Copiar arquivos de um HD defeituoso, saltando rapidamente os arquivos corrompidos, tem como?

Eu acho que você deveria gastar um tempo lendo sobre como BTRFS funciona, um snapshot é uma “foto” deduplicada daquele volume no tempo. trate a pasta onde você vai fazer snapshot como a pasta original dos dados em /home. Se você usar snapshots read-only, o BTRFS já se encarrega de proteger o que foi adicionado de manipulações.

De resto, só fica a dúvida de porque você fica criando e tirando simlinks, se for por causa dos backups, não precisaria mais.

Para criar um RAID de btrfs:

sudo mkfs.btrfs -d raid1 -m raid1 /dev/sdx1 /dev/sdx2

Claro, se atente ao fato de que o que estiver em sdx1 e sdx2 será perdido, se tiver algo.

De resto, eu te aconselharia a simular uma falha, para saber o que irá encontrar, caso isso um dia ocorra. Você pode conseguir um pouco de informação sobre como seria a restauração aqui neste post meu de 2021:

E já que comecei pelo link que mencionei (esse abaixo), então já comecei a seguir seu conselho, correto?

Cada vez que eu inserir as duas unidades nas portas USB para consultas ou atualizações de backup, terá que ser pela ordem, primeiro plugar o sdx1, e depois o sdx2?

Seria algo como, por ex., deletar algum arquivo em apenas uma das unidades?

Ok, vou estudar seu tópico A história de um HD defeituoso (…)
Quando criei este tópico aqui, acho que não pesquisei direito, não com os termos “HD defeituoso”, pois se o encontrasse antes, já o teria lido antes de criar este :+1:

Se vc tiver conteúdo também em vídeo, eu gostaria de assistir, assim como os hábitos de backup praticados pelo Deleterium. Pra mim que sou mais “visual” que “cinestésico” e “auditivo” (coisas da psicologia :laughing:), vídeos com os passo-a-passo, costumam ser mais intuitivos que ler textos ilustrados, pois neles tô “vendo o cara fazer”. Mas sim, vou ler também os textos aqui propostos :saluting_face:

Adendo: o Netac nv3000 que comprei é de segunda mão, “usado por pouco tempo”, disse o vendedor.

Ontem fiz um teste de leitura nele com o HDDSCAN (rodando no Win8 / VirtualBox) e aparentemente deu tudo ok.

Mas hoje pus as mãos na cabeça: alguns diretórios (que contém dados no HD original) reapareceram completamente vazios, num passe de mágica… bem que o técnico de hardware aqui da minha localidade me alertou: fuja de backups em SSD.

Quando rodei o rsync -aP --partial-dir=/(...), deixei copiando durante a madrugada e fui dormir, e não vi nada de anormal ao amanhecer. Tava lá o prompt, sem nenhuma mensagem de erro. E que eu me lembre, todos os dados foram copiados corretamente.

Só depois que fui usar o HDDSCAN. Será que ele fez alguma bagunça ao escanear toda a partição do Netac a procura de setores ilegíveis, e acabou sumindo com todo o conteúdo do meu diretório “Donwloads” por exemplo. Afinal chegou aos 100% e não saiu dessa tela, então o fechei na marra.

Os outros dirs. possuem conteúdo, mas vou ter que confrontar tudo o que foi copiado com o HD de origem, pra ver se tem mais coisas sendo abduzidas na surdina.

Trago de volta esse trecho, pra saber se vcs conhecem alguma ferramenta alternativa:

Me referindo a salvar um arquivo com o conteúdo do MBR e MFT de unidades MS-DOS/NTFS usando… não me recordo, mas acho que o Partition Master (ou Manager), e consegui ressuscitar um HD inteiro, que deu pau numa queda momentânea de energia elétrica, bem no momento de uma cópia de arquivos.
Ou seja, no Win eu fazia isso, agora que me lembrei desse episódio.

Mas agora quero resolver tudo pelo Linux. Estou há 12 anos com o pinguim (um pouco também com o diabinho vermelho), e sem nenhuma saudade dos tempos das mensagens “Esse programa executou uma operação ilegal e será fechado”.

