Conflito de Kernel com Dell G15 5530

Boa Tarde Pessoal , tudo bem ?

Eu já vi que tem alguns tópicos aqui sobre esse assunto, já até achei uma resolução aceitável.
O Dell G15 5530 tem uma incompatibilidade do Kernel do Linux com Driver da Nvidia, atualmente a instalação limpa do Ubuntu 22.04.5 LTS congela na primeira inicialização mesmo desabilitando a instalação de drivers de terceiros.
Já o Ubuntu 24.04.1 LTS se você não instalar os drivers de WiFi e de placa de video ele roda com a xorg e voce consegue trocar o Kernel do 6.11 para o 6.7.10 que funciona com os drivers da nvidia.

Até então essa é a resolução que encontrei com esse tópico :

E o vídeo de um membro do Diolinux : https://www.youtube.com/watch?v=iO0k3gsFD_g&t=608s

Porém notei que alguns drivers não funcionam corretamente , como o de rede que limita a 100Mb/s.

A melhor solução seria usar o Ubuntu 22.04 com Kernel que a Canonical certificou que funciona : Dell G15 5530 (Core i7-13650HX , RTX 4050) certified with Ubuntu | Ubuntu

Se alguém souber uma resolução pra eu conseguir usar o 22.04 com kernel 6.0.0-1014-oem

Vc quer usar o 24.04 com o kernel “6.0.0-1014-oem”, pois então, é só vc abrir o 24.04 e dar um apt install kernel.
Quando alguém diz que tem problema com o kernel eu já logo penso que a dificuldade está entre a cadeira e o monitor.
É que nem o caso do @Rimana21 dizendo que o kernel não é compatível com o processador do ano 20xx.

1 curtida

Caso você não tenha necessidade especifica de ficar no Ubuntu,
eu tentei diversas Distros em algumas versões: Fedora, Ubuntu, PopOS, OpenSuse Tumbleweed, Debian 12, EndeavourOS, LinuxMint (Normal e LDME6).

Debian 12 e LDME6 funcionaram sem problemas após a instalação dos Drivers da Nvidia, apesar de funcionarem bem, eu preciso de versões mais recentes de algumas coisas, então precisei procurar outra alternativa, encontrei o CachyOS.

Com o CachyOS pude simplesmente instalar o sistema, sem precisar fazer nada Extra já com a NVIDIA funcionando 100%, e o Kernel é o 6.12 atualmente.

Percebi que algumas distros funcionaram com 6.11, mas muitas não.

Se você não tiver nenhum problema com sair do Ubuntu, o CachyOS (baseado em ArchLinux) vai funcionar diretamente pra você, só escolher a o boot com Nvidia e pronto, depois da instalação, já está funcionando e com os drivers da Nvidia atualizados.

1 curtida

Pse mano eu sou novo no linux , mas pelo que vi o Kernel 6.7 funciona bem , mas n sei se Mint 22 , Ubuntu 24 funcionam com kernel atras do 6.8

Então , eu to testando aqui mas da erro ao instalar o driver modo grafico , ai to tentando instalar pelo terminal

@aguamole @allanfreitas Até então , eu fiz um downgrade no Kernel do 6.8 para o 6.7.10 e tá funcionando normal, como disse , não sei se vai dar conflito com algo no sistema pq ele foi baseado no Kernel 6.8 mas espero q funcione de boa.

Para quem vai usar o ubuntu com dell g15, fica mais fácil usar a imagem padrão do ubuntu 22.04 da dell, eles tem uma ferramenta que permite fazer o download da imagem, chama-se Dell OS Recovery Tool, mas é necessário o Windows, seja instalado fisicamente ou por uma vm. Depois basta fazer o recovery o o SO vai estar zero.
Apenas Lembrando que quem comprau o G15 com ubuntu, para solicitar serviços de reparação, é necessário estar com o ubuntu, caso, contrário o pessoal da dell pode negar a assistência.
No caso dessa imagem, ela usa o módulo de kernel nvidia-open, portanto não adianta ficar forçando o usa do módulo de kernel proprietário da nvidia que vc só terá problemas com esse notebook.

1 curtida

Bom saber amigo, eu vi já sobre essa instalação do Ubuntu pela Dell mas não tinha achado nada sobre, um dia vou testar, dps se tiver mais sobre kernel nvidia pois sou novo no linux, quero entender pra fazer ele funcionar bem em qualquer distro.