Grub "unknown filesystem"

Tenho um dual boot com Windows e Arch e sempre que ligo o meu PC ele aparece a mensagem do título do tópico e entra no grub rescue, porém eu só entro no boot menu, inicio o arch linux e dá tudo certo, consigo mexer nos dois sistemas. Eu também já instalei o NTFS-3G mas continua a mesma coisa.
Já pesquisei sobre e parece que tenho que por comandos no grub rescue mas estou com medo de corromper o mesmo.

1 curtida

@yHeitorX :wave:t2:

Vi um problema semelhante com Arch e Windows em dualboot mesmo, onde o hdd era muito grande para os padrões da placa mãe e então o grub não conseguia ser carregado no começo por estar numa parte do hdd que a placa mãe não reconhecia. Ele fez o mesmo procedimento que você fez para contornar. Mas com o comando abaixo, ele “resolveu” parte do problema mas quebrou o Windows:

Pode quebrar o Windows cuidado, se for tentar o comando faça back up

grub-install --disk-module=native

Fonte: grub2 - Grub error: unknown filesystem (my filesystem is fine I think) - Unix & Linux Stack Exchange

Eu estou pesquisando mais sobre uma melhor resolução do problema, se eu achar algo eu aviso aqui.
Aproveitando o hdd é grande e o modelo da placa mãe seria antiga?

2 curtidas

o HD é 500GB, meu pc tem uma placa mãe on-board e ele veio justamento com um hd de 500 gb. se for entre arriscar por comandos no grub rescue ou quebrar meu windows, eu prefiro arriscar no grub rescue :rofl:

1 curtida

Opa :joy:, então o problema é outro, melhor não tentar o comando. Estou fazendo umas pesquisas aqui. Se puder tirar um print, ou uma foto do erro, se tem algum código depois do erro “unknown filesystem” que possa nos dar uma pista.

Não tem nenhum erro, ele dá o “unknown filesystem” e depois aparece “entering rescue mode”

1 curtida

O Kretcheu tem um vídeo que eu diria definitivo para entender o boot nos computadores. Parece que o que está acontecendo aí é que o GRUB foi instalado para um tipo de boot (BIOS Legacy) e o particionamento do disco não está adequado para a configuração (provavelmente GPT sem a partição de 1MB bios_grub). Como há entradas UEFI na partição EFI, o firmware consegue identificar e fornecer as opções de boot, onde vc consegue iniciar o seu sistema sem problemas.

Possivelmente se vc entrar nas configuações da firmware da sua placa mae (antigamente chamado de BIOS) e desativar o boot legacy, ou seja, deixar ativado “UEFI only” e selecionar a opção padrão pro Arch, deve funcionar.

Se o Windows estiver instalado no modo legacy (acho improvável, pois ele inicia no menu de boot da placa mãe, sinal de que é UEFI), daí precisa mudar a configuração do seu arch para boot legacy…

Aqui o vídeo definitivo da Aula (1 hora e meia para saber tudo sobre boot) 🟠 Curso GNU Linux - Aula 34 - O temido boot BIOS/UEFI MBR/GPT - YouTube

3 curtidas

A tabela ta em GPT e o modo de inicialização ta em UEFI, eu instalei o Grub com suporte a UEFI também.

Se está tudo em UEFI, então o GRUB instalado na sua partição UEFI está obsoleto. Esse é o caso se vc alterou alguma configuração na sua partição / ou /boot (tipo mover a instalação de partição). Daí o correto é vc rodar novamente o comando de instalação do grub (grub-install + parametros da sua instalação, como descrito no manual de instalação do Arch).

1 curtida

Eu fiz o grub-install e não funcionou :frowning:

Tem que verificar o comando que vc deu, possivelmente parametros errados foram especificados.

Caso estejam certos os parametros, não retornou erro, ainda há uma possibilidade remota da NVRAM do firmware (espaço onde ficam guardadas as entradas de boot) estar corrompido. Nesse caso não é possivel alterar o estado atual, não por causa do sistema operacional, mas sim por um bug na firmware do notebook. Se for isso tem uma chance de apagar arquivos de despejo de erro da nvram, eu explico aqui e aqui. No meu caso dava erro ao realizar o grub-install, mas já vi casos que não dava erro e mesmo assim não alterava a ordem de boot, e foi consertado com um procedimendo de “reset bios settings” na BIOS. Naquele caso outro sintoma era que as modificações feitas na BIOS não eram salvas e todo reinicio do computador voltava pra opção que estava antes. Mas aí foram perdidas as entradas de boot e tiveram que ser refeita via efibootmgr (tire uma foto do efibootmgr -v antes de fazer isso).

