KDE vs Gnome (Fla-Flu no mundo Linux?)

Todo o tempo que usei Linux, passei com o Gnome Shell. Atualmente estou testando o KDE plasma. Até que gostei de algumas características dele, mas o que me desagrada são os bugs, que aparecem quando começo a configurar as coisas. Não sei se é porque estou rodando em uma VM… Embora o hardware da VM seja igual para o Ubuntu com Gnome…

Gosto do projeto KDE, pela forma deles pensarem e por usar QT. Estou meio que querendo forçar a barra pra me adaptar, mas até agora não consegui gostar muito da interface do plasma.

Entre os dois eu ainda prefiro o KDE Plasma por ter uma experiência desktop tradicional e ser altamente personalizável, por outro lado acho que o Gnome atual puxa cada vez mais para o touchscreen (o mesmo vale para o Unity). O Gnome deve cair bem em um dispositivo híbrido de laptop e tablet.

que legal, briga de interfaces kkkkkkkk

Olha, eu amo as duas desktop environments, mas eu me adaptei melhor ao GNOME.

Não acho que o Gnome seja um lixo, só acho bem melhor o KDE Plasma com todo seu “ecossistema” e poder de customização. Acho q tem coisas que realmente vale a pena brigar na vida, DE não é uma delas…

Essa ‘‘rivalidade’’ entre eles de alguma forma, se mostra saudável para o Linux em si, pois sempre existe aquela coisa do ‘‘se você fez melhor, eu faço melhor ainda’’, o que na prática significa concorrência, e quanto mais acirrada ela for, mais novidades ambos os projetos vão implementando e trazendo ao público, cada qual com sua filosofia e modo de enxergar o desktop.

Esse tópico abre também uma possibilidade de ser discutido o porquê do Unity ter tido tantos haters, a qual conversei esses dias com algumas pessoas. Vamos aos pontos:

→ GNOME e KDE são DEs universais, mesmo sendo mundos diferentes, ambos são iguais em qualquer distro que estão configurados.

→ Iniciativas da comunidade e de empresas no mundo open-source são criticadas constantemente.

→ DE e distro é como time de futebol, tem seu time e quem defenda com garras e dentes.

→ Mudanças demoram para ser aceitas pelos usuários, vide o que aconteceu aqui com o Ubuntu.

Os principal motivo do Unity ter sido descontinuado pela Canonical:

→ Mark se deixou levar pelos haters do GNOME.

→ DEs como Cinnamon e Budgie atingiram a universalidade, e pelo fato do Unity vir padrão e ser promovido pela Canonical, aconteceu que as versões comunitárias dele para outras distros acabou porque ele lembrava completamente o Ubuntu, do que a distro utilizada em si.

→ A enorme perspectiva em torno do lançamento do Unity 8, os constantes atrasos e várias promessas feitas a ele.

Atualmente, ele é mantido pela comunidade e por algumas pessoas de dentro da Canonical, que portaram ela, inclusive para o novo beta do Ubuntu Eoan Ermine, onde no quesito desempenho, ela está mais rápida que o GNOME em si.

Para quem quiser acompanhar o progresso do desenvolvimento dele, segue o link: Ubuntu Unity Development - Ubuntu Community Hub

Utilizo o Cinnamon em um notebook e o MATE em outro, mas entre Gnome e KDE, eu ficaria com o KDE

Não é que eu não goste do gnome, é que o Plasma é superior em muitos aspectos. O gnome é bem complicado de se utilizar, principalmente sem extensões e ao adiciona extensões, o gnome fica muito lento.

• O plasma padrão ele é muito mais proximo do desktop tradicional quando comparado ao gnome. (Algo incomum de acontecer comigo referente a costumização, o Plasma foi um dos poucos desktop no qual eu consegui utilizar naturalmente do jeito que o sistema vem por padrão )
  • As extensões do plasma não interferem no desempenho da interface como ocorre no gnome.
  • O plasma oferece através das extensões, suporte a multiplos layout de area de trabalho.
  • O Plasma é certamente a interface com maior flexibilidade para costumização.

Um dos recursos que eu mais gosto no Plasma, é que quando eu estou editando um documento que requer permissões de super usuário para modifica-lo, no momento que eu tento salvar o mesmo, aparece uma janela requerendo a senha de root e assim eu consigo salvar. No gnome por exemplo eu teria que abrir o editor de texto em modo root, ou seja, seria necessário usar o terminal. Eu não testei o novo Ubuntu mas acredito que nada mudou quanto a isso.

A experiencia de usuário no gnome é um pouco melhor do que no KDE mediante ao padrão visual das aplicações do gnome.
A central de aplicativos do gnome certamente é melhor mas ainda sim eu prefiro o KDE.

Meu desktop: :yum:

Descupe os erros de portugues, estou sem dormir à 48 horas.

exatamente vejo alguns canais gringos que os caras acham que quem usa nada open source ou algo relacionado a Linux sem interface gráfica trata a pessoa como se fosse alguém retrógrado isso me deixa meio FURO da vida

Minha jornada Linux começou no Mate. Parecia ser leve e era razoavelmente parecido com Windows, de onde eu vinha. Posteriormente migrei para o KDE, que pouco modifiquei. Depois Cinnamon, que seria ainda mais parecido com Windows. Fiquei satisfeito até o dia que decidi que seria hora de brincar mais um pouco com a a funcionalidade, e aí apereceu uma limitação do Cinnamon, a falta de extensões que mudem o comportamento. Fiquei revezando Mate e XFCE, no qual conseguia fazer o que queria mas insatisfeito com a qualidade das extensões, até descobrir o ecossistema amplo e de qualidade de applets do KDE que abandonara. Instalei de novo, fiz as mudanças que desejava fazia semanas. Acho que não me livrar tão cedo do KDE dado o quão versáteis e bem feitos ele e suas extensões são.

Faltou o Gnome? Eu já usei nas lives do Ubuntu e do Antergos, mas não gostei do conceito diferentão nesse curto contato. Ainda mais quando o KDE e esses outros me deram o que esperava de cara sem precisar ir atrás de extensão.

Gosto bastante do Cinnamon pois eu vejo ele como o que o Gnome deveria ser, o Gnome padrão me parece mais um tablet do que um desktop.

Eu até tentei gostar do KDE… mas depois que vi o Tyrell Wellick fazendo uns lances estranhos na primeira temporada, então prefiro ser visto como um Psicopata usando Gnome :rofl::joy::rofl::joy::rofl::joy:

Mano, tô passando mal kkkkkk
Nois é gueto kkkk.

Só os fortes entenderão :joy::joy::joy:

KKKKK mas tú sabe que em algum momento ele acaba utilizando o o GNOME.

Não dá Spoiler pq ainda tô na metade da segunda temporada :smile::smile::smile:

kkk depois tem um tópico aqui sobre mr. robot dá uma chegada lá, já sabemos que a Darlene usa XFCE.

Ele pode até mudar pra Gnome, Cinnamon, o que for… mas ja está condenado pelo passado na época de KDE :joy::joy:

Prefiro algo bom de produtividade kkkk e bem estavel kkkk então so o GNOME se aplica nesses requisitos… Na vdd e qualquer coisa em GTK e estavel ate d+

Minha experiência com o Plasma é péssima, sempre que configuro do jeito que gosto da bug na DE aleatoriamente, simplesmente trava, coisa que nunca tive no GNOME, Cinnamon e XFCE, como prefiro estabilidade vou de GNOME.