Entrevista com Joshua Strobl da distribuição Solus

Entrevista feita pelo GOL (GamingOnLinux), disponibilizada no dia 22 de Julho de 2021.

Nesta entrevista, Joshua Strobl (Líder de Experiência Solus) falará sobre:

• Quando e porque se tornou programador
  • Seu papel no Solus
  • Questões técnicas sobre o Solus e vantagens de usar o Budgie
  • O motivo do Solus ser uma distribuição independente
  • Repositório de software e empacotamento
  • Financiamento e apoio da comunidade
  • Opinião sobre distribuições Linux ainda não dominarem os desktops domésticos e o que poderia ser feito
  • Jogos no Linux
  • A experiência que o Solus oferece em jogos no Linux
  • Opinião sobre o Steam Deck e SteamOS 3.0 baseado em Arch Linux
  • Os planos para o futuro do Solus
  • Conselhos por onde começar para quem deseja participar, de alguma forma, no desenvolvimento do Linux

Traduzido com Google Tradutor, com correções e adaptações para o nosso idioma.
Você pode ler a entrevista no idioma original (inglês) clicando no link ao final da publicação.

Um bate-papo com Joshua Strobl do Solus

Com Solus parecendo ir cada vez mais forte junto com um grande lançamento recente, era hora de sentar e conversar com alguém da equipe sobre esta distribuição Linux.

Você poderia se apresentar?

“Olá, meu nome é Joshua Strobl. Sou um desenvolvedor de código aberto, viciado em café e jogador ávido. Uso o Linux desde 2008 e estive envolvido em uma ampla gama de projetos e iniciativas de código aberto.”

Como você começou a programar?

"De todas as coisas, entrei na “codificação” no início dos anos 2000 com a popularização do “personalizando seu perfil MySpace com HTML e CSS”. A partir daí, passei a aprender mais sobre desenvolvimento web e linguagens do lado servidor como PHP, mudando gradualmente para linguagens de baixo nível com o passar dos anos.

Não foi até 2008 quando fui exposto ao ecossistema Linux. Meu laptop, que eu tinha comprado principalmente para os trabalhos escolares, era fornecido com o Windows Vista e sempre com tela azul. Cansado de perder meus trabalhos escolares, especialmente no meio da aula, eu literalmente digitei “sistema operacional gratuito” no Google e o primeiro resultado foi “Ubuntu” (é pouco conhecido, você já deve ter ouvido falar…). Isso foi na época em que existia um programa de envio de Live CDs, desde que você exercesse um pouco de paciência. Depois de mais ou menos uma semana, recebi meu Live CD do Ubuntu 8.04 pelo correio, imediatamente fiz o backup dos meus arquivos importantes e remexi na instalação do Windows. Desde então tenho usado sistemas operacionais baseados em Linux como meu sistema operacional principal."

Fale um pouco sobre o seu trabalho com a distribuição Solus.

"Eu trabalho no Solus há quase 6 anos e meio e faço parte da equipe desde sua formação nos primeiros dias do EvolveOS beta. Como Líder de Experiência do Solus, minhas principais responsabilidades são:

1. O desenvolvimento e suporte das experiências Budgie Desktop e GNOME (Shell).
  2. Desenvolvimento de um subconjunto de nossas ferramentas e infraestrutura, juntamente com o envolvimento de outros membros da equipe para desenvolver especificações internas em ferramentas e vários sistemas com Solus que eles realizam.
  3. Executar operações normais do dia-a-dia envolvidas no desenvolvimento e manutenção de um sistema operacional, como aterramento de patch, atualizações de pilha de software, etc."

Como você se envolveu com o Solus originalmente?

"Eu originalmente me envolvi com Solus no início de 2015, logo após o lançamento do EvolveOS Beta 1. Budgie foi o atrator inicial para eu dar uma olhada no EvolveOS, com Budgie 8 recentemente ganhando popularidade graças à sua aparência e comportamento no estilo ChromeOS. EvolveOS ter focado em uma única arquitetura (nem mesmo tínhamos suporte para emul32/multilib naquela época) e ter sido construído do zero para computação doméstica foi o motivo pelo qual permaneci.

