Como remover GRUB após desinstalar o Linux em Dual Boot

Olá.

Recentemente removi o Linux de um Sistema em Dual boot com o Windows 10.
Acontece que, mesmo apagando todas as partições (/boot, /, /home e /swap), e corrigir o boot do Windows com o comando “bootsect /nt60 ALL /force /mbr”, continuo com problemas de desempenho no Windows e, de vez em quando, o erro no Grub retorna e preciso fazer o comando novamente.

Existe alguma forma de eu remover o GRUB permanente, para tirar qualquer possibilidade de erros ?

3 curtidas

Essa também gostaria de saber se tem jeito.

2 curtidas

se vc não usa um ssd, é possível que seu problema de desempenho não seja causado pelo grub, em todo caso faça uma nova formatação limpa do windows.

4 curtidas

Olá. Achei estranho também, mas o PC passou a se tornar quase inutilizável e a apresentar problemas após eu remover o Linux, antes estava ótimo.
Enfim, resolvi fazer a formatação completa, por ser mais rápido.
Mas seria interessante se alguém tiver a solução :slight_smile:!

2 curtidas

Cara, checa direito isso ai, usa a ferramenta de partições do Windows pra ver se ainda tem a partição do grub.(geralmente quando vocẽ instala uma distro, o instalador cria um partição de boot de 500mb) outra opção seria vocẽ ir na Bios e na opção de “boot” remover a opção de iniciar pelo GRUB e deixando apenas o Windows.

4 curtidas

A partição do grub é a mesma do Windows.

3 curtidas

A solução está em remover pelo Prompt de comando do Windows. Eu excluo sempre por ele ja que testo várias distros, e vai acumulando kkk

3 curtidas

Pior que checkei tudo, e tive o cuidado de excluir todas as partições do Linux, deixando apenas as do Windows. Então penso que o grub ficou na partição que contém os arquivos de boot do Windows.

Executei alguns comandos para restaurar o MBR, mas a inicialização demorava séculos, e em alguns dias o Grub aparecia novamente para dar problemas.

Optei por zerar tudo para evitar problemas, pois é o PC dos meus pais, e eu não estou em casa durante a semana.

@leanlcgz, quais passos tu tomastes para remover ?

1 curtida

Bom o grub está instalado na partição de Boot Loader do windows então é um pouco complicado de remover ele completamente.

O mais fácil mesmo seria realmente formatando o pc novamente mais tem uma alternativa que é utilizar uma mídia do win 10 para fazer a restauração da partição de boot do windows 10.

Isso iria formatar e reinstalar o loader na partição e excluiria também completamente o grup do pc e resolveria o problema na teoria.

Já fiz isso antes mas não estou conseguindo achar o que ensina a fazer isso, se eu achar ele posto aqui para você dar uma olhada.

Obs: Se for fazer a restauração do loader lembre de fazer backup por segurança

3 curtidas

Restaurei a muito tempo atras sem a necessidade de formatar o Windows.

Achei um tutorial, não lembro se foi estes comandos.

https://www.hardware.com.br/comunidade/windows-boot/1394940/

4 curtidas

Opa… Tem que executar o CMD/Prompt de comando do Windows como administrador.

  • Digite “diskpart” e depois “list disk”
    Serão listados todos os discos.

  • Digite “sel disk #”
    numero # do disco onde esta instalado o Windows.

  • Digite “list vol”
    Serão listados todos os volumes, ou seja, partições.

  • Digite “sel vol #”
    número # da partição onde está o boot do Windows.

  • Digite “assign letter=Z”

  • Digite “exit”

  • Digite “cd /d Z:”

  • Digite “dir”, irá mostrar todos os diretórios, um deles o EFI.

  • Digite “cd EFI”, e depois “dir”, irá mostrar todos os diretórios de boot que contem o grub (Ubuntu, Fedora etc).

  • Para remover, digite “rmdir /S nomedodiretorio” e por fim digite “S”.

  • Repita o comando para remover outros diretórios, se fez instalação de mais de uma distro.

Deixe somente os diretórios OEM, Microsoft e Boot. Pronto, grub removido e boot do Windows restaurado.

7 curtidas

Opa.
Obrigado pela dica, estarei utilizando caso precise futuramente.

2 curtidas

Agradeço a todos pelas respostas, com certeza irá ajudar futuros usuários com a mesma dúvida!

2 curtidas

Sei que o problema já foi resolvido, mas deixarei aqui um método que uso pra esse problema.

Não sei te dizer como é o processo se a instalação dos sistemas estiverem em MBR/BIOS, mas caso o dual estivesse em GPT/UEFI ai é mole, mole.

Basta apenas vc deletar as partições do linux, dar boot em alguma live usb/dvd do linux, de preferência com gnome como DE, pois vc vai precisar de um software do gnome, que é top pra isso, no caso seria o gnome discos.

Basta montar a partição EFI do windows 10 por ele e procurar a pasta que o grub criou. Por exemplo, se vc fez um dual boot com o ubuntu, ele cria uma pasta chamada “ubuntu” na partição EFI do windows 10, basta vc deletá-la. Também precisa deletar um arquivo na pasta BOOT, pois o grub cria um arquivo .efi nessa pasta, vc também precisa deletá-lo. O do windows 10 é boot alguma coisa.efi, se tiver outros delete todos, deixando apenas o do windows 10.

Por fim, abra o terminal e rode o comando efibootmgr como root, ele irá listar todas as entradas efi na bios, procure a referente a distro linux que vc instalou e rode o comando:

efibootmgr -b xxxx -B

Sobre o xxxx (irá aparecer na frente de cada entrada listado pelo comando efibootmgr, veja qual a numeração da distro linux criada pelo grub e troque o xxxx por ela)

Ai é so reiniciar e windows estará funcionando normalmente, a pleno vapor. Já testei uma porrada de distros usando esse meio, windows 10 funcionando 100% até hoje, mas por via das dúvidas, tenho um backup da pasta efi dele, para o caso de algum problema futuro.

4 curtidas

Olá, sei que o problema já parece estar resolvido, mas por achar os tutoriais um pouco difíceis resolvi contar um pouco da minha historia, eu recentemente, instalei Linux Mint no notebook de um amigo porque ele vinha enfrentando problemas de desempenho com o Windows 10, mas ele não mostrou interesse no linux e eu resolvi desinstalar, dei o boot pelo Windows e por lá exclui a partição do linux, e quando fui ligar o note depois apareceu erro no grub, então eu dei o boot pelo mesmo pendrive que usei pra instalar o Mint para procurar uma partição ou arquivo do grub e ver se arrumava, foi ai que vi no menu um app chamado boot repair algo assim, eu abri fui dando next e next e no fim isso resolveu o problema, bem fácil né, só queria deixar aqui meu depoimento…

3 curtidas

Show de bola!!! Solução cirúrgica para corrigir as entradas no boot EFI do Windows 10; Obrigado!

1 curtida

Para quem quer simplificar o processo, no windows instale o software:
“MiniTool Partition Wizard”, selecione o disco onde está instalado o windows e do menu “Disk” selecione “Rebuild MBR”, simples assim está pronto !!!

Obrigado pela ajuda. Resolveu no meu caso.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.