Unsupported GPU Processing Mode no DaVince Resolve com AMD + Alternativas para edição de vídeo

Olá pessoal, tudo bem?
Veio pedir orientação quanto a fazer o DaVince Resolve funcionar num notebook LENOVO Ideapad S145 como UBUNTU 20.04 LTS.
Eu usava o linux como dual boot faz vários anos, mas desde que os bad blocks do windows mataram um HDD novo meu resovi abandonar de vez finalmente rs, e agora estou tentando adaptar os softwares que preciso aqui no Linux.
No caso eu uso semanalmente programas de edição de vídeo para editar para o Youtube. No Windows eu utilizava Sony Vegas 11 e Cyberlink PowerDirector 19. Tentei instalar o PowerDirector com o Wine sem sucesso, pois ele não instala vários add-ons necessários, então o programa não abre. Me indicaram o Da Vinci Resolve por já ter versão para o Linux, mas aqui também não tá abrindo, pois dá esse erro de drivers da GPU.

Tô ligado que parece que o programa exige placa de vídeo dedicada e a minha é integrada, mas dei uma lida que outras pessoas conseguiram rodar com AMDs parecidas, então quero insistir até ficar sem opções rs.

Tentei colocar o iommu=pt ao GRUB seguindo as indicações desse post aqui, e aí fui tentar instalar os drivers AMDGPU-PRO, mas estes estão dando erros ao instalar.

Log do terminal:

Error! Bad return status for module build on kernel: 5.8.0-43-generic (x86_64)
Consult /var/lib/dkms/amdgpu/5.6.0.15-1098277/build/make.log for more informatio
n.
dpkg: error processing package amdgpu-dkms (–configure):
installed amdgpu-dkms package post-installation script subprocess returned erro
r exit status 10
dpkg: dependency problems prevent configuration of amdgpu:
amdgpu depends on amdgpu-dkms (= 1:5.6.0.15-1098277); however:
Package amdgpu-dkms is not configured yet.

dpkg: error processing package amdgpu (–configure):
dependency problems - leaving unconfigured
Setting up xserver-xorg-amdgpu-video-amdgpu (1:19.1.0-1098277) …
No apport report written because the error message indicates its a followup erro
r from a previous failure.
(…)
dpkg: dependency problems prevent configuration of amdgpu-pro:
amdgpu-pro depends on amdgpu (= 20.20-1098277); however:
Package amdgpu is not configured yet.

dpkg: error processing package amdgpu-pro (–configure):
No apport report written because the error message indicates its a followup erro
r from a previous failure.
dpkg: dependency problems prevent configuration of amd
gpu-pro-lib32:
amdgpu-pro-lib32 depends on amdgpu (= 20.20-1098277) | amdgpu-hwe (= 20.20-1098
277); however:
Package amdgpu is not configured yet.
Package amdgpu-hwe is not installed.
amdgpu-pro-lib32 depends on amdgpu-pro (= 20.20-1098277) | amdgpu-pro-hwe (= 20
.20-1098277); however:
Package amdgpu-pro is not configured yet.
Package amdgpu-pro-hwe is not installed.

dpkg: error processing package amdgpu-pro-lib32 (–configure):
Setting up libglapi1-amdgpu-pro:amd64 (20.20-1098277) …
No apport report written because MaxReports is reached already
(…)
Errors were encountered while processing:
amdgpu-dkms
amdgpu
amdgpu-pro
amdgpu-pro-lib32
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Tentei instalar os pacotes deb individualmente mas também dá erro:

Antes de tentar instalar os drivers da AMDGPU-PRO, estava usando os do Oibaf, que até então foram os melhores para rodar meus jogos.

Meus specs:
AMD Ryzen 5-3500U
8GB RAM
Placa Integrada AMD Radeon RX Vega 8

Agradeço qualquer orientação ou alternativa de programa caso realmente não dê pra rodar o DaVinci!
Att. Allen

1 Curtida

Antes de tentar resolver seu problema na parte de software, acredito que seu hardware não dê conta de rodar o DaVinci Resolve, primeiramente por causa da GPU ser integrada, não dedicada. Seu processador e memória talvez até dariam para realizar umas edições básicas pelo DR, mas mesmo assim, também não é ideal.

Quanto a parte de software para GPU AMD com o DR no Linux, pode tentar esse método: Como utilizar o DaVinci Resolve 17 com GPUs AMD no Fedora.

Editores alternativos, mais leves, que pode experimentar: Kdenlive, Shotcut, OpenShot e o Olive. Se conseguir rodar o Resolve, provavelmente vai ter que usar proxies, para que a sua timeline fique mais fluida.

2 Curtidas