KDE vs Gnome (Fla-Flu no mundo Linux?)

Mas daí não fica meio que: ou você desenvolve o aplicativo pensando no Gnome em específico ou o Gnome acaba ocupa um bom espaço de sua tela?

Observer quanto espaço desnecessário apenas para texto e botões de ação:
cc0402230a8a13748f6f818e4f7a69d55346f156_2_690x387

E o pior é que não há uma opção para redução do tamanho, como o KDE Plasma possuí por padrão sem precisar de temas adicionais ou extensão. É MUITA BORDA PARA UM DESKTOP!

não, fica meio que: ou você desenvolve um app pensando em melhor utilização do espaço ou não, firefox é um exemplo de app não GNOME…

Mas neste caso, foi você ocultando a barra de título/janela (não sei, estou esquecido agora). Com a barra ele ocupa um super espaço.

neste caso é opcional, fica bom tanto no kde quanto no gnome…no caso das distros que usam gnome podem trazer esta opção ativada…

O chrome também pensou nesse detalhe, creio que daria para fazer isto em todas aplicações, a barra de títulos “ao meu ver” só ocupa espaço desnecessário e poderia sim ser otimizada.

Exatamente, ótimo exemplo. É isso o Firefox vem com a opção de modo compacto, normal/padrão e touch, isso é pensar em melhor utilização do espaço, Não setar um valor fixo e esperar que o mesmo valor fique bom a tantos tamanho de displays que existem.

Um exemplo é websites não responsivos. Em alguns displays pode ficar bom em outros só atrapalhar.

Eu ia responder outra coisa. Porém agora acredito estar entendendo o que você e o @anon58028541 estão falando e concordo.

Se o GNOME fizesse nativamente o que a extensão Unite faz seria perfeito, quando maximizo um app que não tem a barra de título do GNOME, ela é removida e adiciona os botões de fechar na barra superior.

Isso é uma funcionalidade que eu acho excelente de ter por padrão nas distros, utiliza o espaço com mais sabedoria, o Unity faz isso e o MacOS também e considero um ponto forte nos Desktops.

Vejamos se entendi bem… seria algo assim?

Antes:

Depois:

É tipo isso, porque pense bem. Quando um usuário máxima a janela, ele não está esperando ver uma barra de titulo com ± 40px e com uns botões gigantes mas, focar no conteúdo principal da janela.

Eu também estranhava e usava um tema adwaita com essa barra reduzida, porém me adaptei ao padrão do gnome. Agora acho estranho a barra pequena :joy: :v:

Por isso que eu acho que o GNOME poderia ter uma opção que deixasse o desktop mais responsivo. Cada usuário deveria ter como escolher o que se adapta melhor.

Sim, essa funcionalidade igual ao do Unity seria muito bom :slight_smile:

Eu acho que sou um mutante, hahah. Tenho uma tela de 21pol em um notebook e não me importo com o uso da barra hahah.

Se contar o padding, praticamente não teve diferença, só 7px de diferença saca só:

cc0402230a8a13748f6f818e4f7a69d55346f156

E isso levando em conta que a decoração de janelas não-CSD do Mutter é gigante, a diferença é mais psicológica que prática, no OpenBox nem tem diferença

Né bem isso não, o estilo clássico existe por questões de UX que o CSD não cobre (pelo menos com esse layout)

:

De um lado temos o headerbar com coisas úteis e informações do programa, as funções fiquem aglutinadas em um único botão fazendo que o usuário absorva mais informações que o necessário quando for acessa-las como o espaço é menor, apenas funções mais básicas não são agrupadas, vantagem, ocupa 4px a menos de espaço

Do outro lado temos o layout clássico agrupando cada item em categorias fazendo com que o usuário absorva apenas informações relacionadas a ação desejada, ponto negativo, ocupa 4px a mais de de espaço

No headerbar se te a vantagem de ver onde o arquivo está, por outro lado nomes de arquivos grandes são truncados, no layout clássico no entanto, o nome do arquivo a ser trabalhado tem um espaço consideravelmente maior não truncando nomes grandes, desvantagem, não mostra a localização do arquivo, por ser em linha única

Claro que isso é um exemplo simples demais pra tirar qualquer conclusão, mas tem toda uma lógica por trás do funcionamento do layout clássico, não é apenas uma barra vazia (que aliás nem sempre foi vazia, possuindo botões como ajuda, configurações, enrolar…). O design do CSD não é novidade, apps bem antigos já usaram no passado mas não colou por vários motivos, mas de modo geral existem apps que não só podem, como deveriam usar o CSD como o Mint Install, essa é a definição de desperdício de espaço:

thumb_tasks

E outros que dificilmente funcionaria bem sem descaracterizar o programa, como o GIMP

Já usei KDE Plasma e hoje uso GNOME.
Gosto das duas!
Falei tudo e não disse nada, hahahah.
Mas assim, quando usava KDE, eu sempre tive que recorrer a temas e personalizações pra deixá-lo ao meu agrado.
Com o GNOME (no Pop!_OS), senti que veio prontinho. A única coisa que fiz, foi instalar o Dash to Dock.
Mas já vi que se usasse o Ubuntu, por exemplo, também teria que recorrer a temas.