Se for para uso apenas em ambiente Linux e principalmente se for para composição própria (autoria) gosto do LibreOffice, porém, por causa da compatibilidade com outros sistemas e formatos (bem como a forma mais prática de lidar com conteúdo salvo da internet como imagens por exemplo), atualmente é o WPS.
Já testei várias suítes, mas acabo voltando sempre para o Libreoffice, foi a que eu melhor me adaptei
WPS e Onlyoffice, atualmente utilizo mais o Onlyoffice do que o WPS.
O que mais uso é o Google Docs, a edição compartilhada de documentos é ótima pra trabalhos em grupo, além ficar tudo na nuvem, salvo ‘automagicamente’… rsrs
Pra abrir algum documento no pc uso o Libre Office.
Libreoffice é minha preferida. Primeiro por ser muito boa, depois por ser livre.
Para o seu uso, qual a melhor suíte Office (a que atende melhor suas necessidades atuais)?
Se quiser, diga o motivo.
OBS: Eu sei que existe outros posts desse, mas vamos fazer a versão atualizada 2021
- Microsoft Office
- LibreOffice
- Apache OpenOffice
- Softmaker Office (Tanto a gratuita FreeOffice quanto a paga)
- WPS Office
- OnlyOffice
- Alguma outra suíte Office não citada
0 votantes
Office Online kk
Todas tem qualidades, prós e contras, mas, no momento a mais completa NO LINUX é a Softmaker Office.
WPS office no linux
WPS office no Windows também
Google Docs
Sempre usei o LibreOffice, na verdade comecei com o StarOffice que deu origem a ele. Mas de um tempo pra cá passei a usar o FreeOffice da SoftMaker por causa da melhor compatibilidade com o MS Office. Hoje eu comprei a licença do Softmaker Office pois tem bem mais recursos que a versão free, além de ser mais otimizada, sendo bem mais rápida.
- FreeOffice Softmaker no Linux;
- Apache OpenOffice no FreeBSD.
Nunca usei Mac, e no Windows não utilizava nenhuma suite office.
FreeOffice SoftMaker me atende muito bem nos meus trabalhos de Escola, além de ser compatível com os formatos proprietários da Microsoft (pelos quais são enviados as atividades).
LibreOffice me atende muito bem por enquanto.
Também uso o Google Docs. Certeza que o povo do Google fica lendo nossas coisas
P.S: essa foto sua aí é do D. Pedro II?
Gosto muito do LibreOffice pela coerência que ele tem com todas as distros que usei até hoje, acompanhado do bom e velho WPS Office que já me salvou em problemas de formatação e compatibilidade:
LibreOffice, pois ele oferece muitas funcionalidades que sequer estão disponíveis no Microsoft Office.
Um dos recursos que utilizo, que não está presente no Microsoft Office, e que facilita muito o meu trabalho é o uso de “propriedades personalizadas” em conjunto com a ferramenta “campos” para preencher automaticamente documentos.
Acredito que quanto maior a adoção do Open Document Format, cuja melhor suíte para trabalhar com ele é o LibreOffice, menos problemas de compatibilidade de documentos haverá.
Sim, esse é o empecilho para o LibreOffice: é a melhor e mais completa suíte office para documentos abertos, o problema é que a maioria das pessoas usam formatos proprietários e como uma hora ou outra você vai ter compartilhar arquivos com alguém que fazer uso de formatos proprietários vai ter que se render a outra suíte que lide melhor com tais formatos por questão de compatibilidade. Resumo da Opera, quem quer fazer uso cotidiano de documentos em formatos livres e abertos atualmente precisa fazer uso de no mínimo duas suítes, uma para formatos abertos e outra para proprietários (no Linux pelo menos, porque no Windows isso pode ser contornado).
Para meu uso é o libreoffice. Leve e prático
A única ausência que percebi no FreeOffice foi a incapacidade de inserir frações pelo “modo gráfico”.
Google Docs, adorei essa suite office.