Se as pessoas acham que o Solus tem “poucos” pacotes agora, isso realmente não é nada em comparação com o pacote disponível no EvolveOS naquela época. Ele não tinha meu IDE favorito na época, não tinha Mono e, portanto, não tinha Keepass, então eu não conseguia nem abrir meu banco de dados de senhas e tudo estava hospedado em um repositório GitHub monolítico. Mas, em vez de simplesmente pular para outro sistema operacional, tentei usar o novo formato de pacote baseado em YAML para empacotar o software que eu precisava.

Foi esse empacotamento inicial e o ciclo de feedback com o fundador do projeto que me fizeram sentir que poderia causar um impacto significativo em um projeto que compartilhava a mesma paixão que eu, que era construir um excelente sistema operacional focado em desktop. Estou com o projeto desde então!"

Na foto - os vários ambientes de desktop Linux disponíveis para Solus

Solus também vem com seu ambiente desktop “carro-chefe”, Budgie, no qual você (e outros) trabalham diretamente. Quais vantagens o Budgie tem em relação a outros desktops? Por que as pessoas deveriam pensar em usá-lo?

"O objetivo geral do Budgie é fornecer uma experiência de usuário focada que equilibre uma aparência tradicional com recursos/funcionalidades modernos, o principal exemplo sendo nosso widget centralizado e centro de notificação “Raven”. Com o Budgie, nós nos esforçamos para fornecer uma experiência que saia do seu caminho e permita que você se concentre na tarefa (ou jogo) em questão, sem todo o espalhafato de animações excessivas e um fluxo de usuário menos voltado para o uso do tablet e mais voltado para a área de trabalho.

As pessoas devem considerar o uso do Budgie se estiverem procurando por um ambiente de desktop mais leve para o GNOME Shell que complemente seus aplicativos baseados em GTK e não apenas forneça a flexibilidade de personalizá-lo como quiserem (seja mantendo a aparência “tradicional” ou experimentando nossos miniaplicativos e configuração de painel), mas incentiva essa personalização também."

Por que você acha que as pessoas deveriam escolher o Solus para suas necessidades de desktop Linux?

"Solus é um sistema operacional projetado exclusivamente para dispositivos de computação doméstica modernos. Na superfície, não importa a edição de desktop que você escolher, nosso objetivo é fornecer a você uma experiência de usuário out-of-the-box (pronto para o uso), variando de temas, às extensões em nossa edição GNOME Shell, ao Brisk Menu no MATE e à curadoria feita por Pierre-Yves (nosso mantenedor do MATE), e todo o excelente trabalho que Friedrich von Gellhorn (nosso mantenedor do KDE Plasma) faz para o KDE Plasma.

Por baixo do capô, nos concentramos na otimização de bibliotecas e software especificamente para a arquitetura x86_64, com muitos de nossos pacotes sendo construídos com suporte AVX2, Link Time Optimization (LTO, thin-lto ou outro), otimizações guiadas por perfil, velocidade ou níveis de otimização de tamanho, etc. Isso tudo culmina em um uso diário mais rápido, variando de nosso C lib padrão otimizado (glibc) para um desempenho web mais rápido no Firefox.

Tudo isso é entregue por meio de um fluxo de atualizações por meio de nosso processo de “sincronização semanal”, onde novos pacotes de nosso repositório instável são implantados em nosso repositório estável todas as sextas-feiras. Alcançamos um equilíbrio entre a estabilidade do sistema e fornecer aos usuários as “últimas novidades”, ocasionalmente adiando nossa sincronização para, no máximo, mais uma semana para grandes reconstruções de pilha de software (por exemplo, glibc) ou adiando a atualização de uma parte de nossa pilha de software em novos lançamentos principais (por exemplo, para mesalib). Com este modelo de desenvolvimento e curadoria, os usuários nunca precisam esperar até o próximo lançamento do Solus para obter o kernel mais recente, lançamentos de canais estáveis ​​de várias linguagens de programação (como Rust) ou lançamento principal de seu software favorito. Você instala o Solus uma vez e continua atualizando, sem a necessidade de “dist-upgrade”."

Se acertamos, o Solus não é baseado em outra distribuição Linux. Como você tem Linux Mint baseado em Ubuntu, Manjaro baseado em Arch Linux e assim por diante, houve uma razão para o Solus não se basear em alguma distribuição?

