Conflito de Kernel com Dell G15 5530

Boa Tarde Pessoal , tudo bem ?

Eu já vi que tem alguns tópicos aqui sobre esse assunto, já até achei uma resolução aceitável.
O Dell G15 5530 tem uma incompatibilidade do Kernel do Linux com Driver da Nvidia, atualmente a instalação limpa do Ubuntu 22.04.5 LTS congela na primeira inicialização mesmo desabilitando a instalação de drivers de terceiros.
Já o Ubuntu 24.04.1 LTS se você não instalar os drivers de WiFi e de placa de video ele roda com a xorg e voce consegue trocar o Kernel do 6.11 para o 6.7.10 que funciona com os drivers da nvidia.

Até então essa é a resolução que encontrei com esse tópico :

E o vídeo de um membro do Diolinux : https://www.youtube.com/watch?v=iO0k3gsFD_g&t=608s

Porém notei que alguns drivers não funcionam corretamente , como o de rede que limita a 100Mb/s.

A melhor solução seria usar o Ubuntu 22.04 com Kernel que a Canonical certificou que funciona : Dell G15 5530 (Core i7-13650HX , RTX 4050) certified with Ubuntu | Ubuntu

Se alguém souber uma resolução pra eu conseguir usar o 22.04 com kernel 6.0.0-1014-oem

Vc quer usar o 24.04 com o kernel “6.0.0-1014-oem”, pois então, é só vc abrir o 24.04 e dar um apt install kernel.
Quando alguém diz que tem problema com o kernel eu já logo penso que a dificuldade está entre a cadeira e o monitor.
É que nem o caso do @Rimana21 dizendo que o kernel não é compatível com o processador do ano 20xx.

1 curtida

Caso você não tenha necessidade especifica de ficar no Ubuntu,
eu tentei diversas Distros em algumas versões: Fedora, Ubuntu, PopOS, OpenSuse Tumbleweed, Debian 12, EndeavourOS, LinuxMint (Normal e LDME6).

Debian 12 e LDME6 funcionaram sem problemas após a instalação dos Drivers da Nvidia, apesar de funcionarem bem, eu preciso de versões mais recentes de algumas coisas, então precisei procurar outra alternativa, encontrei o CachyOS.

Com o CachyOS pude simplesmente instalar o sistema, sem precisar fazer nada Extra já com a NVIDIA funcionando 100%, e o Kernel é o 6.12 atualmente.

Percebi que algumas distros funcionaram com 6.11, mas muitas não.

Se você não tiver nenhum problema com sair do Ubuntu, o CachyOS (baseado em ArchLinux) vai funcionar diretamente pra você, só escolher a o boot com Nvidia e pronto, depois da instalação, já está funcionando e com os drivers da Nvidia atualizados.

1 curtida

Pse mano eu sou novo no linux , mas pelo que vi o Kernel 6.7 funciona bem , mas n sei se Mint 22 , Ubuntu 24 funcionam com kernel atras do 6.8

Então , eu to testando aqui mas da erro ao instalar o driver modo grafico , ai to tentando instalar pelo terminal

@aguamole @allanfreitas Até então , eu fiz um downgrade no Kernel do 6.8 para o 6.7.10 e tá funcionando normal, como disse , não sei se vai dar conflito com algo no sistema pq ele foi baseado no Kernel 6.8 mas espero q funcione de boa.