Em questão da interface, ainda prefiro o Office da Microsoft, e estou torcendo para trazerem para Linux, que assino novamente sem nem pensar…
Por enquanto tô usando o Google doc e o libre office…
Tanto no Mint, como no Windows, estou usando o LibreOffice, mas sempre testo outras opções, vi aqui o pessoal falando do FreeOffice, baixei e usei um pouco, mas o Libre ainda é a principal
Não acho que nenhuma seja 100% compatível com o MS Office.
Depende muito de quanto “complicado” é o seu documento/planilha/apresentação.
Além destes que você citou, tem o SOFTMAKER que, apesar de ser pago (tem versão free, limitada) está sempre criando promoções (comprei a versão full por R$29,00 numa dessas promoções).
Tem o Google Docs também que, a cada dia, tá mais compatível com o MS Office.
Uso o Google Docs pois com ele e o GDrive tenho acesso aos meus documentos em qualquer lugar. Do Android para o PC. Sem contar na boa compatibilidade com os .docx e .xlsx
Eu exportei em .odt um currículo pelo libre office e quando cheguei naquelas casas de xerox, o documento abriu todo zuado no word 2007 deles… porque eu não sei. Mas depois disso eu comecei a usar o Google docs (Não odeio o Libre Office, apenas prefiro usar o Google docs)
Eu uso o freeoffice, que é a versão free do softmaker. Não sou usuário avançado e, para meu uso, atende muito bem! inclusive com 100% de compatibilidade com os arquivos do ms office. Mas ficarei de olho nessas promoções.