Instalar Ubuntu no notebook asus transformer t100

Ei, pessoal! Acabei de comprar um SSD DRAM Less de baixo custo (Netac N530S, de 120GB), direto no AliExpress, e instalei na dock desse tablet/netbook. Gastei R$ 90,00, com frete incluso.

Fiz isso para evitar desgastar a limitada memória interna eMMC (que tende a durar bem menos que um SSD e é soldada) e ter mais espaço e desempenho. Ou seja, instalei o sistema no SSD na dock, e não na memória do tablet. Como consequência, não posso mais usar o tablet separado da dock. Contudo… Nossa! Foi da água para o vinho.

Fica a dica para quem quiser aproveitar esse hardware ao máximo: esqueça a forma tablet (até porque é grande e desconfortável, de qualquer forma), compre um SSD básico e coloque na dock. Instale o Debian nele (conforme minhas instruções acima) e crie uma partição swap de 6GB ali. Para aproveitar o HDD que vem nele dá para montar um HDD externo, bastando comprar um case.

Agora tenho um netbook touchscreen com desempenho bem bacana para tarefas do dia a dia! Estou muito impressionado em como ficou show! Neste momento estou digitando nele, com três abas do Firefox abertas, Rhythmbox, Discord e Steam. Está indo surpreendentemente bem, sem engasgar, e estou usando GNOME!

Ainda dá para se virar muito bem com 2GB se a utilização for voltada a tarefas do dia a dia e aplicativos de conversa. Basta saber lidar com isso e respeitar os limites da máquina.

P.S.: caso alguém tenha curiosidade, o nome da extensão que mostra a utilização dos componentes é Vitals: Vitals - GNOME Shell Extensions

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.