"O Solus sendo um sistema operacional independente nos permite tomar decisões e estabelecer prioridades que melhor se adaptem ao nosso caso de uso, nossa base de usuários e nossa missão, sem precisar levar em consideração um upstream como Debian, Ubuntu, Fedora e assim por diante. Podemos fornecer atualizações aos nossos usuários semanalmente, sem preocupações de muitos aplicativos ou aspectos da pilha de software serem fixados em versões mais antigas devido ao modelo de versão e processo de um upstream.

Quaisquer complicações ao precisar trabalhar com um sistema operacional upstream ou substituir as decisões de um upstream são eliminadas, como o suporte para várias arquiteturas (por exemplo, algumas arquiteturas ARM ou PowerPC) e fatores de forma não relevantes para a computação doméstica (por exemplo, mobile ou servidor) para quaisquer decisões que tomam ao adotar um novo software (por exemplo, Pipewire, Wayland, novos recursos do SystemD)."

Nós vimos pessoas comentando sobre o Solus ter um conjunto menor de pacotes, e tem havido alguns debates interessantes sobre isso com pessoas mencionando coisas como Snap, Flatpak e muito mais. Quais são seus pensamentos sobre isso?

"Eu entendo que muitos usuários Linux, especialmente aqueles no Arch, estão acostumados a ter uma disponibilidade mais ou menos ilimitada de software à sua disposição. Isso tem o benefício óbvio de permitir que o usuário experimente mais ativamente o software recém-lançado sem conhecimento de como compilar software (o que é ótimo), no entanto, este software pode nem sempre ser bem examinado, integrado ou mantido. Nossas maneiras de reduzir a probabilidade de o usuário final encontrar software em nosso repositório que seja um dos pontos de dor que mencionei são:

1. Nosso processo para solicitar a aceitação e possível inclusão de software, o que reduz a carga de trabalho geral para a equipe e aumenta a probabilidade de integração de novos mantenedores de pacotes.
  2. Nossa Política de Inclusão de Pacotes que estabelece critérios para que um pacote seja aceito para inclusão, bem como pontos claros onde o software pode ser rejeitado (por exemplo, se for considerado morto na chegada, não tiver versão estável formal, for mobile ou software voltado para servidor, etc.).
  3. Exigir que todos os pacotes tenham um mantenedor de pacote dedicado (nos últimos dois anos) responsável por garantir que o pacote seja mantido razoavelmente atualizado, seja bem integrado com o desktop e o resto do sistema operacional, e venha com padrões razoáveis.

Para software que não podemos redistribuir, temos nosso mecanismo de terceiros, que reempacota softwares como o Google Chrome em um eopkg que é instalado no sistema do usuário e oferecemos suporte a flatpak e snapd conforme você mencionou. Acreditamos que ambos são ótimas alternativas para adquirir software que não estão em nosso repositório e, em nossa reescrita planejada do Centro de Software, você poderá adquirir e gerenciar software a partir desses métodos de distribuição graficamente."

Solus agora recebe financiamento via Open Collective e parece que você atingiu perto de $10K por ano. Como está indo? Está mais lento ou perto de onde você esperava? Algum plano para outras formas de obter financiamento para o Solus?

"Toda a equipe está absolutamente maravilhada com o nível de apoio financeiro que recebemos até agora. Bryan Meyers (Líder Técnico do Solus) e eu estamos pagando pessoalmente pelas despesas do Solus há cerca de 3 anos, então mesmo chegando ao ponto em que os custos de infraestrutura podem ser cobertos por nosso OpenCollective é incrível, absolutamente nenhuma reclamação minha sobre isso.

Naturalmente, nosso objetivo é poder trabalhar no Solus e seu software em tempo integral no futuro, seja Budgie 11, novo Instalador, novo Centro de Software, ferramentas de construção e muito mais. Assim que conseguirmos atingir cerca de US$ 2.000 por mês, será realista para mim começar a trabalhar em tempo integral (além de nossos custos de infraestrutura serem cobertos). O próximo objetivo seria fazer Bryan trabalhar em tempo integral.

Em termos de arrecadação de fundos ou outras formas de receita, não há nenhum detalhe que estamos analisando no momento. No entanto, estamos constantemente ouvindo comentários de nossa comunidade e adoraríamos ouvir as ideias de outras pessoas. Tendo feito alguma arrecadação de fundos por meio do meu Patreon e Twitch , não tenho vergonha de fazer coisas bobas como uma meta financeira que resulta em tingir meu cabelo. Eu estou no jogo. Só não se vestindo como uma empregada doméstica. Eu tenho alguns limites."

