Instalando e testando os novos HDDs
Ontem os HDDs chegaram, no caso do meu gabinete, é peculiarmente complicado instalar HDDs:
Eu sempre faço uma bateria de testes com HDDs novos antes de particionar, para ter certeza que o HDD está ok e pode ser usado, costumo usar badblocks
para isso:
# escreve e valida 4 padrões (0xaa, 0x55, 0xff, 0x00)
# no dispositivo, em blocos de 4096 bytes:
$ sudo badblocks -wvsb 4096 /dev/sdX
É um exercício de paciência mas vale a pena, é um bom teste de stress e um bom indicativo da longevidade de um HDD para uso doméstico.
Integrando os HDDs ao sistema
o meu RAID de dados é o único encriptado por questões de sigilo de projetos privados, no caso de a máquina ir para a manutenção por algum problema que eu não possa resolver eu mesmo em casa. Seguimos para a encriptação:
$ sudo cryptsetup -y -v luksFormat /dev/sdX
# adicionando uma chave de pendrive para
# liberar os HDs via inserção ou retirada
$ sudo cryptsetup -v luksAddKey /dev/sdX /pen/keyfile
#Adicionando os dispositivos ao RAID e rebalanceando
$ sudo cryptsetup --key-file /pen/keyfile luksOpen /dev/sdX cryptHDDX
$ sudo btrfs device add -f /dev/mapper/cryptHDDX /partição
$ sudo btrfs balance start -f -mconvert=raid1 -dconvert=raid1 /partição
Como vocês podem ver, decidi optar por RAID1
em vez de RAID1C3
. Segue uma lista de prós e contras do modo RAID1
do BTRFS com 3 dispositivos:
prós | contras |
---|---|
Funciona normalmente caso um dispositivo seja removido (sem necessidade de montar em modo degradado). | Apenas resiste a perda de 1 dispositivo, se 2 dispositivos se forem haverá perda de dados. |
você terá 3/2 do espaço total. 3X1TB = 1.5TB | Performance menor em alguns casos peculiares de leitura distribuida entre PIDs, mas ainda sim superior ao de modo single. |
Considerando que eu já faço backups, disponibilidade com um extra de espaço se torna uma característica mais interessante mesmo existindo a possibilidade de 2 dispositivos falharem ao mesmo tempo.