Criei este tópico para os customizadores de plantão, que, vez ou outra no meio de brincadeiras e testes acabam tornando seu sistema em um verdadeiro peso para papel! Fica aqui um espaço para contarmos historias de como brincando acabamos olhando pra tela do computador e pensando “Ih rapaz… parece que buguei tudo!”
A minha é a seguinte: Iniciando no linux super empolgado e usando Linux Mint eu acabei descobrindo que podia instalar mais de uma interface gráfica no mesmo sistema e pensei “vamos testar então”, bom, eu instalei o trinity, kde, lxde, xfce, openbox e ainda fiz o favor de misturar os elementos usando o openbox para gerenciar janelas do xfce por exemplo… Preciso dizer que o PC ficou lento? Eu tive que reinstalar o linux e depois foi que descobri o Timeshift (fica a dica pra quem gosta de brincar de lego no Linux ).
Obs: Tive a inspiração quando vi o tópico Como vocês migraram para o Linux? Porquê? do @yurinogueira porque fiquei pensando “Rapaz… e depois que começa a fuçar? quantas historias hilarias será que tem? Só eu que já quebrei o meu sistema?”
Já instalei o KDE no Mint (dor de cabeça porque os repositórios não funcionavam) e fiquei com tudo misturado. Ponteiro do KDE no Cinnamon, …
Já instalei também o Pop!_OS com /home separada e não conseguia usar os drivers Nvidia (Não é um sistema System76…)
Enfim, em todos estes casos tive que reinstalar
Fiz um dualboot com o Ubuntu e Zorin OS (ambos com gnome), usando a mesma /home. E por um descuido na instalação do Zorin, coloquei o nome de usuário igual ao que eu usava no Ubuntu
Resultado: Misturou as configurações e o Zorin ficou com a cara do Ubuntu e bugou tudo
Já bugei o meu Linux várias vezes. Vou contar uma delas. Um dia eu estava empolgadão com meu Manjaro a toda velocidade, instalei o Architect, me sentia o ultra hacker. Pois é, instalei o o KDE no Manjaro, até aí tudo bem, estava instalando alguns aplicativos, Libre Office, Softmaker Office, GIMP, etc. Então pensei, vou instalar o XMind, é um programa de mapas mentais que uso para fazer meus trabalhos e escrever homilias (estudo teologia, para ser um pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil). Então, tudo instalado, reiniciei o pc. E Black Screen na minha cara. Por que? Fui instalar um aplicativo que é escrito totalmente em GTK em uma interface Qt, o Manjaro simplesmente apagou todas, e digo novamente, TODAS as libs e dependências do KDE e trocou pelas do GNOME. Então meu sistema ficou híbrido, GNOME/KDE e não funcionava mais. Sad History. Hoje eu uso o Zorin 15 com GNOME e funciona legalzão.
Eu já instalei o Depin no Cinnamon por cima do gnome. Não sei como fiz isto. Ou seja eu tinha o ubuntu mas quis instalar o linux Mint, instalei em dual boot com a mesma home. Entretanto instalei o pacote do Depin Env. Desktop no Linux Mint. Quando iniciei o Ubuntu, vinha com a dock do mint, os icons do depin. Reiniciei entrei no Ubuntu não me carregou a interface o pc reiniciou no Ubuntu e só me apresentava o modo texto. No final de tive de formatar o pc. Eu sei que é super confuso!!!
Olá, ja quebrei um sistema bem estável o Debian GNU/Linux, tentando instalar o kernel mais recente pela primeira vez, sem praticar em VBox… Fui direto no meu sistema principal. E ainda por segurança eu havia bloqueado o acesso ao Grub e esqueci de desabilitar. (Me lamentei plenamente no final).
Como todo iniciante, acabei esquecendo uns detalhes importantes. Após compilar e aplicar o kernel reiniciei e então veio os ‘bugs’, O meu sistema, ficou sem varios modulos importantes, meu SElinux acabou bugando me bloqueando em quase tudo, fiquei de mãos atadas porque não tinha conhecimento na epoca para lidar com isso.
Basicamente, Perdi o sistema só deu pra fazer um backup de alguns arquivos (usando outra distro via USB-Boot) mas, a maioria foi zerado. Porque eu havia protegido alguns locais do sistema e a “disgraça”, não queria me liberar acesso a praticamenta nada - Depois de 2 dias fritando tentando resolver, resolvi formatar e partir para maquina virtual.
Mas, fica como aprendizado, evite fazer testes de baixo nivel no seu sistema principal, sem pensar antes em como reverter os erros que poderão acontecer.