O que você acha que são alguns dos grandes obstáculos restantes para colocar o Linux nas mãos de mais pessoas?

"Um dos maiores obstáculos envolvidos em colocar o Linux nas mãos de mais pessoas gira em torno de elevar os integradores de sistemas e fornecedores que oferecem suporte e/ou são incentivados a oferecer suporte a sistemas operacionais baseados em Linux pré-instalados. Acho que todos nós reconhecemos que este é um problema do “o ovo ou a galinha”, no entanto, com muitos fornecedores não sendo incentivados devido à falta de demanda do mercado ou a um aspecto da experiência do usuário que eles não acreditam estar de acordo com as expectativas de seus clientes.

Para levantar apenas um ponto de frustração comum do usuário, não estarei confiante o suficiente para enviar qualquer sistema operacional baseado em Linux para o usuário médio de computador até que cheguemos a um ponto em que 99% dos problemas que o usuário enfrentaria poderiam ser resolvidos por meio de uma experiência gráfica de solução de problemas. Se em algum momento eles forem forçados a abrir um terminal para solucionar um problema, a batalha provavelmente estará perdida. Este é um dos lugares onde o Windows se sai extremamente bem, mesmo com seu sistema de Reparo de Inicialização. Se os problemas de configuração ou gerenciamento de atualização puderem ser resolvidos graficamente, e um Terminal só for realmente desejado por usuários avançados, acredito que os fornecedores ficariam mais confiantes em fornecê-lo como uma opção de instalação alternativa."

Vamos falar sobre jogos no Linux. Tenho certeza de que muitas pessoas fazem isso no Solus. O que você acha sobre o quanto os jogos no Linux mudaram nos últimos anos?

"Na minha opinião, o verdadeiro ponto de viragem em que as coisas começaram a melhorar foi em 2012 com o lançamento do Windows 8. Seu lançamento e o modelo da Windows Store foram tão catastróficos e preocupantes que o desenvolvimento ativo e o investimento financeiro da Valve na construção de sua própria plataforma no topo do Linux acelerou significativamente as possibilidades de jogos AAA no Linux. Foi esse investimento que deu o exemplo para outros grandes desenvolvedores de motores de jogos na indústria, como Epic Games e Unity Games, para começarem a levar o Linux mais a sério.

Embora essas brasas possam ter esfriado um pouco desde então, a portabilidade para o Linux permaneceu amplamente acessível aos desenvolvedores que usam essas soluções mais democratizadas, com poucos bons motivos para omitir o Linux como plataforma. Softwares como o nosso próprio Linux Steam Integration costumavam ser mais necessários para maximizar a probabilidade de um jogo portado ser lançado em um sistema moderno sem o ambiente de execução Ubuntu antigo do Steam, e hoje em dia temos portes brilhantes de pessoas como Aspyr Media, Feral Interactive e Paradox Interactive que em grande parte não exige isso (embora seriamente Paradox, pare com lançadores personalizados).

Quero dizer, alguém se lembra de ter ficado absolutamente maravilhado quando Borderlands 2 foi lançado para Linux via Steam? Ou o fluxo dos bons portes de Sid Meier’s Civilization? Nos últimos anos, saímos das versões que pareciam uma necessidade e passamos a estar em um lugar onde podemos usar DXVK e Proton para, às vezes, lançar e jogar um jogo sem pensar. Claro, alguns deles podem exigir algum trabalho suplementar ou você pode nem sempre obter um desempenho no mesmo nível do Windows, mas o fato de termos passado de uma chance quase zero de iniciar o último jogo AAA como Cyberpunk 2077 para basicamente encolher os ombros e rodá-lo com alguns cliques, dentro de alguns anos, é um grande negócio.

Os jogos em Linux nunca foram tão acessíveis. Você pode jogar mais trivialmente sua biblioteca Steam graças ao “Steam Play”, personalizar ou instalar jogos separados do Windows como The Elder Scrolls Online via Lutris, e mais facilmente gerenciar suas diversas bibliotecas multi-plataforma através de vários clientes de jogos como Minigalaxy."

O que a equipe Solus faz para tentar melhorar a experiência de jogos no Linux?

