Dica: Como deixar o Manjaro KDE com um visual de MacOS (OSX)

Certamente o OSX (MacOS) é um SO muito lindo, e muita gente costuma personalizar sua distro linux para deixá-la com um visual do SO da maçã.

E como de costume, sempre que eu começo a usar uma nova distro, deixo com o visual de MacOS, eu fiz um post mostrando como ficou minha personalização (aqui nesse link Manjaro KDE com um visual de MacOS), a galera curtiu, e agora venho aqui ensinando como deixar o Manjaro KDE com uma cara do SO da maçã :slight_smile:

Então bora lá, segue os passos abaixo:

1- Primeiramente vamos modificar a área de trabalho, movendo o painel pra cima, redimensionando-o e também vamos baixar uma dock.

Para mover o painel, você clica com o botão direito do mouse sobre ele, depois em opções de painel e em seguida em configurar painel…

Irá aparecer algumas opções de personalização, você verá que tem uma opção chamada borda da tela que serve para mover o painel, então basta você segurar essa opção e arrastar o painel para cima:

Depois redimensione a altura do painel segurando a opção Altura e arrastando para o tamanho que você preferir.

Agora vamos adicionar uma dock, que irá ser o latte dock. No Manjaro, você pode instalar pelo terminal com o comando sudo pacman -S latte-dock

2- Tema e wallpaper

Agora vamos modificar o tema, então vamos nas Configurações do Sistema, depois em Tema do espaço de Trabalho, em Aparência, selecione o tema Breeze e clique em Aplicar

Após isso, vá em Tema da área de trabalho e clique em Baixar novos temas…

Pesquise por Breeze Legacy e instale:

Agora selecione o Breeze Legacy e clique em Aplicar:

Após isso, vamos em Ícones:

Clique em Baixar novos temas…, pesquise por MacOS Sierra CT, instale, selecione o tema e aplique:

Vamos agora em Estilo dos aplicativos e depois em Decoração da janela:

E ir em Baixar novas decorações , baixe o tema Arc-OSX-aurorae e selecione-o:

Depois, clique em Botões e remova esses dois botões do lado esquerdo, para removê-los basta arrastar para baixo:

Logo após mova os botões de Fechar, minimizar e maximizar para o lado esquerdo e clique em Aplicar:

Selecionando um wallpaper do MacOS Sierra:

Baixe um wallpaper, depois clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho e clique em Configurar a área de trabalho, depois em Adicionar imagem :

Agora adicione a imagem que você baixou e selecione, depois clique em Aplicar

3- Personalizando o Latte Dock:

Abra o Latte Dock e depois coloque o ponteiro mouse sobre ele, clique com o botão direito do mouse e clique em Configurações da Área/Painel.

Irá abrir uma janela de opções, na aba Comportamento na opção Visibilidade , selecione a opção Desviar de todas as janelas:

Depois clique na aba Aparência :

No canto superior esquerdo da janela tem uma opção Avançado que está desativada, ative ela para termos mais opções de personalização.

Na aba Aparência e na opção Plano de fundo , vamos deixar o tamanho em 100% e a opacidade em 30% (ou do jeito que você preferir), e na opção Indicador ativo você pode selecionar entre linha e ponto , deixe como você prefere:

Caso queira adicionar mais aplicativos na dock, basta abrir um aplicativo e clicar com o botão direito do mouse sobre o seu ícone na dock e clicar em Fixar.

4 - Configurando as animações e o Blur:

Eu gosto de ativar algumas animações e também editar o blur, caso também queira fazer isso, siga os passos abaixo:

Para adicionar um efeito Lâmpada Mágica ao minimizar a janela e também editar o efeito de blur do sistema, você tem que ir nas Configurações do Sistema, ir na opção de Comportamento da área de trabalho e depois em Efeitos da área de trabalho.

Desça até as opções de Aparência e selecione o efeito de Lâmpada Mágica:

Para configurar o Blur, vá onde está escrito Borrar e clique na engrenagem:

Depois basta editar como quiser e clicar em Aplicar:

macjaro20

5- Configurando o menu global.

