Instalar Ubuntu no notebook asus transformer t100

Boa tarde pessoal quando peguei esse notebook ele já estava com Windows 10, gostaria se fosse possível trocar o Windows por Linux se eu não perder meus arquivos ou fazer dualboot … Mas parece uma missão impossível por Linux nele.
Para quem não sabe ele é um tablet também e o sistema está justamente no tablet… só têm entrada para pendrive no notebook, então quando ponho pendrive com Linux nele para o boot ele lê primeiro o tablet e já carrega o sistema Windows…

Alguém pode ajudar?

2 Curtidas

E aí brother, blz? :smiley:

Infelizmente eu não tenho um pra testar, mas ele parece ser meio fechado em hardware mesmo, porém, olha só que interessante:

Se funciona eu não sei, mas se estiver disposto a testar, o seu feedback será bem-vindo :smile:

Abraços!

Opa vou dar uma olhada valeu…

1 Curtida

Opa, sei que o tópico é antigo, mas acabei de instalar o Ubuntu 20.04 LTS no meu Asus T100 e foi bem fácil.

O problema dele é o seguinte: embora o processador suporte 64 bits, a UEFI é de 32 bits. Então precisa de uma “gambiarra” para instalar. Segui este tutorial, mas não tive problemas com a instalação do GRUB (ou seja, foi muito mais fácil): clique aqui.

Foram poucos passos:

  1. Criar o pen drive de boot com a .iso do Ubuntu conforme o tutorial;
  2. Copiar o arquivo de inicialização de 32 bits para a pasta de EFI, conforme o tutorial;
  3. Desativar o secure boot na BIOS e colocar o pen drive como opção primária;
  4. Instalar o Ubuntu normalmente, sem testar (ele trava se você tentar rodar pelo pen drive, sem instalar).

No final vai ter uma mensagem de erro, mas funciona normalmente. Apenas duas coisas não estão funcionando: a câmera (o LED fica aceso o tempo inteiro e ela não é detectada) e os botões de volume. Vou ver se encontro alguns drivers para resolver isso. No mais, está rodando super bem! Inclusive, estou digitando nele agora.

1 Curtida

Cara! Essa resposta me salvou. Eu já estava ficando maluco tentando descobrir o que eu estava fazendo de errado. Graças a você eu consegui instalar xubuntu no meu Asus T100. :slight_smile:

Por acaso você conseguiu fazer o sistema reconhecer a webcan e os botões de volume?

1 Curtida

Ei, @danwhat, seja bem-vindo! Fico contente em saber que a resposta foi útil. Por mais que eu goste do T100, o hardware específico dele acaba sendo chatinho.

Ainda não tentei resolver o problema da webcam e dos botões de volume, mas vou ver se qualquer dia tiro um tempinho para isso. Aparentemente existe solução (ainda preciso explorar): linux-asus-t100ta/webcam at master · jfwells/linux-asus-t100ta · GitHub.

Não parece ser algo simples. Parece ser necessário modificar a BIOS: I finally found why this Camera driver won't work on an unmodded ASUS laptop-BIOS · Issue #4 · jfwells/linux-asus-t100ta · GitHub

O engraçado é que os botões de volume pareciam funcionar antes, em uma versão mais antiga do sistema. A questão desses botões deve ser mais fácil de resolver (repare que ele diz que estavam funcionando): http://www.jfwhome.com/2016/01/04/latest-steps-to-install-ubuntu-on-the-asus-T100ta/

Eu estou ligado que o Asus T100 é bem fraquinho. Brinquei um pouco com ele instalando xubuntu e mintlinux mas acho que vou colocar Android (tem um projeto chamado Android x84 que é uma “versão do Android” para PCs). Acho que a forma de deixá-lo mais funcional.

Perguntei sobre a webcan e os botões mais por curiosidade. Também não vejo tanta necessidade.

Para ser sincero eu vou deixar a câmera e os botões sem funcionar se for difícil de resolver. Acho que não vale o esforço e o risco.

Eu não achei ele tão fraquinho assim… Para tarefas básicas, é claro. Eu levei ele para a universidade durante 4 anos direto e usei para acompanhar as aulas. Tinha ótimo desempenho com o Windows 10 x86 para esse uso, que envolve navegar na Internet, editar documentos e ouvir músicas. Com o Ubuntu 20.04 LTS (x64) ele escorrega um pouco, mas ainda fica bem usável.

O maior fator limitante dele, em termos de desempenho, é certamente a memória ram. Porque o processador (Atom Z3775) é surpreendentemente bom ao ser comparado, por exemplo, com um Core i3 final U daquela geração. E é impressionante como consome tão pouco.

Já usei esse método e funciona bem!

1 Curtida

Acabei de atualizar do Ubuntu 20.04.1 LTS para o Ubuntu 20.10. Os botões de volume passaram a funcionar e o LED da câmera, que antes ficava o tempo inteiro aceso, agora fica apagado (mas a câmera ainda não é reconhecida). O controle de brilho automático da tela está funcionando muito bem.

Vocês conhecem a expressão “dar com uma mão e tirar com a outra”? Pois é… A rotação automática de tela parou de funcionar, com ou sem o dock do teclado. Talvez o sensor não esteja sendo detectado. Fica o alerta. Para mim não faz diferença, já que uso o modo tablet de vez em nunca.

Eu já instalei o ubuntu no T100 da minha mulher e ficou bom, mas eu nem tentei dar dual boot, pq ele estava muito lento com o W8 imagina com o 10.

Mas se você quiser, esse foi o método que eu usei:
http://www.jfwhome.com/2016/01/04/latest-steps-to-install-ubuntu-on-the-asus-T100ta/

e esse faz o mesmo método, só que mais organizado.

Antes do Ubuntu, eu estava usando o Windows 10 Home x86. Não rodava mal. Na realidade, diria que rodava melhor que o Ubuntu 20.04.1 LTS (ou 20.10).

talvez com uma distro mais leve ele funcione melhor, mas eu não tentei mais nada pq como eu disse é a máquina da minha mulher e ela não gosta que eu fique testando dez mil coisas na máquina dela.