É mesmo necessario instalar um antivirus no Linux, qual o melhor?

A proteção mais eficaz é a política de segurança do usuário. Mas não garantem imunidade. As ferramentas também são importantes.

2 curtidas

NA MINHA OPINIÃO, melhor um AV… do que nada! Mencionei os navegadores nativamente… O uso de extensões de segurança, é outra questão (que ainda não avaliei a eficácia).

Aliás, ficou bem clara a rejeição da galera aos AV.

2 curtidas

No Windows 10 uso Kaspersky free

Eles consomem muito recursos e sempre deixam na mão já que não protegem contra falhas de segurança

5 curtidas

Pessoal, se quiseres uma distribuição orientada à segurança e ao combate contra hackers cibercrimonosos, recomendo-vos a utilizar o Qubes OS. Isto ser-vos-á muito interessante.

Eu não estava ciente e não sabia desta distribuição, fiquei a saber por meio do teste de qual distribuição combina comigo DistroChooser, e deu o resultado: Arch Linux, Qubes OS e Void OS. Desconheci o Qubes OS e fiquei curioso ao conhecê-lo.

5 curtidas

A verdade é que não existe 100% de segurança nem no Linux e nem nenhum outro S.O onde há conexão internet há portas logo isso é questionável, mas para manter um sistema saudável nada melhor que deixar o sistema atualizado e ter um controle do que se instala no sistema e sites onde navega além do controle de permissões (que a das distros Linux é totalmente diferente do Windows)

3 curtidas

@anon48034656, o @Dio falou sobre isso a algum tempo atráz:

https://www.youtube.com/watch?v=dftuvZ40qf0

Esse é o artigo que ele menciona no vídeo:
As verdades sobre o Linux: Afinal por que o sistema não pega vírus?

3 curtidas

Se você mantiver o sistema atualizado, se não executar comandos estranhos (que você desconheça) no Terminal e não adicionar repositórios e pacotes suspeitos no sistema, em Linux você não precisará de nenhum antivírus.

4 curtidas

É a realidade não muda muito de sistemas como windows, é sempre bom saber oque você esta a instalar, porém as distribuições linux tendem a ser mais seguras.
Lembrando que o melhor antivírus é sempre você mesmo. Ja que um antivírus não impede totalmente de não pegar o vírus.
Lembrando que essa é minha opinião.

2 curtidas

Olá! sou usuário de Windows faz muito tempo, mas agora decidi tentar o Linux, depois de várias tentativas frustradas de instalação do ZORIN OS finalmente consegui fazer ele funcionar ao lado do Windows. Na opinião de vocês é preciso usar antivirus no Linux? Se sim, qual seria o recomendado? Assisti alguns vídeos no youtube que diz que não é necessário outros que sim.

1 curtida

Popularidade não tem nada a ver com isso

O motivo é simples: pra um vírus (ou qualquer outro malware) fazer qualquer coisa no Linux o usuário precisa fazer o equivalente a desativar o Antivírus no Windows, partindo desse pressuposto é uma proteção inutil

3 curtidas

De forma simples: não, desde que em modo “Administrador” (“Root”, Usuário com “Super Poderes”) você não dê permissão para a instalação de nada estranho (nada de usar algo que provenha de fonte suspeita ou desconhecida) e nem execute scripts ou comandos aos quais você não sabe exatamente o que fazem ou que dêem permissão a terceiros.

4 curtidas