Renderização por GPU AMD?

Pessoal, sempre fico indo e vindo pra windows por causa de renderização de vídeo (principalmente). Vídeos que que eu renderizava no Premiere (usando vokoder) em menos de 2min (coisa simples mesmo), eu passo mais que o dobro pra ter o mesmo resultado no Kdenlive… Acabei desistindo de usar o Davinci por falta de compatibilidade com minha gpu. Nunca chegou nem a abrir :confused: Tentei ver se o blender reconhecia minha placa de vídeo tbm, e nada… Devo instalar o amd gpu pro? O MesaDriver não é suficiente? Sinceramente to bem perdido…

Ah, se for útil minha config é:
R5 3500X
8GB RAM
RX570 8GB
E atualmente usando o Ubuntu Studio

no arch

ubuntu

depois de instalar
teste e veja se funciona com os programas

:+1:

Cara… Já tentei dessa forma e todas as vezes (em todas as formas) dá o seguinte erro:

vc baixou do site
https://www.amd.com/en/support/graphics/radeon-500-series/radeon-rx-500-series/radeon-rx-580

Depois é só extrair e instalar.
https://amdgpu-install.readthedocs.io/en/latest/install-installing.html

Foi isso que fiz mesmo. Baixei do site da AMD e quando instalo dá esse erro ai :confused:

rodrigges@rodrigges:~/Downloads/amdgpu-pro-20.10-1048554-ubuntu-18.04$ ./amdgpu-install -y
[sudo] senha para rodrigges:
deb [ trusted=yes ] file:/var/opt/amdgpu-pro-local/ ./
Obter:1 file:/var/opt/amdgpu-pro-local ./ InRelease
Ign:1 file:/var/opt/amdgpu-pro-local ./ InRelease
Obter:2 file:/var/opt/amdgpu-pro-local ./ Release [816 B]
Obter:2 file:/var/opt/amdgpu-pro-local ./ Release [816 B]
Obter:3 file:/var/opt/amdgpu-pro-local ./ Release.gpg
Ign:3 file:/var/opt/amdgpu-pro-local ./ Release.gpg
Atingido:4 http://dl.google.com/linux/chrome/deb stable InRelease
Obter:5 Index of /ubuntu focal-security InRelease [107 kB]
Atingido:6 Index of /ubuntu focal InRelease
Obter:7 Index of /ubuntu focal-updates InRelease [107 kB]
Obter:8 Index of /ubuntu focal-backports InRelease [98,3 kB]
Baixados 312 kB em 2s (149 kB/s)
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
Versão seleccionada ‘20.10-1048554’ (localhost [all]) para ‘amdgpu-pro-pin’
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
amdgpu-pro-pin
0 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso baixar 0 B/6.628 B de arquivos.
Depois desta operação, 48,1 kB adicionais de espaço em disco serão usados.
Obter:1 file:/var/opt/amdgpu-pro-local ./ amdgpu-pro-pin 20.10-1048554 [6.628 B]
A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado amdgpu-pro-pin.
(Lendo banco de dados … 389727 ficheiros e directórios actualmente instalados.
)
A preparar para desempacotar …/amdgpu-pro-pin_20.10-1048554_all.deb …
A descompactar amdgpu-pro-pin (20.10-1048554) …
Configurando amdgpu-pro-pin (20.10-1048554) …
ERROR: This package can only be installed on Ubuntu 18.04.
dpkg: erro ao processar o pacote amdgpu-pro-pin (–configure):
o subprocesso instalado, do pacote amdgpu-pro-pin, o script post-installation r
etornou erro do status de saída 1
Erros foram encontrados durante o processamento de:
amdgpu-pro-pin
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
amdgpu-pro-pin*
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 1 a serem removidos e 0 não atualizados.
1 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
Depois desta operação, 48,1 kB de espaço em disco serão liberados.
(Lendo banco de dados … 389753 ficheiros e directórios actualmente instalados.
)
A remover amdgpu-pro-pin (20.10-1048554) …
(Lendo banco de dados … 389750 ficheiros e directórios actualmente instalados.
)
A purgar os ficheiros de configuração para amdgpu-pro-pin (20.10-1048554) …
ERROR: Unable to install amdgpu-pro-pin.
This driver may not support the running operating system.

ok…infelizmente no site da amd ainda não saiu para versão do ubuntu 20

tente aqui

• PPA third-party repository

If you absolutely insist to have the latest AMD Radeon driver version you may use the PPA third-party repository which might be always ahead of the stable default opensource driver coming with your Ubuntu 20.04 system as default. To install the PPA third-party repository drivers execute the following commands:

$ sudo add-apt-repository ppa:oibaf/graphics-drivers

The above will add the PPA AMD Radeon driver repository to your system. The following command will upgrade your current AMD Radeon driver to the latest version:

