Já fazem muitos anos que utilizo Linux, seja em servidores ou desktops, realmente já testei basicamente de tudo um pouco, mas tirando o Kurumin e o Conectiva Linux, pouquíssimas vezes testei projetos desenvolvidos no Brasil. E eu sei que existem projetos de altissíma qualidade espalhados por todos os cantos, então, me ocorreu que podemos usar um espaço deste fórum para darmos um pouco mais de visibilidade para estes projetos.
Vamos criar uma grande lista com os sistemas operacionais desenvolvidos no Brasil, para que os usuários e interessados possam ter acesso mais fácil aos esforços dos dev’s nacionais.
Regras
Não vamos discutir sobre as distribuições neste post, vamos apenas listá-las conforme o modelo. Criem outros posts para discutir as distros e deixem um link para este aqui.
E as distros precisam estar ativas, então, Kurumin e Conectiva estão fora.
O projeto BigLinux tem como objetivo trazer desenvolvimento tecnológico, inclusão digital, divulgação do Software Livre, incentivo ao uso de padrões livres e compartilhamento do conhecimento. O ponto principal do projeto é ser um centro de desenvolvimento de aplicativos para Linux, focado na criação de facilidades para o usuário, tornando recursos complexos acessíveis em modo gráfico e de forma simplificada. Para disponibilizar de forma pronta e otimizada todos esses recursos, também é mantida a distribuição BigLinux.
Baseada em: Ubuntu LTS Site:https://www.biglinux.com.br/ Principal Interface gráfica: KDE Lançamento mais recente: BigLinux 20.04 beta 31 lançado em 24 de outubro 2020 Versão Estável: BigLinux 20.04 beta 31
O MAD Linux conta com um ambiente GNOME 3.38.x bem diferente de tudo que você conhece, com elementos modernos que vão aumentar sua produtividade. O MAD Linux utiliza o kernel XanMod, que contém diversas melhorias se comparado ao kernel genérico encontrado em outras distribuições, como o FSYNC, especialmente útil para jogos e tarefas em tempo real.
Baseada em: Debian Bullseye Site:https://madlinux.sourceforge.io/ Principal Interface gráfica: GNOME 3.38.x Lançamento mais recente: descontinuada Versão Estável: não aplicável Acesso: Disponível através de uma assinatura mensal simbólica.
O Linux Kamarada é baseado na distribuição openSUSE. O Projeto Linux Kamarada visa divulgar e promover o Linux como um sistema operacional robusto, seguro, versátil e fácil de usar, adequado para o uso diário seja em casa, no trabalho ou no servidor. Os focos do projeto são principalmente distribuição e documentação.
Baseada em: OpenSUSE Leap Site:https://kamarada.github.io Principal Interface gráfica: GNOME Lançamento mais recente: 15.2 Versão Estável: 15.2
É uma distro criada com o objetivo de armazenar todos os arquivos pertencentes a uma aplicação e/ou bibliotecas em sua própria árvore de diretórios, tendo por consequência uma hierarquia de arquivos no / completamente diferente do que é visto em qualquer outro sistema Linux
Baseada em: N/A
Site: https://www.gobolinux.org/
Principal Interface gráfica: Awesome WM
Lançamento mais recente: 017 em 24 de maio de 2020
É uma distro que procura a maior liberdade possível para o seu usuário final. Ele é estável, seguro, simples e leve e tenta seguir a filosofia KISS (Tradução livre - Mantenha tudo estupidamente simples)
Baseada em : Arch Linux
Site: https://www.hyperbola.info
Principal interface gráfica: GNOME
Lançamento mais recente: Milky Way v0.3.1
Versão Estável: Milky Way v0.3.1
Remaster leve e minimalista, voltada a empresas (nada impede o uso doméstico) que não querem ou podem gastar fortunas com atualização de máquinas e licenças. Idealizada por mim, Daigo, em 2007, para meus clientes, mas tornou-se pública para download em 2019.
Como tenho um canal divulgando ferramentas open source para empresas, além de treinamentos, optei por torná-la pública e recomendá-la, pois minimiza a fragmentação no suporte.
Baseada em : Xubuntu 20.04.2
Site: https://www.mestresemlinux.com.br
Desktop Enviroment: Xfce (sem intenções de incluir outros DEs)
Lançamento mais recente: começo de Março deve sair uma nova versão.
A versão 10.6 do Linuxfx traz ferramentas fantásticas para quem está vindo do universo Microsoft. Como anunciado anteriormente, o Linuxfx agora é estável e baseado no Linux Mint, herdando sua ótima estabilidade e algumas ferramentas exclusivas desta distribuição. A estrutura do Linux Mint permitiu ao Linuxfx chegar a um nível muito elevado de qualidade segurança.
Além da versão normal do Linuxfx “Free” agora também disponibilizamos a “edição dos fundadores” onde os usuários podem fazer um pagamento para obter e assim ajudar o desenvolvimento do Linuxfx. A “edição dos fundadores” é criada sobre a imagem da versão “free” do Linuxfx e contém algumas ferramentas dedicadas e alguns softwares a mais que a versão free.
Baseada em: Linux Mint Site:https://www.linuxfx.org Principal Interface gráfica: WX Desktop Lançamento mais recente: Windowsfx 10.6 Helloa WX Desktop Versão Estável: 10.6
O Regata OS permite que você obtenha mais facilmente o que realmente é importante, oferecendo tudo o que você precisa para aproveitar um melhor desempenho com o seu PC, seja fazendo tarefas simples do dia a dia, como abrir apps e arquivos, bem como curtindo seus jogos favoritos ou criando conteúdo.
Baseada em: openSUSE
Site: https://www.regataos.com.br/
Principal Interface gráfica: KDE Plasma
Lançamento mais recente: Regata OS 20.1 Beyond
Br OS
Das distros até aqui apresentadas o Br OS aparenta ser a mais jovem, com um visual que pega o minimalismo do Tinny Core e a elegancia do Deepin, O Br OS tem um visual de tirar o fôlego, ao mesmo tempo que mantem toda a funcionalidade, robustez e estabilidade do KDE Plasma 5, (ou LXQT na versão Lite que será lançada em abril).
O foco da distro é ter um sistema simples, mas que ao mesmo tempo, ao terminar de ser instalado já esteja pronto para navegar na internet, criar conteúdo para redes sociais, fazer trabalhos de escritório e até modelar em 3d, isso sem exigir muito da máquina e sem sacrificar a parte visual.
Baseada em: Kubuntu
Site: https://www.br-os.com/
Principal Interface gráfica: KDE Plasma
Interface da versão Lite: LXQT
Lançamento mais recente: Br OS 20.10
Versão Estável: 20.10
“Delinux é um sistema operacional brasileiro, gratuito para todos, multi-idiomas, baseado na distribuição linux Debian! Feito com foco na educação, editoração eletrônica, edição de vídeo e imagem e recuperação de dados. O Delinux também é um excelente ambiente Desktop. É fácil de usar, muito bom para pessoas com um pouco ou nenhum conhecimento em computação; mas muito útil para usuários avançados.” (descrição oficial).
Baseada em: Debian
Site: https://www.delinux.com.br/
Principal interface gráfica: LXQT
Lançamento mais recente: Versão 2
Versão Estável: 2
Essa eu conheci hoje. Mas, parece existir desde 2017"
Stellarium OS
“Stellarium OS é uma distribuição Linux brasileira baseada no Ubuntu Linux LTS. É um sistema operacional pronto para uso de todos.” (descrição oficial).