Big linux realmente é muito boa, atualmente utilizo até para servidor esse sistema passou em meus testes de múltiplas tarefas e de trabalho Multimídia
tbm estou com o BigLinux em uso e estou tendo bons resultados em desempenho e usabilidade, mais a questão dos aplicativos que tem sido feitas as instalações sem crash tudo tranquilo e legal mesmo.
@darckangelsama e @osenhordabusca movi seus comentários para este tópico para que mantenhamos apenas a lista das distros naquele tópico.
Big Linux, distro que uso e indico.
Testei várias e foi a distro que escolhi, inicialmente irá rodar em dual boot com W10 (uso por causa do Power BI e MS Project), mas gostei tanto da distro que larguei mão e só fiquei com ele e me atende em tudo que preciso.
muito obrigado!
Vale a pena dar uma Olhada na Mazon OS
O dev eh super gente fina, tem canal no YouTube
E eh um Designer phod a.
- Gnewlinux (dev) apresentando o Mazon OS no YouTube
- Revisão da distro pelo jaucity
PS, com relação a proibição de palavras no forum, sugiro Liberar Ambas, tanto put no feminino como no masculino.
Por ex eu sou um put developer
Eh feminino e não eh pejorativos.
Na usp o pessoal eh phod a o tempo todo,
Qual o problema em liberar essas palavras?
Se o post for ofensivo vcs que deletem ou movam
Para uma ala de Adultos.
Ou criem um filtro que cada um customiza de acordo com a palavra que achar for ofensiva
Você pode criar um post sobre essa distro e ajudar a divulgá-la. Sobre o bloqueio de palavras, infelizmente é difícil pensar em todos os cenários possíveis onde as pessoas podem usar o seu direito de falar besteira.
Mas agradeço o seu feedback, vou atualizar o filtro com essa variação que você sugeriu.
Tem que ser só brasileiras? Também podem ser portuguesas?
De todos apresentados até o momento, somente o GoboLinux é uma distribuição de verdade, as demais são apenas remasterizações de outras distribuições.
Gostei da “assinatura”, é uma ótima maneira de manter o projeto vivo.
Gostaria que contribuir financeiramente com projetos de software livre fosse mais fácil, pois gostaria tanto de contribuir com alguns determinados softwares livres. O único, entre aqueles que eu desejo contribuir, que consegui fazer doações foi o LibreOffice, faço uma contribuição mensal.
Até mesmo contatei um desenvolvedor de um software que acredito ter muito potencial, um dos únicos a ter suporte CMYK no Linux (sK1), e fui comunicado por ele que ainda não está organizado para receber contribuições financeiras.
Olá @Xinux26 tudo beleza contigo?
Eu havia pensado em citar as distros nacionais apenas, para focar o escopo nos dev’s nacionais.
Se essa distro lusófona tiver dev’s brasileiros podemos “fazer” uma vista grossa, mas foge do plano inicial.
Talvez valha à pena fazer um post apresentando ela para a comunidade, mesmo que não entre na lista agora.
Penso que aí vai depender muito do que é o limite para “definir uma distribuição de verdade”, porque em maior ou menos grau, temos derivações do mais diversos tipos. Na minha cabeça, e isso é um critério totalmente que eu criei de lugar nenhum - se existe a criação de pacotes próprios, repositórios próprios ou serviços agregados que não existem na original, a derivada deixou de ser apenas uma remaster. Porque passou a criar sobre algo que já existia.
Mas, seu critério pode ser completamente diferente.
Li seu resumo sobre a MAD Linux, @eddiecsilva .
Não sou SDA, só migrei do Mint Trícia → Debian Buster, mas fiquei tentado a usar a distro. Me parece ter um suporte ótimo e uma atenção bem legal.
Achei interessante o sistema de assinatura tbm.
Além de ser lindão, o bacana é o contato direto com o Raul, que presta suporte diferenciado para o que for necessário.
É complicado porque “distribuição Linux” é toda sorte de sistema inicializavel que tem o kernel Linux como kernel principal, e as remasters são isso
Eu estou usando o Mad Linux faz uns 5 dias e devo soltar um mini review sobre ele em breve.
Eu perguntei apenas por curiosidade, porque infelizmente ainda não conheci nenhuma portuguesa…
Mas obrigado
Apenas ouvi falar desta, mas nunca testei…
http://www.acoroslinux.pt/
To criando uma conta no Padrim, acredito que até sexta (19/2) termine de preencher tudo (to mais enrolado q macarrão no grafo). Financiamento pra divulgar não só o TigerOS, mas soluções open source para empresas.
Eu mesmo não escondo se tratar de uma remaster, porém, quando estou trabalhando na parte de divulgação para pessoas leigas, aí acabo usando o termo distribuição.
Nossa está linda mesmo. Não sabia que estava nesse nível de polimento gráfico. Parabéns ao desenvolvedor.