$ sudo apt update && sudo apt -y upgrade

In case you need to revert back to your original Ubuntu AMD Radeon drivers you can remove the PPA driver installation using the below commands:

$ sudo apt install ppa-purge $ sudo ppa-purge ppa:oibaf/graphics-drivers

se nào funcionar amanhã, ou melhor, hoje tentamos de outra maneira

até…

:+1:

Eu tinha encontrado esse tutorial também… É, o negócio tá complicado. Parece que vou ter que esperar a AMD lançar mesmo… Mas mesmo assim não to com muita esperança de que o Davinci rode aqui não…

Valeu, meu velho! Brigadão pela atenção.

@Lucas_Rodrigges
Na verdade é bem simples, mas a notícia não é boa! Sofro do mesmo mal.

Para utilizar renderização por GPU/DaVinci Resolve com GPU AMD é necessário o AMDGPU-PRO, que é compatível apenas com Ubuntu 18.04, SUSE Enterprise Linux, Red Hat e CentOS.

A lista de compatibilidade está no site da AMD, acho que tu já deve ter visto.

Ou seja, não deve funcionar com outra distro. Para utilizar essa funcionalidade com GPU AMD a opção mais indicada é o Windows.

Tenho uma RX 580 e fiquei p#t* quando descobri essa limitação. É uma baita falta de consideração por parte da AMD, mas não tem o que fazer.

Por fim, as tuas opções:

1 - Trabalhe no Ubuntu 18.04 e aguarde a versão do amdgpu-pro para o 20.04. (E não funciona com Xubuntu, Kubuntu, etc. Apenas com o Ubuntu mesmo.).
2 - Compre uma GPU Nvidia.
3 - Utilize Windows.

Que bronca danada…
Pelo que entendi no site do Davinci ele não tem compatibilidade com a Rx570… Isso significa que nem adiantada voltar pro 18? Ou mesmo não tendo minha gpu lá na lista, há essa chance instalando o amdgpu pro?

Bicho! Brigadão pelas informações. Também fiquei bem frustrado, mas acho que voltar pro windows está fora de cogitação… O R5 3500x até que dá conta de uma renderização bacana, só temo quando chegar uns trabalhos mais pesados kkkkk vou ficar no 20 até chegar o amdgpu pro… Qualquer coisa aprendo a editar no blender… Ele reconhece a AMD com suprote openCl…

Outra coisinha… Da pra editar no Kdenlive e renderizar no Blender? Sou iniciante então não sei o quão absurda é essa pergunta…

Pode tentar usar arch…

https://wiki.archlinux.org/index.php/DaVinci_Resolve

O problema do Ubuntu é este … tem que esperar sair um drive compatível com a versão

Rapaz… Fiquei curioso pra ver se funciona. Acho que vou instalar e volto aqui pra dizer… Nunca usei o arch…

É baseado no arch de fácil instalação

Usa repositórios do arch

I rapais se você for nessa de opinião de distro rapidinho você vai ser membro dos saltadores de distribuição.
Já tem 4 anos que eu estou no Lubuntu quando o suporte do Lubuntu 16.04 LTS acabar eu to pensando se vou para o 20.04 ou se vou para o Debian.
Já que na nota do Lubuntu 20.04 diz que não é possível atualizar versões anteriores do 18.10 sem formatar.
Acredito que essa incompatibilidade de atualização ocorreu por causa da mudança do LXDE para o LXQT.

O rebornOS tem a mesma proposta né? Eu baixei aqui tanto o reborn como o zen installer. É indiferente a interface que eu escolher? Posso usar o zen e instalar a interface do deepin?

É, então uahuehuae to nesse time tem quase um ano…
Mas sempre indo e vindo pro windows… Mas to com esperança de que vou encontrar alguma pra me manter firme e forte uahueae

Não conheço…
Normalmente instalo no manual mesmo…
Tem que ver lá no zen…, mas pode ter qualquer interface.

Olha… Instalei o Arch e quando tentei instalar o gpu-pro das diversas formas possíveis não deu certo. Da última o computador não ligava mais :confused: Como leigo fiquei bem preocupado e resolvi instalar o PopOs (que foi uma das que mais tinha gostado). Agora é ter paciência e esperar a AMD lançar pro ubuntu 20.04 lts :confused:

Edit: como a esperança é a última que morre… Não custa tentar quando instalar o Pop OS aqui né?

A processo de instalação estava aqui

Mas teste aí… talvez funcione

Eu segui esse daí… Não sei o que fiz de errado, mas o pc não ligou mais…

Como não tenho a placa não tenho como testar…
Mas segue está dica que vc encontrou… talvez funcione…

Boa sorte…