Dell G15 5530 - PROBLEMAS COM DISTROS LINUX

Olá pessoa, estou enfrentando problemas em meu Dell G15 5530, já vi alguns tópicos sobre, e compreendi que o notebook tem problemas com distro linux, entretanto tentei aplicar o que vi aqui para resolver mas nada funciona. A primeira vez eu instalei o Ubuntu 24.04, quando baixei o gnome, algo deu errado e começou a travar, e aí começou o problema, tentei utilizar Ubuntu 20, Pop Os 24.04, e até a versão do Pop OS que vi em um tópico aqui, essa eu consegui instalar, abriu porém após um tempo a tela congela. Tentei voltar para o Ubuntu 24.04 mas agora não consigo mais fazer nada

Bom dia, Adrian. É como eu expliquei nos outros tópicos, acredito que você já tenha até lido, se não, posso linkar aqui, mas o problema de congelamento é devido a versão do Kernel. Você tem que instalar o linux com uma versão mais antiga (eu uso a 6.6) e deixa ela fixa pra você poder usá-la quando der boot. Se você bootar no kernel atual, vai congelar mesmo. Fiz uns testes no Arch, e parece que na versão 6.11 do Kernel o problema tá resolvido, mas por enquanto vou me manter na 6.6.

No Ubuntu você pode usar o Mainline Kernel pra instalar a versão do Kernel que deseja.

1 curtida

Tenho um dell g15 tb, versão ryzen7 + 3060 e a compatibilidade dele no fedora tem sido ótima

Só seguir o tutorial q tem no site do diolinux pra instalar os drives da nvidia.

Só precisei fazer uma modificação no grub(mas como seu processador é intel acredito que não é necessário)

Tenho rodado desde o fedora 38 + wayland sem nem um problema grande, acredito q seja apenas questão de encontrar a distro certa.

1 curtida

Acredito que não seja questão de distro certa, @freeQ. Só pra tirar a dúvida, formatei ele e tentei rodar o Fedora. e como em toda outra distro, depois de atualizado o Kernel e instalado os drivers da nvidia, ele congela com alguns segundos. Única solução é a que eu disse, forçar o Kernel antigo pra conseguir usar, até sair um Kernel novo que corrija esse bug.

Seu modelo com ryzen deve ter uma compatibilidade melhor do que os modelos com Intel, que é o caso do 5530

1 curtida

Engraçado, provavelmente tem algum coisa a ver com aquele microcódigo bugado nos processadores desta geração da intel, como o amigo ali disse a versão 6.11 parece resolver o problema, e meu fedora já está com a 6.11, basta vc atualizar e bootar dnv o pc, se pretende ficar no fedora obvio!

1 curtida

Eu fiz exatamente isso, @freeQ. Não iria vir aqui sem atualizar o sistema antes, mesmo com o kernel 6.11, com alguns segundos do sistema rodando já congelou. Agora instalei o kernel 6.6.0 via koji, e estou conseguindo usar o Fedora novamente.
Obs.: Esse problema só acontece quando instala os drivers da NVIDIA, quando tá rodando na placa gráfica do processador, tudo funciona maravilhosamente.

1 curtida

Só um adendo ao tópico, se você usar X11 ao invés de Wayland, resolve a maioria dos problemas também

Tive alguns problemas gigantes tb com questão de placa grafica da nvidia, incluindo no windows.

Acredito simplesmente que a própria empresa não de suporte suficiente para todos os notebooks que saem com placas de vídeo Nvidia.}

Pra ter noção no Windows eu preciso ficar no drive 522.1 para ter brilho de tela funcional, no Linux obvio foi 3 minutos de pesquisa no google e um parâmetro no grub q resolveu meu problema

Qual a saída do comando

uname -r

Lts?

Saiu o Ubuntu 24.10, com kernel 6.11. Apesar que ter pouco tempo de suporte, pode ajudar a saber se mudando o kernel , resolve o problema.