Agora vamos adicionar o menu global. Clique no painel com o botão diteiro do mouse, clique em opções de painel e depois em adicionar widgets, pesquise por Menu Global, depois arraste o widget para o painel.

Quando abrir um aplicativo que contenha menu, ele irá mostrar o menu global:

Agora vamos remover o wiget que mostra os aplicativos abertos, então devemos clicar no painel com o botão direito do mouse, depois em Opções de Painel e em Configurar Painel e mover o mouse para a área do widget de gerenciador de tarefas, e clique em Remover.

OBS: Irá ficar com os ícones de notificações ao lado do menu, para ajeitar você tem que adicionar um espaçador, clicando com o botão direito do mouse no painel, clicando em Opções de Painel e em Configurações de Painel e na opção Adicionar Espaçador, depois mova o espaçador para próximo ao menu até os ícones voltar para o lado direito do painel.

6 – Mudando o ícone do menu para o ícone da Apple.

Baixe uma imagem do logo da Apple com fundo transparente, ou edite para tirar o fundo.

Depois clique no menu com o botão direito do mouse e clique em Configurar lançador de aplicativos, vai abrir uma janela:

Onde tem o ícone do menu, clique nele e clique em Escolher , irá abrir outra janela, clique em Outros ícones e em Navegar.

Após isso é só selecionar o ícone. Depois clique em Aplicar.

Agora já terminamos de personalizar, aqui está o resultado:

Muito obrigado a todos que leram até aqui, espero que tenham gostado e que não tenha ficado confuso este post :sweat_smile:

(Se encontrarem algum erro, por favor me avise por mensagem :slight_smile:)

Hasta :smiley:

17 curtidas

Mas Lissandro e o menu global ?

1 curtida

Ele só aparece quando tem um aplicativo aberto que tenha menu (navegador de arquivos, terminal, etc.), infelizmente :frowning:

Poderia ser como o Menu Global do MATE que sempre aparece no painel, mesmo não tendo nenhum aplicativo aberto.

Mas o botoes das janela se enquadram no menu global ?

1 curtida

Sim.
Os menus globais só aparecem em aplicativos que tem aqueles menus de configurações/edições.

tem como por uma janela maximizada ?

1 curtida

assim? :thinking:

Caso queiram remover aquele widget escrito “padrão” na Área de Trabalho, tá aqui um link do post com a explicação:

1 curtida

How to Make KDE Look Like Mac OS - YouTube aqui acho que resolve o problema do menu global.

1 curtida

É bacana, mas não tenho paciência e nem recursos na máquina pra isso.

2 curtidas

Somos dois no meu caso só adicionei o plank no XFCE e deixei ele com os efeitos do próprio Plank e mudei o tema dos icones não consigo fazer mais do que isso, por esse mesmo motivo não uso o KDE, perderia horas customizando ele hehehehe

1 curtida

:joy:
KDE é muito customizável, e é um dos motivos de ser o DE que eu mais curti, pelo menos por enquanto :sweat_smile:
Mano, até quando eu usava o Linux Mint XFCE eu passava horas customizando :joy:

Essa foi uma das customizações que fiz no Linux Mint XFCE

1 curtida

Leandro boa tarde, eu uso o Linux Mint 19.1 já costumizei ele todo para o visual do Mac. Mais queria saber se tem como instalar o menu global nele, pois foi somente isso que ficou faltando.!?

2 curtidas

Qual DE? Pois se for o cinnamon, eu não encontrei nada sobre o menu global nele.

1 curtida

Também desconheço opção de menu global para ele. No momento as únicas interfaces que tem um bom suporte a isso são o Plasma e o MATE.

3 curtidas

O meu é o Cinnamon Tessa será que tem como ?

1 curtida

Bela customização. Achei legal, vou testar !! Obrigado pelo post.

1 curtida

Não, que eu saiba não tem o menu global no Cinnamon, infelizmente :confused:

De nada :slight_smile: