Carinhosamente, eu e meus amigos chamamos o Kubuntu de Ubuntu Conká, Kobonto (também chamamos o Ubuntu de Obonto), Cubuntu, Ubunku e até de Kubiro, e entre outros apelidos estranhos e carinhosos.
Estou usando o Kubuntu desde 14/02/2024, em um hardware até que simples: Intel Pentium T4300, 4GB de RAM. Um notebook da Acer Aspire 4736Z, bem antigo, veio ao mundo com 2GB de RAM e Windows Vista.
Quando peguei esse notebook e consegui consertar usando o HDD do meu falecido notebook (um LG R410), fiquei feliz pois vou voltar a usar Linux, e voltei com tudo. Aproveitando que eu já estava fazendo uma reciclagem, peguei os 2GB RAM do LG R410 e vi que é compatível com o outro pente de RAM e fiquei com 4GB RAM, agora a minha vida melhorou bem.
Sempre tive vontade de usar a interface KDE Plasma de alguma forma, e quando vi que o meu amigo já usou essa interface num mesmo hardware que o meu (de agora), fui correndo instalar o Kubuntu e estou agora usando.
A minha primeira experiência usando o Kubuntu foi usando o LG R410 com 2GB de RAM e foi horrível, já usei o Debian 11 com KDE Plasma e foi menos horrível, mas não era uma ótima forma de usar. Então, por toda a minha vida usei o Lubuntu e um pouco do Debian 11 LXQT. Eu expliquei minha jornada no linux no post Meus 2 anos usando Linux (Esse ano irei fazer 4 anos!)
O Kubuntu 22.04 LTS rodando o KDE Plasma (VERSÃO AQUI) roda até que bem, e é até surpreendente para um processador desses. Consigo usar o VS Code, Discord (o aplicativo) e umas abas no Firefox, mas para não chegar no limite, uso ao menos dois ou 3 aplicativos (Se bem que eu uso diariamente 3 aplicativos apenas).
FUNCIONALIDADES INTERESSANTES DO KDE PLASMA (para mim)
-
KDE Connect
É possível usar o KDE Connect em outras distros, mas é incomparável usar ele no ambiente original de onde ele veio: KDE Plasma!
Ele é perfeitamente integrado, no menu de contexto do Dolphin assim permitindo um rápido compartilhamento de arquivos, as notificações sincronizadas são organizadas e as funções de resposta por exemplo funcionam. -
Aparência
Eu gosto muito da aparência da interface, a possibilidade de personalizar tudo é ótima. Adicionar widgets, usar fornecedores de imagens como o Bing no papel de parede criar e baixar temas para o plasma e entre outros. -
Widgets e plugins
Atualmente eu até agora só uso o “Event Calendar” onde permite sincronizar o calendário com o Google Agenda, ver climas e afins clicando no relógio no painel. Pretendo dar mais pesquisadas e ver o que mais o Plasma pode me oferecer. -
Personalização das notificações
Não que o Plasma seja o único a oferecer isso, é legal poder colocar toques de notificações em diferentes notificações. Como sou daquele que prefere saber do que se trata logo ao tocar, eu coloquei os mesmos toques que o meu celular tem para certos aplicativos no computador. -
Aplicativos oficiais do KDE
Os “KApps” além de ter um visual que combina com o sistema, são otimizados e alternativa boa de outros aplicativos. Gostei de utilizar o KMail, o Akregator e irei procurar mais outros que eu possa usar!
Enfim, o KDE Plasma me dá vontade de usar mais vezes e horas o computador, a forma que ele é feito me traz um ambiente confortável para focar nos meus projetos, organizar as coisas e ficar atento no que mais importa. Vale muito a pena usar o KDE Plasma seja lá qual for a distro. Sempre fui apaixonado pelo Plasma no primeiro dia que eu conheci, da para ver aqui mesmo no fórum que eu citava o Plasma algumas vezes, fico feliz que eu consiga usar a interface de vez e ficar muito feliz usando.
Graças ao Diolinux que eu conheci o KDE Plasma e acabei me viciando.