Linux não aparece em dual boot com Windows

Gosto de ficar testando diversas distros, mas quando fui instalar o Pop_OS não reparei que o Windows não estava completamente desligado (estava no modo hibernar). Após o final da instalação o Pop_OS não aparecia no menu de boot nem na BIOS. Olhando pelo Windows vi que o Pop_OS estava instalado.

Não sei se é relevante, mas quando colocava o pendrive para instalação antes ele aparecia como “linpus lite”, agora aparece como “EFI System Device”. Distribuições como Manjaro e Pop_OS estão tendo este problema, a única que consegui instalar até agora é o Ubuntu (que curiosamente aparece como linpus lite).

Alguém sabe me dizer qual o problema e como posso resolver?

A real é q o Pop!OS é bem chato com relação ao Dual boot, mas tem diversos tópicos comentando sobre isso.

Dá uma conferida:

Caso aconteça esse problema:

2 curtidas

Eu não vou mais instalar o Pop!OS, o problema é que isso afetou também outras distribuições como o Manjaro. Esse mesmo tutorial resolveria o problema para ele também?

Eu acho que o Manjaro também é meio problemático em relação a Dual Boot.

Mas antes eu conseguia fazer dual boot de qualquer outra distro tranquilo com o Windows, sem dor de cabeça.

O Windows já tem uma fama de não permitir ou dificultar a instalação de outros SO no pc, o problema seria o Windows ou talvez um problema no EFI?

Quando eu instalava criava uma partição /boot/efi formatada em fat32 e dava tudo certo. Agora o SO não aparece na BIOS e nem no menu de boot, como dito anteriormente.

O problema é com o Pop, q não vem com o Grub, mas um sistema diferente de trabalhar.

Sobre Manjaro e outras distros baseadas em Arch que usam grub: elas rodam tranquilo em dual boot - aqui tenho W10, Manjaro e Garuda e os grubs das distros conseguem lidar bem com os vários sistemas.

Uma ideia é tentar o efbootmgr. Com ele é possível limpar as entradas - o problema é conseguir entrar na distro instalada, mas aqui tem uma solução:

Recuperar grub EFI – Manjariando

Após recuperar o grub, pode ser que não apareça Windows, mas aí precisa ajustar o os-prober no grub com
echo GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false|sudo tee -a /etc/default/grub && sudo update-grub

1 curtida

O meu computador não é somente eu que utilizo, outra pessoa utiliza o Windows. Na bios tem um lugar onde eu posso escolher qual sistema operacional o computador vai tentar inicializar primeiro, onde eu deixava no Windows sem aparecer a tela do grub, entrando diretamente no Windows. Para entrar no linux eu entrava no menu de boot onde eu escolhia o linux.

Se eu fazer os passos citados eu vou poder continuar entrando no linux desta maneira, saberia me responder?

Minha BIOS é uma InsydeH2O.

1 curtida

Se fizer o que disser em cima, teu grub deve voltar a reconhecer o Windows, daí pode deixar “manjaro” na BIOS que ele deve te deixar escolher se quer Manjaro ou W10. Mas mesmo sem alterar o grub, dá pra alternar os gerenciadores de boot normalmente pela BIOS ou tecla de boot (se tiver uma, em geral é F10, mas varia de placa pra placa)

Mas é importante limpar com cuidado as entradas EFI e deixar ali apenas as realmente instaladas:

Sem sucesso. Limpei as entradas e fiz os procedimentos de recuperação do grub e funcionou, o Manjaro apareceu no menu de boot, mas parece que o sempre que o Windows é inicializado ele remove o “grubx64.efi”, pois acessando outros bootloaders pela midia de instalação o Manjaro não aparece.

Isso realmente é esquisito, em tese o bootloader do Windows não deveria apagar o grub. Qual é o tamanho da pasta boot/EFI?

Eu crio uma partição de 500MB formatada em FAT32 que é pedido pelo Manjaro.

1 curtida

E são partições separadas para Windows e pro Manjaro? Pq eu uso a que o W10 criou aqui, de 100 MB, e funciona, até tem bastante espaço de sobra. Na hora de instalar, fui pelo particionamento manual, marquei lá pra não formatar, coloquei ponto de montagem /boot/EFI e a flag “bios_grub”, deu certo

1 curtida

São separadas. Vou reinstalar o manjaro e ver se funciona.

1 curtida

Muito obrigado pela sua atenção, funcionou perfeitamente.

1 curtida

Fico feliz que funcionou! Aproveite!!