KDE vs Gnome (Fla-Flu no mundo Linux?)

Eu não tenho nadinha contra o Plasma sei que dá para personalizar, mas o trabalho que dá, acho bonito mas não me encaixo mais utilizando um Desktop padrão (da forma que ele vem configurado por padrão), desde que comecei a utilizar o gnome-shell em 2012, nem o mate consigo mais utilizar, é só uma questão de mudança, o Cinnamon dando uma garibada quase chega perto, mas acho meio parado no tempo em relação a algumas coisas que poderiam estar lá nativamente e também não curto a forma como ele lida com a área de trabalho principalmente utilizando áreas dinâmicas.

no momento eu nem posso opinar pq o gnome n roda bem aqui
quando eu tiver um pc melhor, eu entro com a minha opinião

Eu vou de KDE. Gosto muito. hehe

Só pra zoar.

Gnome padrão me parece mais um tablet do que um desktop.
:joy::joy::joy::joy::joy:

Por um bom tempo eu fiquei fazendo DE hopping, usando principalmente o GNOME. No início eu fazia parte do lado GNOME da força. Eu achava o Plasma feio na época. Mas aí resolvi testar a interface por curiosidade mesmo e percebi que esse mimimi de GNOME vs Plasma não faz muito sentido. Um é GTK enquanto o outro é na maior parte Qt. GNOME fundou o GTK praticamente, enquanto o Plasma não. Qt é algo próprio, mantido pela Qt Company. Por mais que acho o Gnome bastante bonito, acabei me habituando ao Plasma no fim das contas, mas eu não faço parte do grupo que diz que GNOME é lixo como se eu fosse um torcedor e KDE Plasma fosse o meu time. Eu gosto bastante dos dois e há coisas que um pode aprender com o outro. No fim das contas eu prefiro o Plasma, mas teve vezes que eu pensava em migrar só para ter o Dash to Panel e Workspaces to Dock. Hoje eu faço o oposto…

Agora se é benéfico ou não, eu creio que a real é que não faz a menor diferença. Pelo que entendi do projeto KDE, é que eles não são focados em distros Linux. Tem apps do projeto para Windows, macOS, BSD e até Android. Pelo menos eu nunca vi uma feature nova no Plasma ou KDE Applications que tenha sido influenciada pelo GNOME ou vice versa. Talvez exista e eu não tenha prestado atenção. Por mim, eu continuaria usando GNOME se a interface não travasse tanto no meu computador. Não estou dizendo que é ruim. Só que entre GNOME e Plasma, o Plasma é o que menos trava comigo. Ambas interfaces são completas em recursos e no fim das contas é só gosto mesmo. Mas essa é só a minha opinião. Seria bacana que houvesse um tipo de competição entre as duas mas só para que elas pudessem oferecer mais do melhor, da mesma forma como Sony e Microsoft nos consoles. Não sou Sonista, nem Caixista, nem Gnomista nem Ksista(?).

SQN o GTK foi desenvolvido para o GIMP GTK/GDK são Gimp ToolKit e Gimp Drawing Kit, e bom a treta do KDE com o GNOME é que tecnicamernte por causa da lincença do QT na época as distros não quiseram incluir nos CDs Debian e Redhat não incluiam software proprietário e por este motivo o GNOME foi desenvolvido, se não fosse isto era Capaz do GNOME nem ter tanta relevância já que o KDE/XFCE/CDE já existiam.
PS Antes eu utilizava o WindowMaker ou o Enlightenment nunca fui fâ do KDE muito cara de Windows pro meu gosto, sem contar que o GNOME 0.90 era mais estável que o KDE 1.0 o bicho travava demais vários segfault até enjoei de ver a cara do Dragaozinho.

Bicho, detesto o Gnome 3, usava o Gnome 2 (saudades eternas, apesar de passar 3 anos usando o mate, os bugs dele e o thearing screen fazem ele ser inusável atualmente pra mim) e quando houve essa transição pra essa interface sem pé nem cabeça, pesada e que precisava que se instalasse extensões para se ter funções simples me fez abandonar de vez. De lá pra cá fiquei entre Mate e KDE e atualmente me mantenho no KDE, sem dúvidas a interface mais moderna e customizável que há. A integração com contas online, a estabilidade e sem dúvida a beleza da interface são sensacionais. Infelizmente o GNOME já perdeu faz tempo.

tenho muito respeito pelas duas interfaces.
acho o gnome muito fácil de utilizar o esquema de extensões é muito legal sem falar que os aplicativos feitos para o gnome segue um padrão visual que é lindo. porém o padrão gnome vanilla não é nada intuitivo acho o sistema incompleto de funções.

