Olá galera!
Estou com meus backups pessoais em 3 HD’s externos, GPT/NTFS, sendo duas de 1 TB e uma de 596 GB, todas demorando para acessar, e sob alerta do SMART de que vão pifar a qualquer momento.
Vou passar todas para outra unidade externa, desta vez um M.2 nvme Netac nv3000 Gen3x4 de 2 TB, montado em case externa, também GPT/NTFS (que posso formatar para EXT4 ou algo que vcs considerem melhor - aceito dicas!). Vai caber tudo, já que tem várias coisas repetidas nos dois HD’s de 1 TB, então o resultado não deve extrapolar a capacidade do Netac.
Claro que vou correr para adquirir também um HDD de 2 TB para espelhar o SSD (e aceito dicas de HD’s seguros… um técnico de hardware me recomendou HD’s de servidor, bem como alugar armazenamento em nuvem, mas minha internet é somente móvel 4G e muita lenta a conexão onde moro).
Pesquisei neste portal, sobre como copiar de unidades com bad blocks para outra unidade 100% íntegra, só que a maioria das dicas foca na recuperação de dados, incluindo, por ex., a clonagem da unidade defeituosa para outra saudável.
O motivo de eu ter criado este tópico é que desejo, numa primeira etapa, efetuar uma cópia apenas dos arquivos íntegros, usando parâmetros específicos (que desconheço, por isso peço ajuda) para ignorar/saltar rapidamente os arquivos corrompidos / inacessíveis.
Isso mesmo, saltar rapidamente para evitar perda de tempo, inclusive o risco do HD pifar de vez, caso fique tentando diversas vezes ler cada arquivo, que se encontra em setores corrompidos. Nos meus tempos de MS-DOS, o comando copy ficava insistindo alguns segundos em cada arquivo corrompido, para só depois perguntar: retry, ignore or cancel… Um outro comando MS-DOS (que não me recordo) já incorporava a alternativa “ignore all”, mas também tentava várias vezes ler cada arquivo corrompido, antes de seguir adiante.
Mas agora que uso somente Linux, segue a pergunta chave deste tópico:
- Tem como usar o comando “cp”, dando algum parâmetro para logo de cara ignorar/saltar os arquivos corrompidos, sem ficar “numerosos segundos” tentando lê-los? Ou tem alguma ferramenta mais adequada? (para saltar logo, e não para tentar recuperar)
Em seguida, numa segunda etapa, vou tentar copiar apenas os arquivos corrompidos. Aí quem sabe, usar o rsync para identificar na nova unidade, os arquivos íntegros que já foram copiados na primeira etapa, para agora se concentrar em copiar só os que sobraram (os corrompidos).
Não tenho nenhuma experiência com rsync. Apenas o citei porque sei que serve para backups. Por isso aceito sugestões de qualquer ferramenta que atenda meu desejo, tanto via terminal quanto gráficas ou com front end.
Penso que uma boa solução postada aqui, vai fazer diferença até nas pesquisas do Google, onde também não encontrei nada tão específico para o que desejo fazer.
Gratidão a todos!