Após alguns anos usando distros linux como meu sistema operacional principal, resolvi me aventurar no mundo dos BSDs. Estou utilizando o GhostBSD, que é uma distro que usa o FreeBSD como base e busca ser simples para quem está iniciando nesse sistema operacional.
No GhostBSD tem uma loja de aplicativos parecida com o Pamac do Manjaro (ou o Synaptic, de distros base debian), daí dá pra pesquisar e instalar apps por lá. Também tem o pkg, que dá pra instalar programas via terminal com o comando sudo pkg install nome_do_programa .
O FreeBSD e distros derivadas tem compatibilidade com binários linux, porém não cheguei a pesquisar mais afundo.
Também existe o ports, no qual possibilita instalar apps compilando, mas eu não sei nada sobre.
Sempre quis testar o BSD mas infelizmente não consigo instalá-lo em nenhuma máquina minha, uma pena, o bicho nem boota o pen drive. Algum dia vou montar uma máquina de segunda mão compatível baratinha só para fazer esses testes.
Eu tentei o nomad, freeBSD, openBSD, ghostBSD, dragonfly, esses mais populares. Infelizmente não consegui utilizar, acho que deve ser alguma incompatibilidade do meu hardware com BSD ou eu estou fazendo alguma coisa errada.
Tudo desligado, deixo sempre desligado o secure boot… Preciso pesquisar mais. Tem um notebook antigão que ainda não tentei aqui, vou colocar um SSD nele e ver se consigo qualquer hora.