Usei Windows durante a minha vida inteira. Apesar de ter curiosidade e admiração pelo mundo Linux, nunca havia pegado uma distribuição com o interesse de realmente tentar usar. Em março, instalei o Ubuntu 18.04 LTS no meu notebook, utilizado para trabalho, e consegui fazer tudo o que precisava nele (com alguns ajustes, vez ou outra). Depois de ver a evolução na questão dos jogos, resolvi largar de vez o Windows 10 e instalei o Ubuntu (já na versão 19.10) também no meu desktop. Não tenho dual boot, uso apenas Ubuntu (agora 20.04 LTS) nos meus computadores. E estou super satisfeito!
Contudo, não consegui me afastar de duas “lembranças” do Windows: Microsoft Office e AutoCAD. Testei diversas opções gratuitas de Office - incluindo o WPS - e tive problemas de compatibilidade de formato. Por enviar e receber muitos documentos .doc e .docx no ambiente acadêmico, e mesmo por facilidade de uso, resolvi continuar usando o Microsoft Office no Ubuntu (instalei a versão 2013 de 32 bits pelo PlayOnLinux e está funcionando muito bem). Tentei também usar alternativas open source para o CAD, mas precisava realizar trabalhos rapidamente e não consegui me adaptar: instalei o AutoCAD 2008, também pelo PlayOnLinux. E, novamente, funcionou super bem!
Usar Linux no ambiente acadêmico pode ser realmente mais complicado, mas parece sempre ter alguma saída, mesmo que seja continuar usando software proprietário via Wine. O único programa que tive que instalar em uma máquina virtual do Boxes foi o PowerBI.
Devemos usar aquilo que nos agrada e facilita nosso dia a dia. Se for uma ferramenta open source, ótimo! Se for software proprietário, legal também. O que importa é tornar nossa vida mais fácil. Se eu não tivesse feito o que fiz no PlayOnLinux, já teria largado o Ubuntu por perder horas de trabalho e a paciência.
Também já tive uma experiência ruim encontrando um dos chamados “xiitas” que veio “testando minha pureza” e ficou me condenando por usar esses programas e até mesmo o Ubuntu. Desnecessário.