Basicamente é isso, são as opções avançadas que vc pode lançar mão agora. Elas dependem de vc gerenciar as entradas de boot manualmente através do comando efibootmgr.
Uma saída alternativa é vc renomear manualmente as pastas da partição efi, fazendo com que o grub ocupe o lugar do atual windows, que é a opção que está configurada. Daí não precisa a ginástica de gerenciamento das entradas na NVRAM. Lembre-se de mover as pastas, pois caso não dê certo, vc simplesmente move novamente pro nome antigo e volta a ter o windows funcionando. (isso não é uma solução, mas um hack)

2 curtidas

Bom, esse tópico ta parado a quase um mês, me desculpem por isso :rofl:
Então, eu vi os tópicos onde você explica sobre essas entradas e tal, e ao fazer o comando efibootmgr - v deu isso:

BootCurrent: 0002
Timeout: 1 seconds
BootOrder: 0007,000A,0002,0009,0004,0005,0001,0000,0008,0003,0006
Boot0000  debian	VenHw(99e275e7-75a0-4b37-a2e6-c5385e6c00cb)
Boot0001  ubuntu	VenHw(99e275e7-75a0-4b37-a2e6-c5385e6c00cb)
Boot0002* GRUB	HD(2,GPT,ab07c9f9-57fe-4a1b-be1d-724b759d0e7f,0x96800,0x32000)/File(\EFI\GRUB\grubx64.efi)
Boot0003  Fedora	VenHw(99e275e7-75a0-4b37-a2e6-c5385e6c00cb)
Boot0004* UEFI: Network Card 	PciRoot(0x0)/Pci(0x15,0x2)/Pci(0x0,0x0)/MAC(7427ea756879,0)/IPv4(0.0.0.00.0.0.0,0,0)AMBO
Boot0005* UEFI: Network Card 	PciRoot(0x0)/Pci(0x15,0x2)/Pci(0x0,0x0)/MAC(7427ea756879,0)/IPv6([::]:<->[::]:,0,0)AMBO
Boot0006  opensuse-secureboot	VenHw(99e275e7-75a0-4b37-a2e6-c5385e6c00cb)
Boot0007* Manjaro	HD(2,GPT,ab07c9f9-57fe-4a1b-be1d-724b759d0e7f,0x96800,0x32000)/File(\EFI\Manjaro\grubx64.efi)
Boot0008  debian	VenHw(99e275e7-75a0-4b37-a2e6-c5385e6c00cb)
Boot0009* archlinux	HD(2,GPT,ab07c9f9-57fe-4a1b-be1d-724b759d0e7f,0x96800,0x32000)/File(\EFI\archlinux\grubx64.efi)
Boot000A* Windows Boot Manager	HD(2,GPT,ab07c9f9-57fe-4a1b-be1d-724b759d0e7f,0x96800,0x32000)/File(\EFI\archlinux\grubx64.efi)WINDOWS.........x...B.C.D.O.B.J.E.C.T.=.{.9.d.e.a.8.6.2.c.-.5.c.d.d.-.4.e.7.0.-.a.c.c.1.-.f.3.2.b.3.4.4.d.4.7.9.5.}...r................

Depois de algumas pesquisas, vi que meu grub aparentemente está bem certinho, porém ele simplesmente não inicia automaticamente. Se você analisar o comando, vai perceber que tem entradas até de distros que eu instalei no meu pc antes, porém isso nunca deu nenhum problema com o grub.
E sobre o hack, eu teria que trocar os arquivos da pasta windows e da pasta do grub?

Se inicia correto no “archlinux” execute o comando para alternar o boot padrão para ele. Atualmente está configurado para dar boot na opção 0007 e vc precisa mudar para 0009. Execute como root:

efibootmgr --bootorder 0009,000A

Se ficou interessado nos comandos disponíveis, execute efibootmgr --help para ver todas as opções disponíveis.

Reinicie, veja se carrega normal, daí execute novamente o efibootmgr -v para confirmar que a ordem de boot foi alterada.

5 curtidas

Deu certo, quem diria que seria algo tão simples :sweat_smile:
Só que agora me surgiu uma dúvida, tem algum jeito de deletar essas entradas, como a do Manjaro, por exemplo?

Olha esse tuto aqui (e faça tudo com muito cuidado!):

1 curtida

O boot UEFI é simples, mas tem que saber como funciona. Ou como diriam, não é intuitivo, mas é fácil.

Uma vez que vc tenha removido a entrada obsoleta na NVRAM (com o comando efibootmgr) vc pode apagar a pasta com os arquivos obsoletos da sua partição EFI (geralmente em /boot/efi/EFI/obsoleto).

2 curtidas

Muito obrigado a todos!

1 curtida

Também estou com problema semelhante. Instalei o arch-linux e o gerenciador de boot grub no formato GPT, Bios Boot, mas ao inicializar o sistema, obtive o mesmo erro.

Instalando o pacote Grub
pacman -S grub

Instalando o Grub
grub-install /dev/sda

Gerando o arquivo de Configuração
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Após tentar inicializar, ocorreu o erro unknown filesystem.

Estou fazendo isso em uma vm e o mais esquisito é que ao entrar na bios da vm, mostra que o grub está em modo MBR.

1 curtida

Você fez uma instalação do zero na unha? Ou algum script ou derivado?

isso deve ser “guiado” não de partição inteira, normalmente você precisa da formatação e configuração do fstab correta , como o meu manjaro:

/boot/efi      vfat
/              btrfs
/home          btrfs 
/var/cache     btrfs 
/var/log       btrfs 
swap           swap  

Não passei o UID que vai depender do que você está montando caso for do zero a instalação.

1 curtida

Instalação do zero (na unha).

1 curtida

É porque estou montando usando pela primeira vez GPT e não MBR. Estou fazendo alguma confusão. Vou tentar ver seu exemplo de arquivo e vou verificar novamente o que estou fazendo. Mas tranquilo. Estou usando vm para testes. Depois, posto o resultado o que estava fazendo de errado.

1 curtida