"Na verdade, estou muito feliz que o trabalho exigido pelo Solus seja consideravelmente menor do que era anos atrás. Por necessidade, o Linux Steam Integration foi atualizado de forma mais agressiva, com muitos jogos novos sendo enviados com bibliotecas desatualizadas que precisavam ser interceptadas para bibliotecas de sistema mais recentes. Embora ainda usemos esse sistema e possamos precisar atualizá-lo ocasionalmente, na maior parte do tempo nosso trabalho gira em torno do empacotamento.

Alguns exemplos:

1. Garantir que o Steam seja bem mantido e ativamente usando nossas bibliotecas e software de sistema com otimização de velocidade/PGO/LTO, até mesmo versões beta do Steam.
  2. Continuando a expandir nosso suporte “multilib” (bibliotecas de 64 bits com contrapartes de “32 bits”) para Steam e WINE.
  3. Software de empacotamento como ajour (um gerenciador de complemento do World of Warcraft), goverlay + mangohud para FPS, temperatura, registro e relatório de uso, Feral GameMode para otimizar o desempenho de jogos, gx52 para configuração do Logitech X52 HOTAS LED, etc.
  4. Pacote de software com outros aplicativos para fornecer uma experiência out-of-the-box (pronto para o uso) que é menos complexa. Como exemplo, nosso Lutris instala ‘cabextract’, ‘gamemode’ e ‘mangohud’ junto com ele para expandir as capacidades do Lutris.

Claro, eu acho que uma das melhores maneiras de tornar os jogos Linux melhores é jogando jogos, sejam esses títulos modernos ou não. Só então podemos identificar os pontos problemáticos e trabalhar para resolvê-los. Eu jogo uma ampla variedade de jogos, de MMOs populares como The Elder Scrolls Online a World of Warcraft, jogos de estratégia como Sid Meier’s Civilization, jogos de simulação espacial como Elite Dangerous com meu Logitech X52, as quase 3.000 horas que tenho em ARK: Survival Evolved, e jogos que o GamingOnLinux me apresentou como Splitgate."

Alguma opinião sobre o recém-anunciado Steam Deck que usa SteamOS 3.0 baseado em Arch Linux? Você terá um?

“Eu acho que o Arch Linux é uma escolha bastante interessante para a Valve e eu ficaria curioso para ouvir quais razões específicas eles têm para ir com ele em vez de construir seus próprios em cima de algo como o Gentoo (semelhante ao Chrome OS). Pessoalmente, é improvável que eu compre um Steam Deck, pois não sou aquele que joga frequentemente em movimento, mas estou certamente emocionado em ouvir junto com o Steam Deck o anúncio de que eles estão trabalhando para conseguir suporte para BattlEye e EAC via Proton. Esta é uma grande vantagem para jogos no Linux e eu não posso esperar para finalmente ser capaz de destruir minha instalação do Windows (apenas disponível atualmente para ARK: Survival Evolved).”

Quais são seus planos para o futuro do Solus?

"No momento, estamos trabalhando na próxima geração de nossas ferramentas de compilação "ypkg ". Ypkg v3 nos fornecerá uma experiência de desenvolvimento mais coesa, centralizando muitos dos utilitários que nossos mantenedores de pacotes usam diariamente. Essas ferramentas, como a geração de nosso formato de embalagem baseado em YAML, cresceu organicamente ao longo dos anos conforme Solus e o resto do ecossistema continuou a evoluir. Além de ser escrito em Go (ypkg atual sendo escrito em Python), o ypkg v3 apresentará uma especificação de embalagem refinada, bem como suporte de subarquitetura para tirar vantagem de glibc-hwcaps e suporte AVX variável.

Paralelamente a este trabalho, tenho trabalhado para me familiarizar com o funcionamento interno do GTK4 em C via Koto (um gerenciador de áudio que venho desenvolvendo, não específico para Solus). As lições aprendidas com isso estão sendo usadas para informar as decisões para nosso novo Centro de Software, Instalador e Budgie 11 – todos os quais estão sendo reescritos do zero para atender às nossas necessidades e expectativas nos próximos anos.

