No passado, assim como no Brasil haviam várias, algumas bem relevantes como: Caixa Mágica, Super OS e Alinex.
Muito bom!
Ela é madura o suficiente para o dia a dia?
Sim, inclusive o Caixa Mágica era usado nos computadores que o governo distribuiu há quase 10 anos se não me engano… Mas acho que já foi tudo descontinuado
Atualizei o título para abraçar todas as distros.
Vocês não precisam ter usado a distro ou algo assim para postar ela nas listas, basta reunir um pouco de informação e publicar.
Quanto mais ajudarmos a divulgar, melhor será para todos os devs envolvidos.
Sim, como usa Debian como base, possui toda base sólida já reconhecida e com a vantagem de ter repositório acrescentado pelo Raul, assim, caso seja necessário instalar algo atualizado que não está na base debian, é acrescentado pelo reposítorio.
Distribuições Linux nacionais que foram um sucesso: Satux, Fenix OS, Insigne.
Foram um sucesso entre o público, o assunto mais comentado sobre eles nos fóruns era: como trocar para Windows? Porque isso não funciona?
De Portugal só vejo o açorOS atualmente
Pena da caixa mágica ter morrido
Trabalhei por 14 meses no suporte por telefone, e te digo uma coisa: não importa a distro, derivado ou remaster q viesse, essas perguntas teriam acontecido.
Você joga nela? Não falo nem de jogos muito exigentes, mas jogos como CS:GO por exemplo, Heroes of the Storm, LoL, etc. Sabe dizer se ela tem bom desempenho nesse sentido?
Reforçando o Tópico com mais distros Linux Brasileiras:
Neste tópico thanks to @willianlycan temos as seguintes distros:
- BigLinux - Em busca do sistema perfeito!
- DuZero - o projeto encontra-se ativo
- Educatux - uma distro educacional pronto para desenvolver projetos educacionais dentro da metodologia STEAM (maiores infos acesse o site)
- EmmiOS - SO limpo, simples, fácil e com uma performance acima da média
- Hyperbola GNU/Linux-libre - distro com foco na simplicidade e suporte de longo prazo baseada no Arch GNU/Linux (uma distro sem nenhum software privativo).
- Linux Educacional - uma distro educacional cujo projeto é mantido pelo Governo Federal
- LinuxFX - Todo poder da plataforma Linux nas suas mãos!
- Regata OS - destaque para os recursos do sistema com relação ao gameplay
Visitei o site delas um a um e são bem bonitos e elegantes. Agora se eles são atualizados daí eu não sei dizer…
Bora atualizar:
Duzeru foi descontinuado, como consta na página inicial.
EmmiOS começaram a criar um desktop enviroment próprio, mas o projeto está pausado.
Linux Educacional nem deveria ser comentado de tão ruim que é. Eu sei que a versão mais recente deu uma boa melhorada, mas essa birosca é um tremendo desserviço pro mundo Linux. Conheço muita gente que tem ódio do Linux e do software livre por causa desse lixo do governo.
Essa eu descobri hoje, Delinux:
Sabe me dizer o que é?
Segundo ELES:
-
Ferramentas para videoconferência (aproveitando o fenômeno do trabalho e aulas remotos) como Jitsi Meet, Obs-Studio, Delinux Cam (ferramenta própria utilizada como “camarim de câmeras”);
-
Ferramentas de usabilidade como Inkscape, Scribus, Openshot, Pencil2d, Cinelerra, Ardour5, Audacity e Kolibri.
Pecam demais na divulgação.
“Sistema Operacional Brasileiro”, dá um desespero quando eu leio isso, embora mais pra frente admitam ser baseado no Debian.
Alguém sabe sobre esse caso:
https://folhaleste.com/08/08/2020/wikipedia-censura-sistema-operacional-brasileiro-br-os/
?
Talvez, apenas o artigo estivesse fora da política da Wikipédia.
O dev do sistema é membro do grupo, quem sabe ele possa falar algo… @Thomas_Anderson
Não, foi censura mesmo. O mesmo aconteceu com o meu artigo do TigerOS, feito seguindo as regras.
Gobolinux e Mazon OS são projetos experimentais e para pessoal mais avançado em TI.
O Mazon também é uma distro “criada do zero”. Trabalho sério. Mas eu ri do nome de seu gerenciador de pacotes: Bananapkg…
Vídeos sobre distros brasileiras
Temos um canal no YouTube que apresenta muitas de distros BR.