Como criar uma regra para o qBittorrent no Gufw Firewall?

Utilizo o Linux Mint 19.1 Cinnamon e por padrão ele vem com o Gufw Firewall 18.04 desabilitado, em um tópico que criei É mesmo necessario instalar um antivirus no Linux, qual o melhor? , os senhores recomendaram utilizar um Firewall no Linux, além de manter o sistema, aplicações, drivers sempre atualizados e ter boas práticas de navegação, que seria suficiente.

Pois bem, baixo muitos arquivos torrents (filmes e séries basicamente) e para isso utilizo o qBittorrent 4.1.6.

Gostaria de aprender como configurar uma regra para o qBittorrent no Gufw Firewall, usando a interface gráfica da aplicação e não o terminal!

image

Essas configurações padrões são suficientes?

image

Configuração de conexão no qBittorrent:

1 curtida

Não tenho o GUFW instalado, então não posso lhe guiar, mas o processo é bem simples na linha de comando.

sudo ufw allow 8999
sudo ufw enable

4 curtidas

@anon48453804, quero aprender via interface gŕafica, mas de qualquer forma obrigado.

Pela interface gráfica do Firewall, em adicionar uma regra, tem 3 abas, elas pegam uma pré-configuração para o qBittorrent que no meu ponto de vista (leigo), divergi com a configuração usada no programa P2P.

No programa P2P temos, protocolo habilitado TCP e UTP, porta usada para conexão de entrada 8999.
No Firewall temos, protocolo habilitado TCP e UDP, porta usada para conexão de entrada 6881 (imagem da aba Opções avançadas).

image

image

image

No Windows essa regra é criada automaticamente, quando se instala qualquer programa torrent.

1 curtida

Vá na aba “Simples”, digite o número da porta, selecione ambos (TCP/UDP) e clique em adicionar.

3 curtidas

@anon48453804, cheguei a conclusão que esse Firewall não serve de nada, pois simplesmente ativei ele, não criei regra nenhuma, e já fiz download/upload de vários arquivos torrent, sem maiores problemas! :-1:

Funciona, mas a velocidade oscila muito se você não abrir a porta, e na maior parte do tempo fica bem abaixo do limite da conexão.

3 curtidas

@anon48453804, tenho minhas dúvidas, mas com certeza irei testar, obrigado!

@anon48453804, fiz o teste baixando um arquivo (834mb) e upando ele no Google Drive, mesma média de velocidade com Firewall ativado sem regra e com o Firewall desativado!

Parece que tá só de enfeite mesmo… :roll_eyes:

1 curtida

Não entendo o que você estar querendo fazer, você estar querendo fechar algumas “portas” do firewall?

Se for isso talvez alterando o perfil resolva…

1 curtida

Na vedade @Keviny, o assunto Firewall surgiu como recomendação pelos colegas neste outro tópico que criei É mesmo necessario instalar um antivirus no Linux, qual o melhor?, afim de melhorar a segurança do sistema.
Pelo menos no Linux Mint 19.1 Cinnamon o mesmo vem desabilitado por padrão e ao habilita-lo teoricamente teria problemas de funcionamento em alguns programas, como por exemplo programas Torrent, que é o que acontece no Windows e qualquer outro sistema que tem um Firewall habilitado e não existe uma regra definida/ativa para programas como torrent, no Windows por exemplo quando você vai instalar um programa torrent, no gerenciador de instalação te pergunta se deseja criar uma regra no firewall para ele de forma automática.

E o que eu fiz primeiramente no Linux foi apenas habilitar o Firewall, não criei nenhuma regra para programas e também não tive problema com nenhum, nem mesmo oscilação de download e upload, seja no navegador ou programa torrent

Por esse motivo, acho meio questionável a eficacia deste Firewall…

2 curtidas

No meu Linux Mint o firewall está ativado e não ocorre nenhum problema em relação a baixar torrent :thinking:
Se o firewall está ativado e não está te atrapalhando, não precisa mudar nada (a não ser que você queira) :slight_smile:

2 curtidas

@Lee, você por exemplo tem alguma regra ativa?

2 curtidas

Então isso é normal o firewall vai te proteger somente de ataques, pois se você configurar para um perfil mais corporativo vai ter que “editar” na unha as portas ele avalia a segurança automaticamente mas caso queira acompanhar as regras que são criadas automaticamente é só ir na aba relatórios, após ativar a opção de Registro completo nas preferências

2 curtidas

Caso esteja em dúvida, leia esse artigo do UnixUniverse :slight_smile:
https://unixuniverse.com.br/linux/ufw

2 curtidas

@Lee, qual perfil vocẽ usa no seu Firewall?

2 curtidas

Apenas ativei o firewall com o perfil pré definido “Inicio” :thinking:

2 curtidas

Eu também, @Lee ! :+1:

2 curtidas

Estranho…
Comigo aconteceu ao contrário, no Deepin eu fui usar o Firewall e no teste da porta diz que a porta tá fechada, aí eu instalei o GUFW, ativei e configurei a porta do torrent pra ser liberada. Mas a porta continua fechada. :thinking:

2 curtidas

Vai entender este Firewall @elppans! :triumph: