Relato de experiência - Vida de universitário (WPS Office)

Vou dar um breve relato aqui do que passei esse fim de semana numa saga meio louca para tentar salvar a minha dissertação em PDF.

No início do ano eu me preparei para formatar meu computador, faço praticamente todo ano para experimentar novas distros que tenho curiosidade; e a distro da vez foi o Kubuntu (dessa vez na versão 19.10). A particularidade em relação aos outros anos foi que dessa vez, para me poupar dor de cabeça, eu fiz um dual boot com Windows 10; como tenho uma chave que veio com o computador, achei que seria uma boa. Eu sempre tive Windows instalado numa máquina virtual para eventuais necessidades que eu não sabia resolver no Linux, coisas pontuais. Uma delas é que sempre rola alguma coisa de incompatibilidade com o Libre Office, que acho fantástico, porém ainda não supre todas as minhas carências.

O dual boot foi necessário porque eu estou em fase de conclusão do mestrado e eu precisaria receber e enviar arquivos Word com muita frequência; meu orientador já reclamou muitas vezes que o texto ia com formatação diferente ou fora do padrão ABNT - eu não consigo convencer outras pessoas a instalarem os aplicativos office que eu uso, de modo que ele usa o Microsoft Office e eu não posso fazer nada quanto a isso, cabe a mim arranjar uma solução, infelizmente.

Outro problema que o Libre Office me causa é o manuseio de imagens e a inserção automática de legendas (trabalho muito com imagens, meu trabalho é na área de Literatura e Arte) - tudo bem, o Libre faz as duas coisas, mas por alguma razão que eu desconheço exatamente, não consigo deixar arrumado (dá um trabalho de doido!). No MS Office isso é tão fácil quanto beber água. É simples e prático (alô, Libre Office, me ajude!).

Pois bem, o que ocorreu é que eu ultimamente só havia editado meu trabalho pelo MS Office, o perfeitinho, colocando imagens e legendas na maior tranquilidade. Ao tentar salvar uma versão em PDF do trabalho, por alguma razão sobrenatural, as legendas mudavam para um número impossível - eu tenho 20 imagens no trabalho e a última imagem ia para o número 1075; as outras também iam para números altos, exceto a primeira. Não entendi nada! Tentei salvar de docx pra PDF, mesma coisa, tentei de doc para PDF, mesma coisa, tentei os dois formatos convertendo em um site externo, mesma coisa. Tentei também pelo Libre, nos dois formatos, idem.

Eis que resolvo, num último suspiro de esperança, instalar o WPS Office, que eu já havia usado em outras distros, mas me desanimou o fato de não ter mais suporte para Linux, e descubro que ele voltou a ter suporte! Além de tudo, ficou um visual lindo! Instalei direto do Discover, que é bem problemático, mas tem servido bem. Abro o arquivo, exporto para PDF e, voilá, NÃO HOUVE NENHUMA ALTERAÇÃO NOS NÚMEROS DA LEGENDAS E EM NADA! Foi simplesmente perfeito! Nem MS Office, nem Libre Office, WPS!

Eu sei, pode parecer besteira, eu podia fazer as legendas todas à mão, mas isso tem uma série de complicações depois (a inserção automática de legendas facilita no índice de legenda que fica no início do trabalho, assim se as imagens mudarem de página, basta atualizar e a lista altera a página sozinha, quem é universitário vai entender). Texto longo só pra isso, né? Mas eu queria dividir essa pequena conquista e a renovação dos meus votos com o WPS que melhorou muuuuuito nessa última versão (WPS 2019, 11.1.0.9126).

Então é isso galera, espero que ajude a alguém a pensar soluções para algum problema que venha a ter com aplicativos Office, sempre experimentem outros antes de desistir. Abraços!

23 curtidas

Realmente pra quem é universitário, trabalhar ainda utilizando o Linux é um tanto quanto complicado, principalmente na hora de fazer algum trabalho ou artigo. Eu, como um estudante de Engenharia Mecânica tenho muitos problemas de compatibilidade, quer seja pra fazer uma revisão de artigos que muitos dos meus amigos me pedem ajuda para revisar, tenho problema na hora de alterar e fazer a formatação.
Quando se trata de programas específicos para os “cálculos”, muitas das plataformas que utilizamos não têm nenhum suporte para Linux, como Revit, AutoCad, Inventor, Ansys, MatLab. Alguns desses citados têm alguma ou outra versão OpenSource, que em geral, é bem mais potente que a proprietária de Windows. As empresas donas desses softwares querem lucro, obviamente, por isso não trazem seus programas para o Linux, o que é bastante chato. Atrapalha a nós porque ainda ficamos reféns do Windows, quando nosso principal objetivo ao querer sair dele é a tão querida liberdade que o opensource nos oferece.

2 curtidas

Ou o tópico vai ser muito ignorado ou já aparece alguém te criticando por fala mal do LibreOffice kkkkk o povo que entro agora na vibe do open souce não aceita fala mal de jeito nenhum, diversas vezes eu citei problemas que tive e a desculpa deles é que eu não soube salva o arquivo direito/não soube usa, já já aparece os experts no Libre pra te critica ou como eu disse vai ser totalmente ignorado assim como aconteceu diversas vezes comigo e mesmo eu falando que só tava apontando um erro eles insistia que o Libre é perfeito.

3 curtidas

Também estou usando Kubuntu, o libre office me deu tanto problema em trabalhos da faculdade que desinstalei na raiva kkkkkkkk baixei o WPS, e tudo funciona numa maravilha!

1 curtida

Esse trabalho todo poderia ter sido feito sem dor de cabeça no office online kkk.

1 curtida

Só duas coisas ainda não me fazem usar o WPS office:

  1. Dicionario em PT-BR

  2. Tema escuro

Faz tempo que eu não vejo nada sobre o WPS, será que já existe essas coisas pro aplicativo ?

1 curtida

Aqui na comunidade há este tópico em que o colega fez vários testes e comparações com as suítes Office gratuitas, vale dar uma lida e saber o que esperar em cada uma delas. Até mesmo em questão de fornecer feedbacks para a comunidade:

No mais, que bom que conseguiu êxito. :slightly_smiling_face:

1 curtida

Infelizmente (ou não dependendo do uso de cada um) a parte da compatibilidade com formatos proprietários da Microsoft ainda é o calcanhar de aquiles de qualquer suite office Open Source. E olha que o WPS é para mim o que de maus próximo há de um MS Office. O Libre Office por exemplo é excelente para material autoral (individual), mas, para lidar com arquivos avançados de MS Office mandando e recebendo sempre surge algum problema.

3 curtidas

Admiro você por fazer sua tese usando só softwares livres, eu tentei fazer um artigo da faculdade só que pra min não deu tinha que ficar enviando pro meu monitor e ele só sabia usar o MS Office, tive que usar o MS Office que não e ruim pelo contrario acho ele a melhor suite de escritório, mais precisa ser comprado, espero que ele seja logo disponibilizado para Linux.

As pessoas precisam começar a entender que softwares nada mais são do que ferramentas e não existe essa coisa de um ser melhor do que o outro e blá blá blá, existe aquele que melhor atende suas necessidades. Você optou por usar o Libre Office primeiro e não teve suas necessidades atendidas, migrou para o MS Office e, também, não teve suas necessidades atendidas integralmente. Por fim, migrou para o WPS e obteve sucesso. Olha que maravilha quando se tem alternativas uhasdhuahusaa.

Pode até chegar aqui um pessoal dizendo que o MS Office poderia ter resolvido se você fizesse isso e aquilo ou que o Libre Office poderia ter resolvido se você fizesse isso ou aquilo outro, mas se você não possui determinado conhecimento naquele momento para resolver um problema usando determinada ferramenta e não possui tempo suficiente para buscar tal conhecimento, MUDE DE FERRAMENTA.

O maior problema no meio disso tudo é o fato das instituições de ensino e educadores estarem presos ao software proprietário. Infelizmente, são ferramentas absurdamente caras, principalmente para o universitário, mas é nocivo para as próprias instituições também, afinal, já houveram casos nos quais instituições de ensino abriram falência por causa de dívidas com a Microsoft. Felizmente, você conseguiu resolver o problema com o auxílio de uma alternativa gratuita, caso contrário, seria apelar a pirataria, coisa que instituições de ensino deveriam evitar que acontecesse. “Ah! Mas as instituições de ensino oferecem licenças do MS office, por exemplo, para o universitário usar”. BELEZA, mas quem dar a licença do Windows ? Tenho a licença do MS Office, mas vou usar em qual sistema operacional ? Bastante complicado.

3 curtidas

complicado mano essa situação faço faculdade e sou obrigado a usar o ms office por conta de formatação e o libre não resolve isso não só isso tbm dependo dele para fazer currículos bem feitos é ■■■■ mais fazer o q funciona então de boas

Ainda bem que na minha área predomina o Latex, ai os problemas são outros. haha

2 curtidas

Terminei meu mestrado recentemente.

Nele utilizei LaTeX, aí o problema era passar para .pdf e depois para .docx (também dava MUITOS problemas de formatação, não sei por que) para os orientadores poderem alterar. E depois passar as alterações para o LaTeX.

Mas também fiz alguns artigos e, como eram vários autores, teve que ser em .docx. E SEMPRE dava problemas com o Libre Office. Tanto .docx quanto .ppt. Eu tinha que acessar remotamente o computador do trabalho e fazer por lá no MS Office.

Hoje para tentar reduzir esses problemas, sempre que vamos começar algum projeto eu tento sugerir que seja feito no google.docs, assim todos tem acesso. Mas não é todo mundo que topa, aí complica as coisas.

Também estou ansioso para que melhore a compatibilidade entre os aplicativos. Iria facilitar muito a vida acadêmica.

Seguimos esperançosos ! haha

Que bom que você já resolveu seu problema. Sinceramente, quando eu estava na faculdade não tive tempo, nem paciência de me adaptar ao Libreoffice hahaha

Mas enfim, se algum dia vc ou alguém aqui precisar usar o libre, tem esse cara aqui no Youtube que deu praticamente um curso de formatação nas normas da ABNT no Libreoffice. Os vídeos já tem um tempo, mas deve servir em alguma coisa.

7 curtidas

Não utilizou o Overleaf para fazer edições conjuntas?

1 curtida

Sim, eu utilizo Overleaf, mas meus orientadores não quiseram nem tentar aprender a mexer haha

Aí tinha que salvar em .pdf e depois em .docx. Ficava beeem desformatado.

  1. Sim, mas tem que instalar um pacote externo. Tem alguns sites que vc encontra o tutorial, eu testei esse vídeo e funcionou
  2. Ele já tem. Mas não é tão escuro quanto eu gostaria

Olha, acho que não aconteceu nem um nem outro (ainda bem kkkkkkk). Pelo menos aqui no fórum não vejo muito esses “ataques”, até porque eu não falei mal do Libre, na verdade acho uma iniciativa realmente incrível e única no nosso mundo hoje, com certeza abriu portas para muitas outras possibilidades de software open source. Mas é isso, o tópico rendeu boas discussões pelo que vejo aqui e isso é muito bom pra nós haha

Mas eu usei o Microsoft Office, não é a mesma coisa? Foi nele que tive a dor de cabeça inicial haha

Ah, depois que passar a minha defesa eu vou dar uma boa lida nisso aí. O @rasolar faz uns posts muito bons!

1 curtida