o kde plasma po é uma delicia de se mexer ele tem animações suaves tem uma beleza que é brilhar os olhos (principalmente o thema breeze que na minha opinião só perde pro tema do deepin ), tem funções dentro do sistema que meu bem sacada ex: kdeconect, kdeintregation krunner que meu quando eu entrei no kde nunca mais fiquei sem essas funções.
porém tem muito problema envolvendo bugs tem funções desnecessárias e a loja (discover) que é horrível.

acho essa competição totalmente saudável ambos os projetos podem utilizar os recursos um do outro. e não vou mentir adoro essa competição :joy::joy::joy:

Até concordo que provavelmente seria assim, na teoria, mas na pratica mostrou-se diferente no meu micro.

Usei algumas distribuições com plasma (Manjaro, KDE Neon, Kubuntu, entre outras) e, por incrível que pareça, nenhuma me deu a sensação de instantaneidade - clicou abriu. Entenda que em nenhum momento estou dizendo que é lento, só que parece deixar esperando mais que as outras interfaces.

Nesse ponto, na minha máquina, o gnome responde melhor. Seja com a extensão impatience ou desativando os efeitos.

Por mais rico que o plasma pode ser, em termos de possibilidades, infelizmente não me adaptei, me cansa, acredito que seja exatamente o que o pessoal diz sentir ao usar o Deepin (e olha que uso o Deepin).

Eu tinha essa sensação de lentidão, mas ajustei nas configurações do compositor de janelas…

• agora estou no KDE Neon, ao menos no 5.18 parece que o ajuste da velocidade da animação não está mais disponível para mim.

Correção, mudou o local das configurações, agora ficou em comportamento do espaço da área de trabalho e não mais em configurações da tela, na opção compositor.

E Tá errado? parece muito que foi feito pra ser usado em toque, e eu inclusive usaria se tivesse versão mobile (isso se o Plasma Mobile não for melhor)

Agora dá pra opinar pq o gnome começou a rodar “bem” no 3.34 com wayland
Plasma na minha opinião é bem melhor, seja em personalização, seja nas animações, seja na interface padrão, na leveza do sistema, no workflow, enfim, pro gnome superar, só quando chegar mais perto da experiência que o XFCE ou o Budgie oferecem com GTK.

Curto ambas as DEs, porém depois de meses usando Gnome é difícil utilizar outra DE. Sou mais produtivo na usabilidade do Gnome :slight_smile: :v:

essa discussão de Gnome vs KDE é muito sem sentido quando TODOS sabem que o gnome é a melhor DE.

/s

kkkkkkkk tacando fogo no cabaré.

Já usei os dois e gosto bastante de ambos, cada um tem suas limitações que não são grande problema para mim. Sempre achei o KDE muito charmoso e agradável. Já o Gnome muito usual e bonito. Não sei dizer qual é o melhor.

Concordo plenamente. Um camarada meu tinha feito uma brincadeira a um tempo atrás sobre isso se me lembro bem foi basicamente essa a zoeira:

"O GNOME parece que a cada release eles aumentam o tamanho da barra de titulo, se continuar assim navegar na internet com a release 3.40 vai ser tipo isso:

Imagem meramente ilustrativa. FANS DO GNOME NÃO LEVEM PRO CORAÇÃO

Quando utilizo o GNOME costumo ficar reduzindo as bordas do header bar das janelas, acho desnecessário o tamanho que eles deixarão como padrão.

Mas enfim, eu vejo que essa “disputa” pode trazer mais beneficios se, for feita de forma saudável, sem toxidade. Porque, ambos possuem muitas melhorias a fazer e a discussão pode ajudar a levantar pontos fracos a serem melhorados em cada um.

Vamos tacar fogo kkkk olhe a captura abaixo e observe o que está desperdiçando mais espaço, dá uma analisada com cuidado, olhe ambas barras de título e responda novamente.
:crazy_face:
De um lado temos o headerbar com coisas úteis e informações do programa, do outro temos uma barra de título que serve para? minimizar, maximizar e fechar e só serve para isto + uma barra de menus, juntando as duas ocupam bem mais espaço, nem precisa de uma régua para observar isso.

Nosso amigo @anon58028541 disse tudo, do jeito que o GNOME foi pensando o espaço ocupado é bem menor nativamente.

Quero que implementem isso aqui na 3.38 :sparkling_heart: , mas pelo visto só no gnome 4.0.

https://blogs.gnome.org/alexm/2020/04/12/on-windows-and-titlebars/