[ATUALIZAÇÃO] Davinci Resolve Ubuntu 20.04 (AMD GPU PRO)

Fala, pessoal. Sinto-me no dever de trazer uma atualização sobre meu caso onde eu tentei por muito tempo utilizar o Davinci Resolve como meu software padrão de edição de vídeo no Linux, pois vocês me ajudaram muito nesse processo. Por mais que lá não tenha dado 100% certo, encontramos juntos uma solução: utilizar o Kdenlive renderizando via VAAPI.

Link do tópico: Renderização por GPU AMD?

Sobre o Davinci, acabei passando de distro em distro sem conseguir utilizar pois o mesmo necessita da OpenCL para renderização e mesmo instalando os drivers disponíveis (ROCm, amggpu-pro etc), o Davinci não chegava nem a abrir.

Ontem (4/9/2020) voltei novamente o Ubuntu 20.04 e instalei o AMDGPU-PRO com suporte ao 20.04 (pelo que entendi o software não dá suporte para derivados - até tentei fazer um truque pra funcionar no Pop’ Os, mas sem sucesso), fui abrir o Davinci e novamente não abriu, deu falta de alguma coisa por OpenCL.Vou ficar devendo o print, mas o que eu fiz foi o seguinte:

Fui na pasta que extrai do AMDGPU-PRO e instalei manualmente os seguintes itens (simplesmente dando duplo clique).

Alguns já informavam que que estavam instalados, mas dois desses não estavam. Só cliquei em instalar e PLAU: Davinci abriu numa boa! E agora to conseguindo fazer tudo: editar, renderizar etc… Via OpenCL :slight_smile:

Espero que essa atualização ajude alguém. É isso, obrigado guys :slight_smile:

CONFIG:

R5 3500X
RX570

Ps: tive um problema com minha timeline sem áudio, mas só seguir esses passos do post do Dio: https://diolinux.com.br/2019/03/davinci-resolve-sem-som-no-linux.html

4 Curtidas

Cara, muito obrigado. Estou a dias tentando colocar o Davinci Resolve para funcionar num Ubuntu 20.04 com APU da AMD (Ryzen 5 3400g) e só funcionou depois da sua dica.

Pra quem tá numa situação parecida, no meu caso, antes de qualquer coisa eu coloquei “iommu=pt” no GRUB para parar os artefatos que estavam sendo exibidos quando assistia um vídeo no youtube (comandos abaixo), instalei o amdgpu-pro, ativei o iommuv2 na BIOS da placa-mãe e instalei esses debs que o Lucas passou. Precisei instalá-los mais de uma vez. Talvez algumas dessas coisas que fiz não sejam necessárias mas após esses passos que o Davinci passou a funcionar.

Para adicionar o iommu=pt no GRUB acesse o arquivo de configuração com “sudo nano /etc/default/grub”, e adicione iommu=pt em GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT ficando, no meu caso:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash iommu=pt”
Depois disso faz um “sudo update-grub” e reinicia.

1 Curtida