Eu não tenho nadinha contra o Plasma sei que dá para personalizar, mas o trabalho que dá, acho bonito mas não me encaixo mais utilizando um Desktop padrão (da forma que ele vem configurado por padrão), desde que comecei a utilizar o gnome-shell em 2012, nem o mate consigo mais utilizar, é só uma questão de mudança, o Cinnamon dando uma garibada quase chega perto, mas acho meio parado no tempo em relação a algumas coisas que poderiam estar lá nativamente e também não curto a forma como ele lida com a área de trabalho principalmente utilizando áreas dinâmicas.
no momento eu nem posso opinar pq o gnome n roda bem aqui
quando eu tiver um pc melhor, eu entro com a minha opinião
Eu vou de KDE. Gosto muito. hehe
Só pra zoar.
Gnome padrão me parece mais um tablet do que um desktop.
Por um bom tempo eu fiquei fazendo DE hopping, usando principalmente o GNOME. No início eu fazia parte do lado GNOME da força. Eu achava o Plasma feio na época. Mas aí resolvi testar a interface por curiosidade mesmo e percebi que esse mimimi de GNOME vs Plasma não faz muito sentido. Um é GTK enquanto o outro é na maior parte Qt. GNOME fundou o GTK praticamente, enquanto o Plasma não. Qt é algo próprio, mantido pela Qt Company. Por mais que acho o Gnome bastante bonito, acabei me habituando ao Plasma no fim das contas, mas eu não faço parte do grupo que diz que GNOME é lixo como se eu fosse um torcedor e KDE Plasma fosse o meu time. Eu gosto bastante dos dois e há coisas que um pode aprender com o outro. No fim das contas eu prefiro o Plasma, mas teve vezes que eu pensava em migrar só para ter o Dash to Panel e Workspaces to Dock. Hoje eu faço o oposto…
Agora se é benéfico ou não, eu creio que a real é que não faz a menor diferença. Pelo que entendi do projeto KDE, é que eles não são focados em distros Linux. Tem apps do projeto para Windows, macOS, BSD e até Android. Pelo menos eu nunca vi uma feature nova no Plasma ou KDE Applications que tenha sido influenciada pelo GNOME ou vice versa. Talvez exista e eu não tenha prestado atenção. Por mim, eu continuaria usando GNOME se a interface não travasse tanto no meu computador. Não estou dizendo que é ruim. Só que entre GNOME e Plasma, o Plasma é o que menos trava comigo. Ambas interfaces são completas em recursos e no fim das contas é só gosto mesmo. Mas essa é só a minha opinião. Seria bacana que houvesse um tipo de competição entre as duas mas só para que elas pudessem oferecer mais do melhor, da mesma forma como Sony e Microsoft nos consoles. Não sou Sonista, nem Caixista, nem Gnomista nem Ksista(?).
SQN o GTK foi desenvolvido para o GIMP GTK/GDK são Gimp ToolKit e Gimp Drawing Kit, e bom a treta do KDE com o GNOME é que tecnicamernte por causa da lincença do QT na época as distros não quiseram incluir nos CDs Debian e Redhat não incluiam software proprietário e por este motivo o GNOME foi desenvolvido, se não fosse isto era Capaz do GNOME nem ter tanta relevância já que o KDE/XFCE/CDE já existiam.
PS Antes eu utilizava o WindowMaker ou o Enlightenment nunca fui fâ do KDE muito cara de Windows pro meu gosto, sem contar que o GNOME 0.90 era mais estável que o KDE 1.0 o bicho travava demais vários segfault até enjoei de ver a cara do Dragaozinho.
Bicho, detesto o Gnome 3, usava o Gnome 2 (saudades eternas, apesar de passar 3 anos usando o mate, os bugs dele e o thearing screen fazem ele ser inusável atualmente pra mim) e quando houve essa transição pra essa interface sem pé nem cabeça, pesada e que precisava que se instalasse extensões para se ter funções simples me fez abandonar de vez. De lá pra cá fiquei entre Mate e KDE e atualmente me mantenho no KDE, sem dúvidas a interface mais moderna e customizável que há. A integração com contas online, a estabilidade e sem dúvida a beleza da interface são sensacionais. Infelizmente o GNOME já perdeu faz tempo.
tenho muito respeito pelas duas interfaces.
