Com o objetivo de divulgar as distros desenvolvidas em nosso país, resolvi criar este post para reunir infos de tais distros. Eu não peço para você leitor que use uma distro apenas porque ela foi desenvolvida em nosso país (Brasil), apenas faço um apelo para que você de uma chance de conhecer alguma delas e se for de seu desejo, usá-la. Logo abaixo, na lista de distros, estarão os links para os respectivos sites oficiais de cada distro e deixo a seu critério conhecer ou não as distros.
Educatux - uma distro educacional pronto para desenvolver projetos educacionais dentro da metodologia STEAM (maiores infos acesse o site)
EmmiOS - SO limpo, simples, fácil e com uma performance acima da média
Hyperbola GNU/Linux-libre - distro com foco na simplicidade e suporte de longo prazo baseada no Arch GNU/Linux (uma distro sem nenhum software privativo).
Linux Educacional - uma distro educacional cujo projeto é mantido pelo Governo Federal
LinuxFX - Todo poder da plataforma Linux nas suas mãos!
Regata OS - destaque para os recursos do sistema com relação ao gameplay.
Se eu descartar o fedora, o Linux Educacional foi a primeira distro q eu usei
oficialmente o gnome mais feio que eu já ví (se é que tem como)
hoje tá melhorzinho
Dizem por ai que o Hyperbola vai passar para outra base fora do Linux justamente por conta dos blobs proprietários no kernel
Agora parece que e um BSD-Based agora
Eu comecei com o Ubuntu, na época o Kurumin já havia sido encerrado, com o tempo passei pelo Linux Mint, eOS, Kubuntu, Xubuntu, Debian, SparkyLinux e agr estou com o BigLinux como distro principal e SparkyLinux no pc fraco de casa!
A razão pela qual eu tinha preconceito com o mundo linux
Usei muito o Linux Educacional 3 e 4 quando eu estudava
Pense numa distro horrível de se utilizar
Sei que a versão 6 melhorou bastante, mas nunca cheguei a usar essa versão mais recente
A EmmiOS é uma distribuição Linux baseada em Ubuntu 18.04. Prioriza leveza e facilidade de utilização de seus usuários (desde iniciantes até experientes em Linux).
O sistema EmmiOS é desenvolvido em C++, Qt e QLM (linguagens de programação), tendo como foco CLAREZA, SIMPLICIDADE e POLIDEZ.
A EmmiOS disponibiliza ferramentas de desenvolvimento personalizadas, como:
– Ambiente de Trabalho Synth (Synth DE).
– Interface gráfica de Usuário (Synth UI).
– Gerenciador de Janelas (KWIN)
– Editor de Texto.
– Central de Configurações.
– Loja de Aplicativos (AppStore).
– entre outras.
Esse tópico parece que está meio antigo, mas gostaria de deixar aqui uma contribuição. Alguém já conhece o Br-OS? Estou utilizando-o aqui no meu note e estou gostando bastante. Muitos vão falar que é uma distro maquiada, e realmente parece, pois é baseada no Kubuntu. Mas é bem bonita, e bem responsiva. Ainda estou desfrutando dele, e torcendo para que tenha cada vez mais novidades. Grande abraço.