[Dúvida] Transformando o I3wm com tema gruvbox

Eae galera, que saudades que eu estava da comunidade, me ausentei por um tempo por diversos motivos, e o meu retorno é por um motivo nobre, e ao mesmo tempo vergonhoso, experimentei algumas distros e acabei me apaixonando bastante pela estabilidade e perfomance do Fedora no meu Notebook, diferente de todas outras distros que testei, não tive nenhum problema nesse Notebook.

Quem me conhece sabe que sou apaixonado pelo tema Gruvbox pra vim, eu uso essas cores até no tema do OperaGX no trabalho, além do vscode, bash, prompt command do Windows e etc.

Eu sempre quis experimentar o i3wm, e apaesar dele me parecer muito hardcore só de olhar, eu me encantei pela simplicidade e leveza, tentei usar e fazer algumas coisas e ainda estou me adaptando, sou um usuário bem iniciante em Linux ainda, tenho muito o que aprender.

Fuçando a internet achei um repositório no Github com um Tema baseado no Gruvbox para i3wm, fiquei completamente encantado, mas não consegui reproduzir de forma alguma, e o desenvolvedor parece ter abandonado o repositório a dois anos atrás e não dá suporte a quem tentar reproduzir, caso alguém experiente em i3wm tiver paciência e quiser me ajudar, estarei agradecido.

GitHub - a-schaefers/i3-wm-gruvbox-theme: An i3-wm gruvbox theme implementation

Você quer deixar igual ao link do github? Ou só quer deixar parecido? Já tentou fazer alguma coisa?

Basicamente, o que você tem que fazer é ir alterando seus arquivos de configuração com o que tem nesse repositório. Baixe o conteúdo do repositório e substitua ou adicione as informações aos arquivos de configuração da sua máquina.

O que tem ali é um i3 com o dunst como gerenciador de notificação, o rofi para lançar aplicações, o conky com as informações e o relógio na área de trabalho e o i3 com o i3blocks. Basta instalar os 4 e, como disse, alterar ou substituir os arquivos de configuração.

Os arquivos de configuração dos programas ficam na pasta “/home/seu_usuário/.conf” Para editá-las, você precisará de um editor de texto como o mousepad, nano, xed etc.

Minha ideia é deixar igual e em cima disso mudar talvez pra algo um pouco diferente, só não quero o wallpaper e a fotinha no terminal, de resto me agradei muito do visual, tentei colocar o i3blocks, mas por algum motivo no fedora 33 ele não apareceu, mesmo chamado no arquivo de configuração do i3, vou tentar com outra distribuição em VM, vlw pela força.

Invoco o @Lavrudinho e o @FranklinTech que entendem do i3blocks para te ajudar.

Do i3blocks vou ficar te devendo. Uso o i3status, porque atende todas as minhas necessidade e, ao mesmo tempo, é bem mais rápido de configurar e alterar que o i3blocks.

O problema do i3blocks, para quem tá começando, é que, quase sempre, você tem que alterar alguma coisa manualmente. Porque sua placa, seu servidor de áudio ou seja lá o que for, pode ser diferente do que está no arquivo de configuração que a pessoa postou. Ai ele dá erro e não exibi as informações corretamente.

1 curtida

Brigadão pela força, espero que um deles possam continuar com a ajuda, eu estou formatando com o Arch nesse exato momento, visto que no fedora 33 o i3blocks, não funciona, mesmo com a config padrão.

Olá Guilherme, vou me intrometer, vi o repositório que você citou e testei em uma VM, infelizmente estava fazendo outros testes e acabei excluindo tudo, esqueci de separar com as “correções” que fiz. Posso te alertar que não funciona de uma forma muito simples, por exemplo eu uso o mod na tecla enter, esse script usa o alt, levei alguns minutos para perceber isso, pois como nada abria pensei que tinha configurado algo errado no config.

No meu teste o i3blocks não funcionou como esperado, mas pude contornar dando permissão a todos os usuários nos arquivos dentro da pasta i3blocks, depois de ler os arquivos fui adaptando para a minha máquina.

Recomendo, antes de modificar no seu pc principal, se for o caso, estudar o arquivo config, pois é ele o responsável pelos atalhos, aberturas de apps, menu, terminal…

Lhe sugiro também esse outro GitHub, pois com ele você pode usar outros diferentes módulos (sempre personalizando conforme deseja e com as cores de gosta):

Segue a minha como exemplo.

2 curtidas

Valeu pela força, estou testando aqui no arch, e o problema está sendo outro, parece que meu atalho mod +d está duplicado com um outro que abre o dmenu também, só que na versão desktop, eu não entendi bem ainda o que está acontecendo, mas no arch pelo menos o i3blocks apareceu.

O bom é que sempre mostra a linha que está com o problema, nesse caso aí a linha 40. Recomendo abrir o config com um app legal de edição de texto, como o mousepad ou leafpad.

Você pode comentar essa linha, colocando um # na frente ou tentar encontrar a duplicidade de fato (uso bastante a busca Ctrl+f).

Eu achei o erro, como eu disse era realmente duas versões do dmenu, d-menu_run e i3-dmenu-desktop, se eu comentar o erro some, porém o dmenu continua não funcionando.

1 curtida

Muito tempo que não uso dmenu, prefiro usar o rofi:

3 curtidas

Ele é bem mais direto ao ponto kkkk, mais difícil de confundir um pacote, vou testar.

Eu tô começando a usar o rofi, muito interessante mesmo

1 curtida

Eu tenho meu script de automação para o i3-gaps se quiser da uma olhada fique a vontade =)

5 curtidas

Eita coisa linda!

como eu posso incluir na config do i3blocks os modulos e só copiar e colar ou tem algum lugar especifico para adicionar

Os módulos são configurados no arquivo i3blocks.conf.

Quando estiver em casa te passo como está o meu, para você se basear. Mas a princípio, pode seguir as instruções do github, lá ensina como fazer, onde colocar e quais as dele dependências de cada módulo.

1 curtida

ok,e que eu ia colocar par ver quantas atualizações por exemplo mas usando o comando yaourt não funciona kkk que dor de cabeça mas e bom kkk

Criei um tópico bem rico em detalhes, acredito que agora vai ficar fácil de fazer:

Edit: Agora que vi que fiquei mais de 1h fazendo esse post haha deu trabalho mesmo.

1 curtida

Bom dia, queria deixar o meu i3blocks assim. Coloquei as coisas que estão la no git e não funcionaram [disk]

command=$SCRIPT_DIR/disk

LABEL=HOME

#DIR=/mnt/data

interval=30

Bem vindo ao fórum @Rodriggoshell!
Segue o tópico que abordei como configurar: Como incluir módulos no i3blocks