acho o gnome muito fácil de utilizar o esquema de extensões é muito legal sem falar que os aplicativos feitos para o gnome segue um padrão visual que é lindo. porém o padrão gnome vanilla não é nada intuitivo acho o sistema incompleto de funções.
o kde plasma po é uma delicia de se mexer ele tem animações suaves tem uma beleza que é brilhar os olhos (principalmente o thema breeze que na minha opinião só perde pro tema do deepin ), tem funções dentro do sistema que meu bem sacada ex: kdeconect, kdeintregation krunner que meu quando eu entrei no kde nunca mais fiquei sem essas funções.
porém tem muito problema envolvendo bugs tem funções desnecessárias e a loja (discover) que é horrível.
acho essa competição totalmente saudável ambos os projetos podem utilizar os recursos um do outro. e não vou mentir adoro essa competição 

Até concordo que provavelmente seria assim, na teoria, mas na pratica mostrou-se diferente no meu micro.
Usei algumas distribuições com plasma (Manjaro, KDE Neon, Kubuntu, entre outras) e, por incrível que pareça, nenhuma me deu a sensação de instantaneidade - clicou abriu. Entenda que em nenhum momento estou dizendo que é lento, só que parece deixar esperando mais que as outras interfaces.
Nesse ponto, na minha máquina, o gnome responde melhor. Seja com a extensão impatience ou desativando os efeitos.
Por mais rico que o plasma pode ser, em termos de possibilidades, infelizmente não me adaptei, me cansa, acredito que seja exatamente o que o pessoal diz sentir ao usar o Deepin (e olha que uso o Deepin).
Eu tinha essa sensação de lentidão, mas ajustei nas configurações do compositor de janelas…
- agora estou no KDE Neon, ao menos no 5.18 parece que o ajuste da velocidade da animação não está mais disponível para mim.
E Tá errado? parece muito que foi feito pra ser usado em toque, e eu inclusive usaria se tivesse versão mobile (isso se o Plasma Mobile não for melhor)
Agora dá pra opinar pq o gnome começou a rodar “bem” no 3.34 com wayland
Plasma na minha opinião é bem melhor, seja em personalização, seja nas animações, seja na interface padrão, na leveza do sistema, no workflow, enfim, pro gnome superar, só quando chegar mais perto da experiência que o XFCE ou o Budgie oferecem com GTK.
Curto ambas as DEs, porém depois de meses usando Gnome é difícil utilizar outra DE. Sou mais produtivo na usabilidade do Gnome

essa discussão de Gnome vs KDE é muito sem sentido quando TODOS sabem que o gnome é a melhor DE.
/s
kkkkkkkk tacando fogo no cabaré.
Já usei os dois e gosto bastante de ambos, cada um tem suas limitações que não são grande problema para mim. Sempre achei o KDE muito charmoso e agradável. Já o Gnome muito usual e bonito. Não sei dizer qual é o melhor.
Concordo plenamente. Um camarada meu tinha feito uma brincadeira a um tempo atrás sobre isso se me lembro bem foi basicamente essa a zoeira:
"O GNOME parece que a cada release eles aumentam o tamanho da barra de titulo, se continuar assim navegar na internet com a release 3.40 vai ser tipo isso:
Imagem meramente ilustrativa. FANS DO GNOME NÃO LEVEM PRO CORAÇÃO
Quando utilizo o GNOME costumo ficar reduzindo as bordas do header bar das janelas, acho desnecessário o tamanho que eles deixarão como padrão.
Mas enfim, eu vejo que essa “disputa” pode trazer mais beneficios se, for feita de forma saudável, sem toxidade. Porque, ambos possuem muitas melhorias a fazer e a discussão pode ajudar a levantar pontos fracos a serem melhorados em cada um.
Vamos tacar fogo kkkk olhe a captura abaixo e observe o que está desperdiçando mais espaço, dá uma analisada com cuidado, olhe ambas barras de título e responda novamente.
![]()
De um lado temos o headerbar com coisas úteis e informações do programa, do outro temos uma barra de título que serve para? minimizar, maximizar e fechar e só serve para isto + uma barra de menus, juntando as duas ocupam bem mais espaço, nem precisa de uma régua para observar isso.
Nosso amigo @anon58028541 disse tudo, do jeito que o GNOME foi pensando o espaço ocupado é bem menor nativamente.
Quero que implementem isso aqui na 3.38
, mas pelo visto só no gnome 4.0.
https://blogs.gnome.org/alexm/2020/04/12/on-windows-and-titlebars/