Com a atualização do Kernel do Ubuntu 24.04 para 6.14.0-24-generic no DELL G15 5530 o driver da Nvidia parou de funcionar. Aqui utilizava na versão 550(open). Voltou a funcionar após passar para o driver 575(open)
Algo que pode ser feito também é:
sudo apt-mark hold linux-generic linux-image-generic linux-headers-generic
Executar esse comando antes da atualização que tudo será atualizado e o Kernel não.
Meu namorado comprou esse notebook do próprio site da Dell com Ubuntu pré-instalado. Chegou com uma versão super antiga, 20.04 LTS se não me engano. Orientei ele a atualizar para a LTS mais recente, primeira coisa que tentou fazer após ligar o PC. Depois disso o sistema não bootava mais por conta de uma regressão que havia com o kernel usado na 24.04 e não havia imagem de kernel antigo para poder usar o PC e recuperar de alguma forma. Tive que orientar ele a deixar a LTS pra trás e instalar logo o 25.04 que pelo menos vinha com um kernel mais atualizado onde a regressão já havia sido corrigida…
A 575, acredito que “open” visto que eles anunciaram que desde alguma versão o driver proprietário não ia mais funcionar com o módulo de kernel proprietário.
Você instala o pacote nvidia-dkms em vez do nvidia normal. O normal seria tipo nvidia-<versão> e o dkms é nvidia-dkms-<versão> ou algo assim. Fazem alguns anos que não tenho mais placa da Nvidia então pode ser que algo tenha mudado, mas tenta dar uma olhada ai pelo apt.
Aqui na terra do Fedora tem uma variação disso chamada akmods-nvidia, que é a forma recomendada de se instalar os drivers proprietários. Pelo que eu entendo sobre, ele checa em todo boot se os módulos de kernel do driver proprietário estão compilados certinho pra versão do kernel atual (visto que na distro isso é atualizado quase que constantemente) e caso tenha algum problema tenta forçar a recompilação e recarrega ele dinamicamente durante aquele mesmo boot.
Resolveu em definitivo as dores de cabeça que eu tinha com o driver da NVIDIA quando em outras distros que, em sua maioria, se você não fizesse um ritual de esperar entre 3 a 5 minutos depois de atualizar os pacotes do kernel ou do driver antes de reiniciar, simplesmente não funcionava mais (a menos que você recompilasse manualmente).
Com o Driver da NVIDIA 575 funciona normalmente no Kernel 6.14. - Ubuntu 24.04.2. Ainda assim, tem uns pequenos problemas com o HDMI, mas não chega mais a congelar.