Mas o que seria operação ilegal… vai ver que era pq eu usava cópia pirata do Win95… kkkk

Adendo:
Pra quem tá ingressando agora no mundo Tux, que ferramentas de backup vcs sugerem? Pros usuários avançados, o rsync é uma boa alternativa… e pros novados, quais skins / front ends vcs sugerem no caso do rsync?

Precisaria ser conhecimento mais prático e aplicando, na minha opinião. ME colocando no seu lugar, não conhecendo quase nada de BTRFS, eu realmente simplificaria muito, se proteger os dados é o objetivo principal. Começaria colocando um backup sólido e absurdamente simples de pé, com um bom e velho softwares, tipo o BORG, usando a configuração básica mais simples possível, sem inventar muita moda, aceitando as limitações.

Uma vez garantido o que importa, ai sim, eu exploraria um RAID via BTRFS, criaria um exemplar com 2 HDDs, forjaria a falha de um dos HDDs para entender o que posso fazer, etc.

Não sei se você entendeu a minha ideia, eu tento não desviar do objetivo, proteger os dados, em nome de outras coisas. Flexibilidade é bom, mas depois que eu tiver garantias, sem correria.

RAID entre HDDs externos não é uma boa ideia HDDs externos estão mais sujeitos a sofrerem acidentes. A ideia de um RAID não é exatamente ser portátil. Se você precisa compartilhar entre várias máquinas, é melhor pensar em um NAS, mas ai a complexidade e o custo mudam.

Não, nem faço vídeos, hoje em dia eu tenho um Synology, é caro, mas me atende melhor que uma solução artesanal. Atualmente meus interesses mudaram um pouco, uso mais Mac OS no dia a dia e Linux indiretamente.

Eu tenho interesse em montar um servidor de estúdio no futuro, mas isso é um pouco distante ainda.

1 curtida

Basicamente eu instalei o snapper e segui a fonte openSUSE:Snapper Tutorial - openSUSE Wiki que é bem completo, mas o começo (instalação) tá focado no opensuse. Agora, lembre-se da reputação da wiki do arch, de ser a mais completa. Realmente tem muita informação lá. Snapper - ArchWiki Mas esses são bem chatos, tem que ler desde o começo pra quem está aprendendo. Mas não tente usar/ler sobre o snapper se vc não entende o que é um subvolume e um instantâneo em btrfs. É a didática que vai encadear os assuntos de modo que vc entenda. Daí eu recomendo meu próprio tutorial Entendendo subvolumes no BTRFS e, depois que tiver feito os exercícios, Entendendo snapshots em BTRFS pra daí entrar na facilidade do snapper (assim como aprender multiplicação no papel pra depois usar calculadora).

2 curtidas

Vc matou a charada, meu xará :laughing:
Então quem não vai de boeing, vai de BORG… vou pesquisar isso!

Ok amigo, links devidamente adicionados ao meu bookmarks, pasta “Aprendendo Linux” :bookmark:
Além de matérias no blog Byteria, do membro ativo deste fórum frc_kde, que também tem me ajudado em outros tópicos com outros temas.

• Edit:
    Ainda estou na dúvida se compensa ter backup em SSD, principalmente depois que fui aconselhado a adquirir HDD’s mais seguros, os de NAS.

"O que é mais seguro HD ou SSD?

A partir do 5º ano, a taxa anual de falhas de HDDs subiu para 3.55% enquanto de SSDs permaneceu em 0.92% Somente a partir de 2018, a empresa incluiu drivers SSDs nas pesquisas e começou a comparar os resultados. Durante o primeiro ano, os SSDs apresentaram 0% de AFR, enquanto os HDDs 0.66%" (matéria do Adrenaline, 13 de set. de 2022)

P.S.:
Não seria inovador, se o Diolinux implementasse “melhores respostas”, e não apenas a “melhor resposta” aqui no fórum?
Pois (opinião minha) nem sempre seria justo eleger apenas uma, quando na verdade várias respostas contribuem, cada qual em algum aspecto distinto, para solucionar as indagações de cada tópico.
Moderadores, gostaria que pensassem nisso com carinho :wink:

Por falar nisso, os interpretadores shells consegue fazer essa tarefa, só vai precisar de um for.