Relato de experiência - Vida de universitário (WPS Office)

É isso, eu dou aula e hoje já permito meus alunos a me enviarem arquivos odt, por exemplo. Mas você deve imaginar, recebo um ou dois kkkkk Pelo menos não estou impedindo eles de produzirem onde se sentem melhor :slight_smile:

1 curtida

Talvez isso demore um pouco para acontecer (para não dizer nunca). A primeira fase da escrita é tranquilo, o Libre salva em doc e docx e não tem grandes problemas, pelo menos não para o tipo de trabalho que eu escrevo. Percebo que o grande problema são imagens, tabelas, gráficos, cálculos, etc. Texto ele lida bem. Agora que o WPS parece estar mais atualizado e melhor eu vou escrever nele e ver o que dá.

1 curtida

Opa, esse vídeo muito me interessa! Vou dar uma olhada sim, muito obrigado! :grin:
Então, eu fiquei nesse passeio pelos softwares porque também não tenho muito tempo de desvendar os mistérios que essa galera coloca pra coisas simples kkkkkkkk Mas valeu a experiência.

Como coloca o tema escuro?

Cara, já tentei usar o Google.docs também, pra não dizer que não tentei de tudo, mas a experiência não me agradou muito. E na verdade, falando do problema que apresentei aqui (inserção de imagens e legendas) eu nem cheguei a descobrir como faz, rodei as opções um tempo, pesquisei na internet, perdi a paciência e voltei pro Libre e pro MS.

Eu sempre faço assim: escrevo os rascunhos no Libre, porque passo mais tempo no Kubuntu hoje, aí mando para mim mesmo via e-mail ou GDrive, baixo no Windows e ajeito no MS antes de enviar (essa última etapa leva em torno de 10~15 minutos kkkkk pra vc ver quanto tempo eu passo no Windows. Só agora na última fase da escrita que eu fiquei mais tempo lá, porque eu mandava uma versão, recebia, corrigia e mandava de novo e assim vai. Aí era mais fácil ficar logo lá.

1 curtida

Eu tenho usado mais o Libre ultimamente, principalmente para planilha eu ainda prefiro o libre do que o WPS, mas uma coisa espinhosa é dizer que prefere o WPS que o Libre pra essa galera.

Não to com ele instalado aqui, então não vou conseguir te dar as instruções exatas.
Tenta dar uma olhada nessas nesses botões ai pra ver se acha a opção
image

Se não funcionar tenta essas aqui
image

1 curtida

Pelo menos na minha época de Faculdade nos entregamos a maioria dos trabalhos em PDF e odt, ja que a maioria dos laboratórios tinha pacote Libre Office instalados.

1 curtida

Tu teve dificuldade de fazer um trabalho de faculdade no Microsoft Office? WtF? Algo não está certo aí kkk

1 curtida

Instalei aqui (kde neon) e não tive sucesso.

O spell check não funciona em portugues nem em ingles. Fiz os passos do video, inclusive aparece a opção de dicionario em portugues, mas simplesmente nada acontece.

Coragem, viu? Em defender software proprietário… É o que eu digo, o importante é que funcione e não ficar ligando para licenças;
Há muitos xiitas do software livre que não suportariam ver você elogiam software proprietário em detrimento de algo da comunidade, “livre”.
Mas eu mesmo já passei por maus bocados quando confiei 100% no LibreOffice. Quebra de formatação era um pesadelo, quebra de fórmulas no Calc, problemas com fontes… Tive que migrar, no meu caso o tão criticado FreeOffice conseguiu debelar 95% dos problemas que tive com o LibreOffice. Ainda não testei o WPS. Muitos o criticam por ser software chinês, mas lendo seu relato, fiquei curioso em testar. Os chineses são bons em fazer engenharia reversa. Talvez por isso costumo ver tanto elogios ao WPS.
Nunca usei, mas acho que chegou a hora de dar uma chance, vai que os 95% tornem-se 100%? :slight_smile:

2 curtidas

PDF ainda é um formato aceito, apesar de que para orientação, em que o professor geralmente escreve algo diretamente no corpo do texto, é preferível um formato editável, que no caso em sua grande maioria, são doc ou docx.

2 curtidas

Não tive dificuldade, foi normal como fazer no Libre ou no WPS, o ponto em questão era um bug esquisito que alterava todas as numerações de legendas quando convertido para PDF. Eu não sei o que pode ser nem vou descobrir kkkkkk agora sei que é melhor abrir no WPS e salvar em PDF. :+1:

Detalhe que nem em site externo eu consegui salvar sem alterar a numeração das legendas. É realmente um enigma pra mim hahaha

Eu instalei direto do Discover e o dicionário já veio instalado junto.

Vou dar uma olhada, valeu!

Vou te falar, não é a primeira vez que recorro ao WPS. Em 2018 eu também tive alguns problemas com documentos doc e docx recebidos de uma escola que eu trabalhava, o WPS, na época, foi o que melhor se saiu na questão de compatibilidade, fazia as provas para minhas turmas todas por lá.

É muito simples pra mim, não vou ensinar as pessoas a usarem um software se elas não querem, sem falar que se elas querem mesmo, documentação existe, vídeo aula, não é meu papel converter ninguém. Sei que seria um mundo ideal usar formato aberto, uma vez que o Libre é gratuito e assim ninguém precisaria piratear, mas fazer o que? Até lá, sigo buscando soluções e o WPS tem sido uma boa pedida.

1 curtida

Já deu uma olhada no FreeOffice ?

1 curtida

Mas esse versão do discover é a de 2013, baixando diretamente o .deb ou .rpm no site deles vc tem a versão 2019 e o dicionario não funciona

1 curtida

Eu baixei a última versão disponível direto no site e usei um dicionário disponível para download no site do Sistemático. É só escolher a versão 2.0 Português Brasil .deb, fazer o download e instalar. Aqui funcionou.

Já testei alguns suítes, mas não me lembro dele. Vou dar uma olhada.