Melhor experiencia KDE puro com NVIDIA

Boa noite pessoa!

Venho enfrentando um dilema com meu notebook Dell G15 5530.
Estou em busca de uma distro com o plasma puro (pois gosto de customizar) , que seja estavel e funcione bem com NVIDIA.

Usei o bazzite , achei maravilhoso , mas esbarrei em algumas dificuldades e falta de softwares por ele ser um sistema imutavel, por exemplo o KVANTUM nao consegui instalar ele pra nada.

Alguem tem alguma dica de uma distro boa pra jogos com as caracteristicas que citei acima:

Atualmente estou com o Nobara, ate gostei da experiencia mas sinto que o desempenho nao ta dos melhores no meu dell g15 , noto que algum aplicativos como o chrome demoram um pouco pra abrir

1 curtida

Tentaria vê o TuxedoOS, pois a Tuxedo Computers, trabalha com Nvidia também. Então suporte a Nvidia eles devem se preocupar…

Mas tentaria antes o esquecido Kubuntu, pois não deixa de ser uma opção interessante. Atualmente uso o KDE Linux, que não lhe recomendaria justamente por vc usar Nvidia, e por ser mais uma distro imutável, e no outro pc, o TuxedoOS, que é bastante estável e não tenho o que me preocupar.

1 curtida

A melhor experiência KDE é sem dúvidas o OpenSUSE, mas não sei como ele lida com NVIDIA. No Fedora e por consequência no Nobara, o KDE só começou a se tornar equivalente ao GNOME agora, e ainda há muitas diferenças, por exemplo: O Workstation foi a primeira edição a receber o novo instalador. Se for escolher utilizar o OpenSUSE, essa página parece ter as informações de que precisa:

Pelo que está escrito aí, parece que os drivers da NVIDIA são adicionados automaticamente.

1 curtida

Gosta de customizar? Que tal ter o poder de escolher cada pacote que entra no seu PC?

Eu sou suspeito pra falar (uso Arch), mas analisando seus problemas com Bazzite e Nobara, o Arch Linux é a resposta técnica exata para o que você procura. E aqui estão os motivos sólidos:

1. O Fim da Dor de Cabeça com Kvantum/Temas: Você citou que não conseguiu usar o Kvantum no Bazzite. Isso acontece porque sistemas imutáveis (como o Bazzite) bloqueiam a escrita em pastas do sistema (/usr/share/themes, etc), transformando a customização avançada num inferno. No Arch, o sistema é seu. Quer instalar o Kvantum? sudo pacman -S kvantum. Quer editar arquivo de sistema na mão? Você pode. É a liberdade total que você disse que busca.

2. Plasma “Puro” de Verdade: Diferente do Nobara ou Kubuntu que vêm com customizações e patches do criador da distro, o Arch entrega o KDE Plasma Vanilla (do jeito que os desenvolvedores do KDE fizeram). É uma tela em branco perfeita, sem bloatware rodando no fundo (o que resolve essa sua sensação de “lentidão” ao abrir o Chrome).

3. Dell G15 + Nvidia (Rolling Release): Seu hardware é recente. O Arch sendo Rolling Release garante que você tenha sempre o último driver da Nvidia e o último Kernel, o que é vital para tirar performance máxima desse G15 em jogos.

4. Instalação não é mais um bicho de 7 cabeças: Se você tem medo da tela preta de instalação manual, o Arch hoje vem com o comando archinstall. É um script guiado que instala o sistema base, driver Nvidia proprietário e o KDE Plasma em 10 minutos, pronto para uso.

Se o objetivo é performance bruta e customização sem limites, sair das distros “prontas” e montar o seu Arch é o caminho.

5 curtidas

Eu, como usuário de Nvidia, a distro principal é o CachyOS. Estou testando uma baseada em Debian, o MX Linux.

Em ambas eu não tive nenhum problema, a do CachyOS eu deixei igual ao MacOS Tahoe e o MX Linux eu estou fuçando e até agora não “consegui” quebrar o KDE.

2 curtidas

Esse modelo da Dell é problemático com Linux, infelizmente.

Dell G15 5530 - PROBLEMAS COM DISTROS LINUX
Quais distros Linux são compatíveis com o Dell G15 5530? Enfrento problemas de congelamento
DELL G15 5530 + Ubuntu 24.04

1 curtida

Não uso Nvidia, mas o OpenSuse Tumbleweed com KDE é um espetáculo, rocha pura. :wink:

1 curtida

Estou usando o arch puro com KDE plasma e ficou muito bom.

Porem tive que desarivar aquela função na bios de ficar alterando entre o grafico integrado e dedicado.

Agora rodando liso, jogos com otimo desempenho inclusive melhor que no Windows , Obigado pela dica @jeffinshadow .
Sempre fui setico em instalar o arch puro, por conta da dificuldade na instalação.
Com o ArchInstall tudo ficou mais facil.

Baixei a iso e “bootou” em uma tela de terminal sem interface grafica ,ja fiquei ate asustado kkk, porem so fui digitar archinstall tudo ficou lindo rs.
Usei a opção de kernel dentro do proprio archinstall para placa de videos atuais, e ate agora nao tive problemas.

Obrigado a todos pelas dicas!

2 curtidas

Bem vindo ao Arch!

Que bom que você gostou da primeira experiência!
Quanto mais você for usando, mais vai perceber o quão bem as coisas se encaixam num Arch configuradinho.

Se tiver alguma dúvida quando for fazer algo específico, eu e os outros usuários do fórum estamos à disposição!

Sugiro dar uma olhada neste setup, é bem versátil.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.