Um tempo atrás, postei aqui minha experiência em 7 meses no Linux em 2020, claro com o tempo tudo muda e tem mais histórias para contar, e vou aqui fazer a minha atualização!
Quando tive pela primeira vez um contato com um sistema que não seja Windows, fiquei muito “meu deus e agora tudo diferente mas tudo igual”, eu não tive muitos problemas com algumas coisas tipo usar o terminal, como eu mexo em bots eu já tive um bom constume, mas claro, eu não tava mexendo com bots, mas a forma de usar já é algo comum pra mim.
Como já falei no primeiro post, eu comecei usando o Zorin OS Lite, e tive uns azar com ele (e a culpa não é minha) uma delas é o sistema não atualizar os aplicativos então fiquei um tempo usando versões antigas de qualquer coisa que eu usava, depois de um tempo fui descobrir que era os repositórios que davam erro 404.
O XFCE segundo todo mundo é leve e rápido, mas no meu PC não, ele era lento, já usei o Xubuntu e era a mesma lentidão pra tudo.
Passei uns 3 meses usando o Zorin OS Lite mesmo com tudo cagado, eu gostava do sistema mas esses bugs e lentidões me desgastava.
Eu já acompanhava o Diolinux antes mesmo de entrar de cabeça no Zorin OS, eu vi um vídeo falando sobre o Lubuntu Rápido e estável - Lubuntu 20.04, vi que usava LXQT e tudo, então fui e instalei o Lubuntu 21.10 (que existia) e então amei TUDO, o sistema era bem simples para o que eu exigia, bem rápido e não era lento como o Zorin OS Lite era, eu só precisava que rodasse o navegador, então o Lubuntu era ótimo, sozinho ele consumia 200MB de RAM então o navegador tinha mais espaço pra rodar e eu jogava Minecraft também e também era mais rápido que no Zorin OS Lite.
Fiquei usando o Lubuntu por 1 ano e com a maior felicidade, depois me deu uma vontade de usar o KDE Plasma, então instalei o Kubuntu 21.10 e também amei tudo mas ele travava e bugava a interface, o que gostei do KDE foi o KDE Connect que (dá um murro no aplicativo meu telefone do windows) o KDE Connect faz eu poder controlar sem fio o meu celular usando o teclado e o mouse e isso é útil e acaba complementando os meus trabalhos, além de eu usar tudo no PC, uso uma parte no celular e outra no PC.
Depois de 1 mês de Kubuntu, voltei pro Lubuntu e fiquei mais 5 meses, depois atualizei para o Lubuntu 22.10 e conheci o KDE Neon e to a 2 semanas usando ele, a minha experiência no KDE Neon é muito melhor que o do Kubuntu.
Estou usando as mesmas coisas que usava e estou todos os dias procurando o que fazer no KDE Neon para melhorar mais a minha experiência.
Print de agora com “imagem do dia” usando o Bing.
Graças ao Diolinux aprendi cada vez mais a usar o Linux e tive mais conhecimento e sempre tô falando dos meus conhecimentos para outras pessoas e também debatendo e discutindo sobre, eu amo a comunidade dos usuários (legais e gentis) do Linux.
Claro, como todo mundo eu já fui xingado por outros usuários com ego porquê era menos “inteligente” que eles, eu não me importava afinal, odeio gente assim e o que eles querem é atenção, mas sempre aparecia gente para me ajudar nos meus problemas e agradeço muito a elas, o motivo de eu ainda estar no Linux foi por causa dessas pessoas que me ajudou no caminho.
Agora esperar ano que vem para atualizar esse post com “Minha experiência em 3 anos no Linux” espero ter mais o que contar, amo contar minhas experiências em tudo!
Quero aprender a desenvolver sistemas, quero criar minha própria distribuição Linux e ajudar outras pessoas também.