Comente aqui: Lista de distros brasileiras e lusófonas

Big Linux, distro que uso e indico.
Testei várias e foi a distro que escolhi, inicialmente irá rodar em dual boot com W10 (uso por causa do Power BI e MS Project), mas gostei tanto da distro que larguei mão e só fiquei com ele e me atende em tudo que preciso.

3 curtidas

muito obrigado!

Vale a pena dar uma Olhada na Mazon OS
O dev eh super gente fina, tem canal no YouTube
E eh um Designer phod a.

  1. Gnewlinux (dev) apresentando o Mazon OS no YouTube
  2. Revisão da distro pelo jaucity

PS, com relação a proibição de palavras no forum, sugiro Liberar Ambas, tanto put no feminino como no masculino.
Por ex eu sou um put developer
Eh feminino e não eh pejorativos.
Na usp o pessoal eh phod a o tempo todo,
Qual o problema em liberar essas palavras?
Se o post for ofensivo vcs que deletem ou movam
Para uma ala de Adultos.
Ou criem um filtro que cada um customiza de acordo com a palavra que achar for ofensiva

Você pode criar um post sobre essa distro e ajudar a divulgá-la. Sobre o bloqueio de palavras, infelizmente é difícil pensar em todos os cenários possíveis onde as pessoas podem usar o seu direito de falar besteira.

Mas agradeço o seu feedback, vou atualizar o filtro com essa variação que você sugeriu.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Tem que ser só brasileiras? Também podem ser portuguesas? :brazil: :portugal:

1 curtida

De todos apresentados até o momento, somente o GoboLinux é uma distribuição de verdade, as demais são apenas remasterizações de outras distribuições.

Gostei da “assinatura”, é uma ótima maneira de manter o projeto vivo.
Gostaria que contribuir financeiramente com projetos de software livre fosse mais fácil, pois gostaria tanto de contribuir com alguns determinados softwares livres. O único, entre aqueles que eu desejo contribuir, que consegui fazer doações foi o LibreOffice, faço uma contribuição mensal.

Até mesmo contatei um desenvolvedor de um software que acredito ter muito potencial, um dos únicos a ter suporte CMYK no Linux (sK1), e fui comunicado por ele que ainda não está organizado para receber contribuições financeiras.

Olá @Xinux26 tudo beleza contigo?

Eu havia pensado em citar as distros nacionais apenas, para focar o escopo nos dev’s nacionais.
Se essa distro lusófona tiver dev’s brasileiros podemos “fazer” uma vista grossa, mas foge do plano inicial.

Talvez valha à pena fazer um post apresentando ela para a comunidade, mesmo que não entre na lista agora.

:vulcan_salute:

1 curtida

Penso que aí vai depender muito do que é o limite para “definir uma distribuição de verdade”, porque em maior ou menos grau, temos derivações do mais diversos tipos. Na minha cabeça, e isso é um critério totalmente que eu criei de lugar nenhum - se existe a criação de pacotes próprios, repositórios próprios ou serviços agregados que não existem na original, a derivada deixou de ser apenas uma remaster. Porque passou a criar sobre algo que já existia.

Mas, seu critério pode ser completamente diferente.

:vulcan_salute:

5 curtidas

Li seu resumo sobre a MAD Linux, @eddiecsilva .
Não sou SDA, só migrei do Mint Trícia → Debian Buster, mas fiquei tentado a usar a distro. Me parece ter um suporte ótimo e uma atenção bem legal.
Achei interessante o sistema de assinatura tbm.

3 curtidas

Além de ser lindão, o bacana é o contato direto com o Raul, que presta suporte diferenciado para o que for necessário.

Lançado o MAD linux - Linux - Diolinux Plus

7 curtidas

É complicado porque “distribuição Linux” é toda sorte de sistema inicializavel que tem o kernel Linux como kernel principal, e as remasters são isso

2 curtidas

Eu estou usando o Mad Linux faz uns 5 dias e devo soltar um mini review sobre ele em breve. :slight_smile:

:vulcan_salute:

4 curtidas

Eu perguntei apenas por curiosidade, porque infelizmente ainda não conheci nenhuma portuguesa… :frowning:

Mas obrigado :wink:

2 curtidas

Apenas ouvi falar desta, mas nunca testei…
http://www.acoroslinux.pt/

1 curtida

To criando uma conta no Padrim, acredito que até sexta (19/2) termine de preencher tudo (to mais enrolado q macarrão no grafo). Financiamento pra divulgar não só o TigerOS, mas soluções open source para empresas.

Eu mesmo não escondo se tratar de uma remaster, porém, quando estou trabalhando na parte de divulgação para pessoas leigas, aí acabo usando o termo distribuição.

1 curtida

Nossa está linda mesmo. Não sabia que estava nesse nível de polimento gráfico. Parabéns ao desenvolvedor.

2 curtidas

No passado, assim como no Brasil haviam várias, algumas bem relevantes como: Caixa Mágica, Super OS e Alinex.

1 curtida

Muito bom!
Ela é madura o suficiente para o dia a dia?

Sim, inclusive o Caixa Mágica era usado nos computadores que o governo distribuiu há quase 10 anos se não me engano… Mas acho que já foi tudo descontinuado :frowning:

1 curtida