eu não ignorar a presença do Windows,estou 100% no Linux,como Sistema Operacional Principal,hoje quando preciso rodar algo de Rwindows,ainda uso o Bottles,Wine,e mais Nada.Acho muito ruim essa escravidão da Microsoft e e eles vão apelar pra tudo,distribuição grátis,Invadirem Universidades Públicas(e particulares mais ainda,pois os donos são verdadeiras antas,sem conhecimento técnico).Não Adianta,Sou Fã Boy mesmo de Linux,sou um apaixonado pelo Desempenho e Segurança do Sistema.Essa de Windows 10 bom pra máquinas antigas eu discordo por experiencia própria,já instalei numa máquina antiga aqui,e vi a Performance despencar em poucos meses de uso.Fora os Ataques de DNS e Ransomware,e aquele incomodo da CPU estar rodando na maioria do tempo em 100%,uma verdadeira torradeira de processadores.Não sou um Stallman da Vida,porque ainda não inventaram Hardware que Rode Tudo totalmente c[odigo Aberto,chega ser utópico.Android é outro que eu não considero nem Linux,e respeito a privacidade é uma coisa que eles não tem,isso é mais danoso que se você for diretamente Hackeado.

1 curtida

Não to falando de HD convencional, falo de SSD mesmo, e NVME pouco tempo depois de ter surgido.

A degradação é notável, e olha que nem utilizo um arcabouço grande de softwares. Tirando games (no Windows havia em maior número, mas nem ligo de ter comprado títulso não portados, à época, apenas não compro novos que não sejam compatíveis com pinguim pelo menos via proton), meu universo de aplicativos se resume ao básico (navegador, suíte de escritório, apps de mensagem e IDE’s de desenvolvimento, que seria o diferencial).
Se somente as IDE’s causam este estrago todo, aí é um sistema ruim mesmo.

1 curtida

Como mencionei, não notei esse efeito em meus equipamentos com Windows 10. Mesmo após anos de uso, e sou bem exigente com a responsividade do sistema. Também sempre mantive uma rotina bem rígida de manutenção (tanto hardware quanto software).

Pessoalmente, já não uso Windows faz tempo e não voltaria a usar. Mas não por ter tido problemas ou lentidão, porque o Windows 10 sempre funcionou bem para mim. Não guardo ressentimentos contra ele, rs.

Enfim, cada pessoa pode ter uma experiência diferente.

1 curtida

Mas nem é isto que mais me incomoda no Windows 10, e sim genericamente, proque estamos falando dos problemas de privacidade, que são a “novidade” desta versão. Tem gente que nega, eu já peguei decisão judicial que a Microsoft pagou multa e alterou a rotina de instalação no Brasil e a pessoa se recusa a acreditar.

2 curtidas

é mais depende do “maquina antiga” pois eu recomendo com ssd pq com hd é linux hoje linux amanha linux pra sempre kkkk, e tb eu tenho um i36006u e uso windows 10 e 11 de boas mas, meu note veio com hd e 4gb de ram e nesse tempo era pavoroso o win10 com seu hd100%, hoje com ssd e 16gb de ram roda qualquer sistema com fluidez “uns mais e outros menos” mas uma maquina realmente antiga ai fica ruim mesmo o win10.

1 curtida

eu resolvi ir do 10 pro 11 pq ele vai receber novos recursos e o 10 tem prazo de validade enfim, e tb to com dualboot com linux mint, vou deixar o win11 parado só vou entrar nele pra jogar fortnite e estou pensando em pagar o geforce now ou jogar de graça no xcloud com controle e ai deixar de vez o win mas vou deixar instalado pra conferir as novidade e vou esperar o pop!_os novo que vai largar o ubuntu como base e o gnome e partir de vez pro cosmic e rust.