Olhando para os próximos anos de Solus, pretendemos estar na posição em que estamos construindo Solus de uma maneira que não apenas nos permita aproveitar mais as capacidades de seus processadores tradicionais baseados em x86_64, mas abre a porta para a possibilidade de ser capaz de aplicar o mesmo nível de otimizações a outras arquiteturas também. Estaremos entregando:

• Uma experiência de desktop mais moderna por meio do Budgie 11 que mantém o equilíbrio entre a funcionalidade moderna e a sensação tradicional por padrão, com uma gama expandida de personalização, recursos de gerenciamento de janela, melhorias na arquitetura do Budgie e menos dependência de vários aspectos da pilha do GNOME. Ao contrário de alguns no ecossistema Linux, não acredito que o “desktop tradicional está morto” e “não vai voltar”. Eu acredito que os laptops e desktops continuarão a ser o carro-chefe da indústria de computação, por isso é meu objetivo tornar essa experiência o melhor possível.
  • Uma experiência de instalação de dois estágios mais robusta com suporte para imagens OEM automatizadas e mais sistemas de arquivos.
  • Um novo Centro de Software que torna a descoberta e gerenciamento de software ainda mais fácil para nossos usuários.
  • Um novo gerenciador de pacotes (sol) e formato de pacote.

Temos algumas ideias e itens em várias áreas do Solus e gostaríamos de trabalhar nos vários dos próximos lançamentos do Solus também, mesmo os itens que sabemos que não serão endereçados para Budgie 11, que será programado para 12. Muito trabalho para fazer para nos manter ocupados!"

Para um desenvolvedor ou usuário interessado em entrar no desenvolvimento do Linux, seja por meio de aplicativos, distribuições, jogos ou qualquer outra coisa - algum conselho sobre por onde começar?

"Independentemente de qual aspecto do ecossistema Linux você está interessado, a primeira etapa para começar é identificar um aspecto do ecossistema pelo qual você tem paixão e que mais o incomoda. Meus maiores motivadores têm sido o equilíbrio entre paixão e frustração, raramente acho que sou capaz de contribuir a longo prazo para resolver um problema se não houver alguma frustração abrangente que eu tenha relacionado a ele. Meu envolvimento no Solus nasceu de minhas frustrações originais com a computação Linux de desktop. Meu envolvimento no ecossistema Linux nasceu de minhas frustrações com o Windows Vista.

• Se algum sistema operacional que você usa possui documentação que não atende às suas expectativas, pergunte educadamente como você pode se envolver e propor soluções que satisfaçam todas as partes.
  • Se você adora um aplicativo específico, mas há um bug específico incomodando você sempre que o usa, clone o código-fonte e comece a mexer, mesmo que seja apenas modificando partes da lógica do aplicativo. Se estiver faltando ou com traduções incorretas, peça ajuda para enviar correções.
  • Se você está interessado no desenvolvimento de jogos, escolha um jogo que você já joga e que tenha uma cena de modding vibrante, baixe as ferramentas necessárias para começar a experimentar (se houver) e tente descobrir como vários aspectos do jogo ou motor funcionam, por que de certas decisões foram tomadas no design do jogo, como eles poderiam ser melhorados e assim por diante. Tente entrar em contato com os desenvolvedores ou com a mecânica teórica do jogo com pessoas que pensam da mesma forma em fóruns. Se você está pensando em construir seu próprio jogo, esta é uma ótima maneira de aprender quais gostos e desgostos concretos você tem que podem ser aplicados (ou evitados) quando você executa suas próprias ideias de jogo.

Você pode viver sua vida no mundo acadêmico, teorizando como algo pode funcionar, mas nenhum plano sobrevive ao contato com a realidade. Aplicativos, jogos e sistemas operacionais podem ser extremamente complexos e uma decisão tomada pode não fazer sentido até que você encontre o cenário possivelmente obscuro onde ela se aplica, um cenário que você só encontraria ao se engajar em primeiro lugar. Ninguém começa como um especialista e você descobrirá que a melhor maneira de aprender é simplesmente começar a fazer. Não tenha medo de fazer perguntas e não tenha medo do fracasso. Não preste atenção aos negadores dizendo para você não construir seu próprio aplicativo ou jogo só porque pode já existir outra coisa que faz algo semelhante.

Nas sábias palavras de Shia LaBeouf… "

Se você ainda não conhece o Solus, acesse o artigo Solus otimizado para hardwares Intel.

Apoie o projeto com Patreon: Joshua Strobl | creating open source software | Patreon

Fonte original: A chat with Joshua Strobl of the Solus Linux distribution | GamingOnLinux

8 curtidas

Você me convenceu Joshua :+1:

Solus Budgie instalado.

7 curtidas

uso o budgie no debian 11, considero uma interface muito boa e bem direta ao ponto. algum dia dou uma chance ao solus.

3 curtidas