Meu caro, se não me falha a memória, acho que passei um chkdisk (pois era NTFS) e tbm acionei o Verify do Gparted, e deu tudo normal. O HD estava perfeitamente legível, mas quase sem mais nenhum arquivo…
Daí passei para uma ferramenta avançada de recovery, que deu no que relatei: dir0001 em diante, e file0001.rec em diante.
Por outro lado, eu gostaria de saber como seria um backup incremental. Não seria mais prático que os snaps? E não teria parâmetros/opções para me alertar, por ex, ao copiar da origem os arquivos zerados, e symlinks com nomes idênticos aos alvos?
Acabei abordando duas questões no mesmo tópico: como copiar dados de um HD com SMART crítico, e como salvar apenas o MBR e MFT (metadados) de uma unidade NTFS.
Nos meus tempos do sistema “super-bug-turbo” da Redmond e da famigerada “tela azul da morte”, já fiz backup dessas partes usando… não me recordo, mas acho que o Partition Master, e consegui ressuscitar um HD inteiro, que deu pau numa queda momentânea de energia elétrica, bem no momento de uma cópia de arquivos.
A propósito, tentando identificar a estrutura de partições Linux, caí de paraquedas nesse artigo Diolinux sobre BTRFS, aí entendi por que na raiz da partição do meu sistema aparecem “@ @cache @log @swapfc timeshif”
Deu também pra entender melhor a proposta de vcs quanto a gerar snapshots, nos backups periódicos de meus arquivos pessoais.
O Deleterium traduziu melhor do que eu mesmo, sobre onde eu quis chegar quando comentei nessa parte:
Nesse caso, mantenho cópia no GDrive, dos arquivos que mais sofrem modificações, e mantenho no GDrive e Dropbox meus arquivos mais importantes.
Enquanto o grosso que extrapola o espaço de armazenamento gratuito na nuvem, eu jogo nas unidades externas (imagens de distros Linux recentes, fotos, mp3, vídeos, apostilas, etc.)
Eu perguntei como seria o RAID1 usando as duas unidades SSD, uma em cada porta USB, mas passei batido nessa dica:
Então vai me desculpando, aguamole, blz?
Mas qual é o procedimento para ativar o RAID1 no BTRFS, sem precisar do tal mdadm?
Boa! Vc tem algum tutorial demonstrando isso, em texto ou em vídeo?