Fala gente, tb? Em Janeiro de 2026 agr farei 2 anos de Linux, comecei com 14 anos no linux, e de lá prá cá, aprendi mt coisa legal, testei várias e várias distros (já tentei contar, mas o número chega na casa das 40). Mas tbm, testando tantas distros assim, isso acaba consumindo um pouco do meu tempo, ent, eu cansei do distro hopping, e tô me desafiando aqui, eu saí ontem do Alpine Linux, para vir pro Zorin OS, e meu objetivo é o seguinte:
Desafio do 1 ano
Ficar no mínimo 1 ano na mesma distro, sem trocar
Formatar de 6 em 6 meses ainda
Não trocar de DE, usar apenas o GNOME do Zorin
Não customizar pesadamente o GNOME do Zorin, apenas o básico para ficar bonito e confortável de usar
Ficou bem agradável e simples.
E mesmo depois de passar esse ano, se eu curtir o Zorin como é, fico nele msm, espero priorizar minha produtividade agr!
Ah não mn, num me passa vontade
Enfim, TUIs não, continuo com as minhas TUIs de vez em quando… mas a TWM sim mn, não da mais, e eficiente e tals, mas eu não consigo me focar nelas, eu senpre fico ajustando tweaks e tals…
De 2009 a 2016, fiz uma coisa muito simples – com 2 partições:
Na 1ª partição, mantive o Kubuntu durante 6 anos.
Na 2ª partição, experimentei Debian, Mint e outras distros, com diferentes DEs.
Com o Kubuntu sempre pronto, não precisava gastar tempo com as outras distros. – Instalava, e ia configurando / experimentando só nas horas vagas – sem atrapalhar minhas atividades principais.
Não mn
Mas ok, o menu iniciar esta de bom tamanho, no maximo oq pode acontecer eq eu troque de layout ou no máximo pague o Zorin OS Pro, pq esses dias eu to bem ocupado, ent acho q consigo…
Eu estava nesse loop faz um tempo que até dei uma sossegada e para tristeza, voltei pro Windows 11. Mas quero tentar estabelecer uma meta para pelo menos, testar uma distro LTS em dual boot, mas só para fins de estudos mesmo de programação hehe