Olá pessoa, estou enfrentando problemas em meu Dell G15 5530, já vi alguns tópicos sobre, e compreendi que o notebook tem problemas com distro linux, entretanto tentei aplicar o que vi aqui para resolver mas nada funciona. A primeira vez eu instalei o Ubuntu 24.04, quando baixei o gnome, algo deu errado e começou a travar, e aí começou o problema, tentei utilizar Ubuntu 20, Pop Os 24.04, e até a versão do Pop OS que vi em um tópico aqui, essa eu consegui instalar, abriu porém após um tempo a tela congela. Tentei voltar para o Ubuntu 24.04 mas agora não consigo mais fazer nada
Bom dia, Adrian. É como eu expliquei nos outros tópicos, acredito que você já tenha até lido, se não, posso linkar aqui, mas o problema de congelamento é devido a versão do Kernel. Você tem que instalar o linux com uma versão mais antiga (eu uso a 6.6) e deixa ela fixa pra você poder usá-la quando der boot. Se você bootar no kernel atual, vai congelar mesmo. Fiz uns testes no Arch, e parece que na versão 6.11 do Kernel o problema tá resolvido, mas por enquanto vou me manter na 6.6.
No Ubuntu você pode usar o Mainline Kernel pra instalar a versão do Kernel que deseja.
Tenho um dell g15 tb, versão ryzen7 + 3060 e a compatibilidade dele no fedora tem sido ótima
Só seguir o tutorial q tem no site do diolinux pra instalar os drives da nvidia.
Só precisei fazer uma modificação no grub(mas como seu processador é intel acredito que não é necessário)
Tenho rodado desde o fedora 38 + wayland sem nem um problema grande, acredito q seja apenas questão de encontrar a distro certa.
Acredito que não seja questão de distro certa, @freeQ. Só pra tirar a dúvida, formatei ele e tentei rodar o Fedora. e como em toda outra distro, depois de atualizado o Kernel e instalado os drivers da nvidia, ele congela com alguns segundos. Única solução é a que eu disse, forçar o Kernel antigo pra conseguir usar, até sair um Kernel novo que corrija esse bug.
Seu modelo com ryzen deve ter uma compatibilidade melhor do que os modelos com Intel, que é o caso do 5530
Engraçado, provavelmente tem algum coisa a ver com aquele microcódigo bugado nos processadores desta geração da intel, como o amigo ali disse a versão 6.11 parece resolver o problema, e meu fedora já está com a 6.11, basta vc atualizar e bootar dnv o pc, se pretende ficar no fedora obvio!
Eu fiz exatamente isso, @freeQ. Não iria vir aqui sem atualizar o sistema antes, mesmo com o kernel 6.11, com alguns segundos do sistema rodando já congelou. Agora instalei o kernel 6.6.0 via koji, e estou conseguindo usar o Fedora novamente.
Obs.: Esse problema só acontece quando instala os drivers da NVIDIA, quando tá rodando na placa gráfica do processador, tudo funciona maravilhosamente.
Só um adendo ao tópico, se você usar X11 ao invés de Wayland, resolve a maioria dos problemas também
Tive alguns problemas gigantes tb com questão de placa grafica da nvidia, incluindo no windows.
Acredito simplesmente que a própria empresa não de suporte suficiente para todos os notebooks que saem com placas de vídeo Nvidia.}
Pra ter noção no Windows eu preciso ficar no drive 522.1 para ter brilho de tela funcional, no Linux obvio foi 3 minutos de pesquisa no google e um parâmetro no grub q resolveu meu problema
Qual a saída do comando
uname -r
Lts?
Saiu o Ubuntu 24.10, com kernel 6.11. Apesar que ter pouco tempo de suporte, pode ajudar a saber se mudando o kernel , resolve o problema.