GhostBSD simples e bonito

Sistema Operacional: GhostBSD
DE: Mate 1.28.0
Tema/Theme: Flat-Remix-GTK-Blue-Darkest-Solid ( Flat Remix GTK - /s/Mate )
Ícones/Icons: Kora ( Kora - Gnome-look.org )
Terminal: mate-terminal

Após alguns anos usando distros linux como meu sistema operacional principal, resolvi me aventurar no mundo dos BSDs. Estou utilizando o GhostBSD, que é uma distro que usa o FreeBSD como base e busca ser simples para quem está iniciando nesse sistema operacional.

7 curtidas

Eu estou pensando em usar os BSD, pode dizer-me como instala aplicativo? Eu li que não aceita flatpak.

1 curtida

Nem flatpak, nem snaps e nem appimage.

No GhostBSD tem uma loja de aplicativos parecida com o Pamac do Manjaro (ou o Synaptic, de distros base debian), daí dá pra pesquisar e instalar apps por lá. Também tem o pkg, que dá pra instalar programas via terminal com o comando sudo pkg install nome_do_programa .

O FreeBSD e distros derivadas tem compatibilidade com binários linux, porém não cheguei a pesquisar mais afundo.

Também existe o ports, no qual possibilita instalar apps compilando, mas eu não sei nada sobre.

2 curtidas

Hummmm parece que é bem legale desafiador.

Poderia me informar se o Vs Code, Krita, Firefox e o Onlyoffice estão disponíveis? Em suma, só preciso desses software.

Sempre quis testar o BSD mas infelizmente não consigo instalá-lo em nenhuma máquina minha, uma pena, o bicho nem boota o pen drive. Algum dia vou montar uma máquina de segunda mão compatível baratinha só para fazer esses testes.

1 curtida

Sim. Tem firefox, krita, onlyoffice e o vs code opensource nos repositórios oficiais. Porém não sei se são as versões mais recentes.

1 curtida

Quais BSDs você já tentou instalar?

Eu tentei o nomad, freeBSD, openBSD, ghostBSD, dragonfly, esses mais populares. Infelizmente não consegui utilizar, acho que deve ser alguma incompatibilidade do meu hardware com BSD ou eu estou fazendo alguma coisa errada.

2 curtidas

O secure boot estava ativado? Até onde sei, os BSDs não tem suporte ao secure boot :thinking:

1 curtida

Olá, @Lee! Excelente!

Se puder, compartilhe depois a sua experiência usando o GhostBSD no dia a dia. Você tem percebido alguma diferença prática?

Nunca usei sistemas BSD no cotidiano e gostaria de ouvir impressões e experiências de usuários que fizeram essa migração.

Abraço!

Vou usar por mais uns dias pra ver como é a usabilidade do GhostBSD.

1 curtida

Tudo desligado, deixo sempre desligado o secure boot… Preciso pesquisar mais. Tem um notebook antigão que ainda não tentei aqui, vou colocar um SSD nele e ver se consigo qualquer hora.

2 curtidas

Vish, pois tá difícil.

1 curtida