É mesmo necessario instalar um antivirus no Linux, qual o melhor?

No Windows 10 uso o Avast Free, mas gostaria de saber se no Linux realmente é necessário ter um antivírus ou se tendo apenas irei perder em desempenho.
A grande maioria das ameças hoje tem como foco o Windows e Android que são os Sistemas Operacionais dominantes.

O Windows possui 38,49% de participação de mercado, Android 36,79% e Linux apenas 0,78% (dados de maio de 2019).

Fonte:

5 Curtidas

Se tu se manter só com pacotes oficiais dos repositórios da tua distro ou e só usar pacotes externos com cuidado então não vai ter necessidade nenhuma, é muito difícil pegar qualquer malware assim.

3 Curtidas

Não recomendo antivírus nem em Windows, quem dirá no Linux. É melhor tem um bom firewall, baixar arquivos apenas de fontes confiáveis (de preferência software livre), ter bons hábitos de navegação, manter os programas e drivers sempre atualizados.

3 Curtidas

@willianlycan, quanto a dica em ter um bom firewall, uso o Linux Mint 19.1 Cinnamon e por padrão o Firewall vem desabilitado, baixo muito arquivos torrents (filmes e séries), ativando o mesmo terei problemas, mas sei que basta criar uma regra no firewall para o programa torrent, tentei fazer isso mas não achei tão intuitivo essa configuração, irei criar um tópico sobre isso…
Mas aproveitando o assunto firewall, o que vem por padrão no sistema atende bem ou recomenda algum em especifico?
No Windows além do firewall ja vim habilitado, ao instalar um programa torrent este já cria automaticamente uma regra no firewall, o Linux poderia ser assim também.

1 Curtida

É completamente desnecessário, mantenha o sistema atualizado para deixá-lo seguro, instale atualizações assim que a notificação aparecer. Recomendo apenas utilizar um firewall.

A dica do @Fenrir é bastante relevante, evite repositórios de terceiros, especialmente PPAs, eles podem comprometer a segurança do sistema. Dê preferência a Snaps e Flatpaks, eles são formatos mais seguros.

5 Curtidas

O do próprio sistema é suficiente ou recomenda algum em específico?

E os AppImage?

Pode ser o UFW/GUFW mesmo, em sistemas baseados em DEB normalmente se utiliza o UFW e em sistemas RPM o Firewalld. Você disse que baixa torrents, se utilizar o Transmission existe uma regra pronta no GUFW, é só ativar.

São seguros também.

3 Curtidas

Não gostei dele, já vem instalado por padrão no Mint 19.1 Cinnamon, estou usando o mesmo que usava no Windows e gosto muito o qBittorrent.

Nesse caso você tem que verificar as portas utilizadas pelo qBitorrent nas configurações do programa e criar regras para elas manualmente.

2 Curtidas

O antivírus no Linux tem por utilidade proteger os usuários de Windows que “esperem” seus pendrives em um computador com Linux… A única finalidade desse antivírus é limpar esses pendrives que, por ventura, estejam contaminados, protegendo assim os computadores com windows. Porque para o Linux mesmo, não existe necessidade.

Se vc contabilizar que o Android usa kernel Linux… Essa sua estatística estaria furada. Mas se contabilizar apenas computadores, a distância é muito maior.

3 Curtidas

Nem no Windows eu uso antivírus… É só ter cuidado nos sites que entra e instalar programas dos repositórios confiáveis

2 Curtidas

Não sou autor desta estatística, essa é a fonte StatCounter Global Stats.

1 Curtida

Existem outras métricas que indicam 3% de market share. Se você levar em conta que a maior parte dos usuários de Linux se importa com privacidade e utilizam algum tipo de adblocker ou ferramenta anti-monitoramento, as estatísticas são bem furadas.

4 Curtidas

Cara, o Firewall do Gnu/Linux tbm já vêm por padrão habilitado. Ele já reconhece o tipo de conexão do torrent e não implica com isso.

3 Curtidas

Essa estatística que vc postou. :slight_smile:

2 Curtidas

Cara nem mo Windows e Android é preciso

1 Curtida

Ainda não há muitas opções, principalmente gratuitas. Tem o Comodo AV (grátis) que está abandonado e dá erro de dependências para instalar em sistemas mais recentes. O Bitdefender (grátis) tbm segue a linha do Comodo; e se mostra tbm abandonado.

O avast (pago) ressucitou a sua versão para Linux; mas segundo a AV-Comparatives, é um AV capenga (versão free p/ Windows). Acredito que a melhor opção é o Eset (pago), que parece ser o único que se mantém atualizado e tendo suporte.

Tempos atrás, fiz o pedido para que o Panda AV liberasse uma versão para Linux… resta aguardar. A galera do Stallmann, aplaude um tal de ClamAV - além de precisar instalar uma interface horrível à parte; tenho certa desconfiança sobre a eficácia.

A poucos dias se falou de um Malware que apareceu para o Linux… E o assunto foi abafado pelo pessoal do próprio Linux (pois não há uma forma de proteção). Se o Firewall só controla portas… Nada me protege de infecção ao acessar algum site infectado; e a proteção dos navegadores (eles usam lista!), não é totalmente confiável.

Ao meu ver, AV é essencial.

2 Curtidas

O ataque está estagnado, nem ao menos conseguiram identificar o alvo então o que tinha que ser falado já foi…

2 Curtidas

Pelo que li a respeito do assunto, o HiddenWasp infecta máquinas que já haviam sido previamente comprometidas de outra forma, muito possivelmente através de alguma falha de segurança conhecida que não foi corrigida, pois o usuário/administrador não atualizou o sistema. A prática de sempre manter o sistema atualizado continua válida, um anti-vírus não ajudaria em nada, anti-vírus não protegem sistemas contra falhas de segurança.

6 Curtidas

A melhor proteção é prevenção e nisso poucos antivírus são bons. Além do +, ter um antivírus não é garantia q vai estar protegido contra toda e qualquer praga virtual. Se proteção de navegador não é confiável, pq as empresas de antivírus com o tempo passaram a adotar extensões no navegador?

1 Curtida