Dual boot no POP!_OS

Se você utiliza dual boot a algum tempo, deve ter percebido que o Pop!_OS não mostra uma tela de grub, e mesmo que você rode um sudo update-grub, ele não encontra o Windows:
update-grub
Pois bem, hoje iremos aprender a realizar um dual boot no Pop!_OS.

Para esse proceso, precisaremos de dois pacotes o grub customizer que tem video no canal Diolinux, e o OS Prober, que é o script responsável por encontrar o Windows. Você pode instalar rodando esse comando: sudo apt install -y grub-customizer os-prober, ou via synaptic procurando pelos pacotes.

Quando os pacotes instalarem, abra o Grub-customizer ele irá pedir a senha do usuário, e irá rodar um update-grub, e junto com o script do OS Prober, irá encontrar o Windows.
Grub-customizer
Mas ainda não acabou. Você pode definir a ordem de boot que você prefere, eu deixo apenas o Linux e o windows e renomeio os sistemas, mas isso é opcional.

Agora vem o passo mais importante, em configurações gerais, você vera a opção “Boot padrão de inicialização depois de”. Nela, coloque o tempo que o grub deverá aparecer, caso ela esteja em 0 o grub não aparecerá. Logo após isso, clique em salvar e você terá a tela de grub novamente.

Caso queira fazer mais customizações recomendo assistir ao vídeo que comentei logo acima.

Vocês utilizam dual boot? Já fizeram dual no PoP? Deixe nos comentários, e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

18 Curtidas

Cara eu estou tentando fazer dual boot na minha maquina, mas toda vez que eu dou inicio a instalação do Linux, fico sem imagem, o monitor fica sem sinal, mas no windows funciona normalmente sem nenhum problema, sabe oque pode ser, tentei mexer na bios mas não vi nada
minhas configs:
intel i37100
placa mãe Gigabyte H110m s2v
12G Ram
1 ssd de 120G ( onde esta o windows)
HD 1T

pretendo colocar o POP_OS mas não tenho mais nenhuma ideia de como resolver esse problema, se puder me ajudar eu agradeço.

Já verificou se o Secure Boot está desabilitado? Tentou gravar a iso em outro pendrive, tentou utilizar outra iso…

Eu não encontrei o secury boot na minha bios, mas eu testei em 2 pendrives diferentes e testei 3 isos, 1 do pop.os outra do ubuntu e outra do mint, pode ser que seja o secury boot mas eu não encontro ele na BIOS.

Utilizava um dual boot com Windows e um Mint… sem problemas … Inventei de trocar para o POP foi uma semana se trabalho. Só consegui quando instalei um HD sobressalente que tinha aqui… E acabei instalando nele o POP… deu certo…

Sou iniciante no assunto. Queria fazer dual boot, mas não sei se vou conseguir. Não consigo instalar o windows e tô travado na criação de partição pra instalação do ubuntu, pq não sei qual devo criar. Tô procurando no site do diolinux sobre quais partições criar pra instalação do ubuntu

Também estou apanhando a uma semana pra fazer dual boot windows e linux, o primeiro erro que eu encontrei foi que, quando vou colocar o POP.os no pendrive o Rufus logo muda ele pra GPT e o HD que estava tentado colocar tem por padrão MBR, então eu coloquei o ubuntu que aceita por em MBR, porém ainda tava com o problema de não ter sinal quando inicio o SO, então descobri que o problema era que o linux não estava reconhecendo o meu drive, entrei nas configs do ubuntu através do grub e mudei pra um drive open sorce, e esta iniciando normalmente, mas eu pretendo por o POP.os tem como utilizar o grub no POP.os?? por que os 2 ficam nesse problema de no signal.

Na criação de uma partição para o ubuntu, vc só formata ela pra ext4 e aloca o tamanho que quer destinar a ele, e pronto, existe muitos videos no youtube ensinado como fazer dual boot, não é algo complicado.

1 Curtida

Criei uma participação ext4 com 200 gigas, mas essa parte da instalação eu não encontrei em nenhum tutorial

As partições tão assim. Essas menores foram criadas pelo dell backup recovery

Desculpa pensei que vc queria instalar o linux, o linux usa o ext4, se vc quer criar uma partição pro windows é NTFS

1 Curtida

Vc entendeu certo. Quero instalar o linux, mas tô preso naquela primeira img. Não achei um tutorial pro próximo passo hehe

Esse vídeo explica como realizar um dual boot sem complicações.

1 Curtida

Faça o pendrive bootável pelo etcher que não tem erro. Quanto ao grub, após instalar o sistema, basta seguir esse tutorial que dá certo!

1 Curtida

Vlw pela msg. Consegui terminar a instalação ontem. Comecei a instalar o ubuntu pq tive um sério problema com o windows. Ele simplesmente travava e não conseguia abrir mais nada. Até msm abrir pasta. Td isso começou faz um mês +/-. Formatei e tentei reinstalar, mas travava qnd iniciava ou eu não conseguia mexer com o teclado e mouse.
Instalei o ubuntu p/ ver se era um problema no hardware. Aparentemente, tá td certo. Agr, eu queria tentar reparar o windows pelo ubuntu, o que eu acho que não é possível. Não sei se esse problema com o windows começou por causa da atualização ou por causa de algum driver desatualizado.
Com a instação do ubuntu, notei que tem várias partições criadas no notebook pelo programa dell recovery. Uma pena que não funcionaram p/ retornar com o windows como eu queria

Usei o Lili

A melhor forma é utilizar a restauração do windows pela própria ISO, ou reinstalar o sistema,tente fazer isso pelo Dell Recovery, particularmente eu removo essas partições e reinstalo a minha maneira, mas se você estiver na garantia, e melhor não fazer isso…

1 Curtida

A garantia acabou tem uns anos hehe. Tentei restaurar o windows, usei o dell recovery, formatei, instalei o win10 por um usb. Não consegui ainda. Mas sou leigo no assunto

Gostaria de saber se alguém passou pelo o mesmo problema. Estou tentando instalar o PopOS em dualboot com o Windows, mas na janela de selecionar as partições não aparece minhas partições criadas para o Linux nem as outras que também tenho dentro do Windows. A imagem abaixo é de outro sistema Linux que utilizei para testar se era problema do instalador do PopOS, aparentemente não.

se apertar F12 no boot não funciona?