Mano, c quebrou o sistema que a nasa usa kkkk, que historia do caramba, concordo contigo, nos testes que estou fazendo o timeshift já resolve, mas, vou lembrar de abrir VMs quando for fazer estes testes mais brutos
Dar um " rm -rf * " sem querer no /home achando que está na pasta de Downloads conta? c:
Depois disso, todos atalhos laterais no dolphin pararam de funcionar aahhahaha. Na época acabei apenas reinstalando o sistema.
Fui tentar deixar o manjaro um pouco mais limpo e o sistema simplemente não me informou que eu tinha que desinstalar toda a interface + xorg e outras aplicações necessárias pro sistema. Resultado: tive que reinstalar tudo no na linha de comando (que na época era muito complicado pra mim) mas aceitei esse desafio.
Hoje ainda uso o Manjaro mas só pq tenho preguiça de instalar o arch na mão
Que eu me lembre no SO do meu PC eu nunca fiz nenhuma cagada, mas teve uma vez que instalei o Manjaro xfce em VM e fui desinstala um programa e simplesmente ele ranco metade do meu sistema como o @gmmacedo relato já, depois que aconteceu isso perdi o interesse total no sistema e a única vez que instalei ele foi por VM.
Eu já quebrei das formas mais idiotas possíveis kkkk A maioria, tentando personalizar
No Ubuntu Unity:
Tentei tirar a barra superior do Ubuntu; eu achava que poluía demais e ocupava espaço desnecessário
Tentei colocar um efeito de cubo 3D horroroso, mas que na época eu achei que ficaria muito lindo
Tentei mudar de lugar os botões de fechar, minimizar e maximizar
Tentei instalar a interface XFCE no Ubuntu para deixá-lo mais rápido e leve
Tentei instalar a interface do Deepin no Ubuntu para deixá-lo mais bonito
Tentei modificar a aparência do GRUB quando tinha dual boot
E consegui quebrar o sistema usando aquele Bleachbit para limpar o sistema
No Linux Cinnamon
Fui tentar mudar o nome de uma pasta padrão e baguncei todo meu sistema
Fui tentar consertar o sistema e ficou pior. Quando reiniciava só dava tela preta kkkk
Nem tudo isso que fiz quebrou o sistema diretamente, mas ficava tão bugado que eu tinha que reinstalar. Hoje em dia aprendi a lição e não fico tentando fazer modificações tão radicais (só um pouquinho rs).
Não sei se já concertaram (nunca usei mas minha namorada quis usa ele e me lembro que ela me envio mensagem e me conto o que aconteceu depois que ela uso ele) isso mas teve uma versão que o Bleachbit estava deletando o idioma do sistema e o layout do teclado, quase certeza que isso pode ter sido o seu caso. Foi isso que aconteceu?
Não me lembro de ter tido esse problema.
Eu só lembro do sistema ter ficado bastante lento e travando e ele tbm excluiu acho que algumas dependências. Agumas coisas não conseguiam ser atualizadas tbm. Aconteceu duas vezes em dois sistemas operacionais diferentes, até eu perceber que era ele rs
Tentando gravar SO’s em ISO eu buguei um excelente pendrive. E ao acessar as opções root eu quase aplico as configs de restauro no pendrive, só que não era o pendrive, era o HD. Fui percebendo o erro e desfiz antes de aplicar.
Demorei muito tempo pra restaurar o pendrive mas deu certo. Outro ponto ótimo da Linux é esse restauro facil via terminal.
Comigo acontecia com o KDE do Mandriva 2010. Eu usava essa distribuição porque era a única que reconhecia minha placa de vídeo SiS (portanto, distribuições como *ubuntu, openSUSE e outra snão eram uma opção) e ela vinha sem codecs de áudio e vídeo (oficialmente você tinha que pagar).
Para instalar codecs, eu tinha que adicionar um repositório, o problema é que a instalação de pacotes desse repositório danificava algumas partes do meu KDE, como o botão de desligar não funcionava mais (para desligar, só via linha de comando) e outro problema no ambiente gráfico que não me lembro.
Foram justamente esses tipos de problemas que me fizeram abraçar os Snaps, Flatpaks e AppImages. O que o aplicativo não pode tocar, ele não pode estragar. São formatos que possuem suas limitações, mas passei a gostar bastante.
No meu caso, quebrei o Manjaro algumas vezes tentando remover alguns programas que vinham por padrão. Eu desinstalava um app de webcam (exemplo hipotético) e o sistema todo ia junto