É porque o Budgie é literalmente o GNOME rsrs.
Budgie está para o Gnome-Shell assim como Unity estava para o Compiz.
Aqui está um trecho da entrevista entre Joshua Strobl (Líder de Experiência Solus) e Liam Dawe (Dono do site GamingOnLinux) falando sobre o Budgie-Desktop, em 22 de Julho de 2021:
Solus também vem com seu ambiente desktop “carro-chefe”, Budgie, no qual você (e outros) trabalham diretamente. Quais vantagens o Budgie tem em relação a outros desktops? Por que as pessoas deveriam pensar em usá-lo?
"O objetivo geral do Budgie é fornecer uma experiência de usuário focada que equilibre uma aparência tradicional com recursos/funcionalidades modernos, o principal exemplo sendo nosso widget centralizado e centro de notificação “Raven”. Com o Budgie, nós nos esforçamos para fornecer uma experiência que saia do seu caminho e permita que você se concentre na tarefa (ou jogo) em questão, sem todo o espalhafato de animações excessivas e um fluxo de usuário menos voltado para o uso do tablet e mais voltado para a área de trabalho.
As pessoas devem considerar o uso do Budgie se estiverem procurando por um ambiente de desktop mais leve para o GNOME Shell que complemente seus aplicativos baseados em GTK e não apenas forneça a flexibilidade de personalizá-lo como quiserem (seja mantendo a aparência “tradicional” ou experimentando nossos miniaplicativos e configuração de painel), mas incentiva essa personalização também."
Caso tenha interesse em ler a entrevista completa, acesse: Entrevista com Joshua Strobl da distribuição Solus