[ATUALIZAÇÃO] Davinci Resolve Ubuntu 20.04 (AMD GPU PRO)

Fala, pessoal. Sinto-me no dever de trazer uma atualização sobre meu caso onde eu tentei por muito tempo utilizar o Davinci Resolve como meu software padrão de edição de vídeo no Linux, pois vocês me ajudaram muito nesse processo. Por mais que lá não tenha dado 100% certo, encontramos juntos uma solução: utilizar o Kdenlive renderizando via VAAPI.

Link do tópico: Renderização por GPU AMD?

Sobre o Davinci, acabei passando de distro em distro sem conseguir utilizar pois o mesmo necessita da OpenCL para renderização e mesmo instalando os drivers disponíveis (ROCm, amggpu-pro etc), o Davinci não chegava nem a abrir.

Ontem (4/9/2020) voltei novamente o Ubuntu 20.04 e instalei o AMDGPU-PRO com suporte ao 20.04 (pelo que entendi o software não dá suporte para derivados - até tentei fazer um truque pra funcionar no Pop’ Os, mas sem sucesso), fui abrir o Davinci e novamente não abriu, deu falta de alguma coisa por OpenCL.Vou ficar devendo o print, mas o que eu fiz foi o seguinte:

Fui na pasta que extrai do AMDGPU-PRO e instalei manualmente os seguintes itens (simplesmente dando duplo clique).

Alguns já informavam que que estavam instalados, mas dois desses não estavam. Só cliquei em instalar e PLAU: Davinci abriu numa boa! E agora to conseguindo fazer tudo: editar, renderizar etc… Via OpenCL :slight_smile:

Espero que essa atualização ajude alguém. É isso, obrigado guys :slight_smile:

CONFIG:

R5 3500X
RX570

Ps: tive um problema com minha timeline sem áudio, mas só seguir esses passos do post do Dio: https://diolinux.com.br/2019/03/davinci-resolve-sem-som-no-linux.html

9 curtidas

Cara, muito obrigado. Estou a dias tentando colocar o Davinci Resolve para funcionar num Ubuntu 20.04 com APU da AMD (Ryzen 5 3400g) e só funcionou depois da sua dica.

Pra quem tá numa situação parecida, no meu caso, antes de qualquer coisa eu coloquei “iommu=pt” no GRUB para parar os artefatos que estavam sendo exibidos quando assistia um vídeo no youtube (comandos abaixo), instalei o amdgpu-pro, ativei o iommuv2 na BIOS da placa-mãe e instalei esses debs que o Lucas passou. Precisei instalá-los mais de uma vez. Talvez algumas dessas coisas que fiz não sejam necessárias mas após esses passos que o Davinci passou a funcionar.

Para adicionar o iommu=pt no GRUB acesse o arquivo de configuração com “sudo nano /etc/default/grub”, e adicione iommu=pt em GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT ficando, no meu caso:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash iommu=pt”
Depois disso faz um “sudo update-grub” e reinicia.

4 curtidas

Assim?

Como faz pra salvar?

1 curtida

Eu também estou nessa mesma luta, você poderia especificar por gentileza o passo a passo para rodar o DaVinci Resolve nessa versão do Ubuntu que eu também tenho? Sou produtor de vídeos para o YouTube, saí do RuWindows pra Linux já no início de 2020, e não quero voltar a usar programas piratas. Mas até o momento sinto dificuldade em ter um editor de vídeo que eu consiga fazer rapidamente hehe.

Só pra ter ideia, iniciei no MovieMaker, depois Vegas e depois Premiere, todos a curva de aprendizado foi super rápido, diferente no Linux (ainda não consigo usar o GIMP tão rápido como Photoshop)… mas enfim, estou batalhando pra que tudo se torne utilizável de forma rápida no meu dia-a-dia.

Tem o Kdenlive mas não encontrei cursos específicos, eu ainda estou batalhando. Tem um curso de DaVinci na Udemy, porém não consigo rodar no Ubuntu também, e o curso está barato, quero aproveitar.

Só não sei se vai rodar no meu Notebook HP Pavilion kkkk, apesar de ser um i7, tem 8GB de RAM e SSD.

1 curtida

Olá @MetalOmega :wave:t2:

De DaVinci Resolve eu conheço pouco mas atualizar o grub você executa o seguinte comando no terminal

grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Mas tenha em mente que alterar o grub pode causar danos ao sistema, então faça backup dos seus dados antes para não ter dores de cabeça depois.

:pray:t2:

1 curtida

@Lucas_Rodrigges só conseguiu no ubuntu mesmo certo? No Pop Os não rola né?

Esses comandos aqui são para placa de vídeo da AMD. Qual é a placa de vídeo do seu notebook? Se for Nvidia Geforce procure na internet como instalar o CUDA, já fiz um tempo atrás e foi tranquilo. Se for realmente uma placa da AMD precisa instalar o OpenCL descrito aqui.

Só para deixar claro, o meu comentário acima explicando como eu fiz é para as APUs da AMD, que são os processadores AMD que possuem a placa de vídeo embutida. Como seu processador é Intel esse não é o seu caso. A explicação de Lucas_Rodrigges, pelo que entendi, é para placas de vídeo AMD dedicadas.

O comando para salvar no nano é o “Control + O” e para fechar é “Control + X”. Como você está alterando um arquivo de sistema você precisa o acessar usando o sudo para que o acesse como administrador (sudo nano /etc/default/grub).

1 curtida

Cara me salvou, estou no Zorin Os 15 e funcionou! Uso AMD Ryzen 5 pro 2400g e a única solução foi adicionar o iommu=pt no GRUB

1 curtida