Como mudar a imagem da tela de login no Ubuntu 20.04?

Olá pessoal!
Todos bem em home office?
Minha versão desenvolvimento migrou para LTS. Rodando muito bem.
Mas…tenho tentado mudar o background da tela de login, sem sucesso.
Tentei várias receitas disponíveis mas nada da certo.
Alguém já fez essa alteração com sucesso?
Vlw d+

3 curtidas

Veja se o script daqui funciona, foi desenvolvido para o Fedora mas creio que funcione, caso queira fazer manualmente, lendo o script você vê o que ele faz que é extrair o gresource e recompilar novamente. Não é necessário reiniciar, basta encerrar a sessão para ver se foi aplicado com sucesso.

Link do script:
https://www.gnome-look.org/p/1272445/startdownload?file_id=1573497274&file_name=set-gdm-wallpaper.sh&file_type=text/x-shellscript&file_size=5505

Após baixar:
chmod +x set-gdm-wallpaper.sh

sudo ./set-gdm-wallpaper.sh Caminho_do_Wallpaper

3 curtidas

Infelizmente não deu certo.
Obrigado

Que pena cara, deve ser devido as alterações que eles fazem nos temas, depois que você disse que não funcionou eu dei uma olhada no diretório do gnome-shell no Pop!_OS e lá tem alterações que podem estar em conflito com o script, pois o gdm do Ubuntu/Pop traz um CSS modificado e um gresource próprio do GDM, dei uma fuçada, mas ao fazer alteraçoes nos arquivos ou tema o GDM não inicia só dá o diálogo da baleia “Oh não!! alguma coisa deu errado”, dai revertendo para os padrões tudo volta ao normal, tem um gresource compilado no diretório /usr/share/gnome-shell/theme/“Distro”, provavelmente está amarrado aí no tema, o que te impede de modificar, sendo este o tema padrão do gnome-shell da distro sugiro não alterar.
Mas é uma pena pois é uma coisa bem simples.
Acabei de testar o script no EndeavourOS e funcionou tranquilamente.

1 curtida

Quando eu fiz este ajuste, antes de mudar de distro, usei o link abaixo. Até voltei pro Ubuntu mas não fiz esses passos novamente.

2 curtidas

Boa Noite!
Infelizmente, também não funcionou.
Não sei dizer se a 20.04 LTS tem alguma diferença, mas o certo é que não funciona.

Obrigado

Sim, no Ubuntu 20.04 isso funciona de forma diferente por causa do Gnome 3.36. Nessa versão foi abandonada a opção de definir uma imagem para cada coisa, a fim de simplificar as opções e a interface de escolha, e por isso não é mais possível fazer isso pelos meios tradicionais.

Como tudo no Linux ainda possível fazer, mas não de um modo fácil. Procurei um pouco o link a seguir, mas não parece nada simples.
https://wiki.archlinux.org/index.php/GDM#Log-in_screen_background_image

2 curtidas

Boa Noite!
Eu já havia lido que o gnome 3.36 é bem diferente.
O script que você enviou não se refere a ele (várias versões), mas não a 3.36.
E realmente não é nada simples.
Agradeço sua disposição e ajuda. :vulcan_salute:

1 curtida

Como eu mencionei anteriormente em um gnome-shell padrão o script funciona sem problemas, tanto é que utilizo na versão instável 3.37.
Captura de tela de 2020-04-21 10-43-53

1 curtida

No Ubuntu 19.10 o script funcionou após instalar o pacote abaixo:

sudo apt install libglib2.0-dev-bin

2 curtidas

Fiz uma instalação no VirtualBox para conferir quantos snaps vem por padrão e também para testar o script de login.
Após a instalação estes são os aplicativos instalados.

O disco com os snaps, 5 no total.

Sobre a tela de login
Instalei o pacote que falei anteriormente e fiz os ajustes abaixo no script que o @anon58028541 indicou pois os nomes dos arquivos mudaram no 20.04

Após isso rodei o script para setar a imagem (com o sudo), quando o comando foi concluído reinicie o Ubuntu

E ai esta o login com a imagem configurada

7 curtidas

MUITO bom!!! :grinning: :vulcan_salute:
Instalei o pacote que você indicou.
Mas não consigo rodar o script do @anon58028541 com sucesso.

Durante o dia vou tentar novamente,

Obrigado

Precisa editar ele, baixe no link abaixo a versão já editada. Além disso tem que rodar o script como “sudo”

Link no dropbox

1 curtida

Muito obrigado.

veja o resultado:
edbriga@edbriga:~/Downloads/gdm-wallpaper$ sudo ./set-gdm-wallpaper.sh /home/edbriga/Downloads/ubuntu-wallpapers.jpg
[sudo] senha para edbriga:
sudo: ./set-gdm-wallpaper.sh: comando não encontrado

O arquivo esta zipado, vc tem que descompactar, depois colocar com permissão de execução e só depois rodar.
sudo apt install unzip
unzip set-gdm-wallpaper.zip
chmod +x set-gdm-wallpaper.sh
sudo ./set-gdm-wallpaper.sh /home/edbriga/Downloads/ubuntu-wallpapers.jpg

3 curtidas

Sim,
mas eu já havia descompactado, mas através da ferramenta própria do ubuntu

Vou tentar novamente

Olá!
Realmente faltava a autorização.
Tudo certo, tudo resolvido
Imagem alterada.
MUITO obrigado a você a ao @anon58028541 e aos demais que interagiram nesse chamado.

2 curtidas

Boa tarde pessoal, estou passando por um problema na hora de rodar o script, segue o erro:

./set-gdm-wallpaper.sh: 119: glib-compile-resources: not found

Alguém já passou por isso?

Resposta acima no tópico.

4 curtidas

Nossa amigo Obrigado funcionou aqui!

4 curtidas