Vale a pena utilizar uma GPU AMD no Linux?

Só pra suportar os monitores 4k uma RX 550 já está bom demais. Sem jogar, é claro. Se tu encontrar em um bom preço até pode pegar uma RX 560, mais que isso não é necessário.

1 Curtida

eu tentei esse comando no Ubuntu 20.04 e não deu certo; tem uma pessoa aqui no foro e acrescentou esse comando mais algumas aspas na segunda linha (coisa que eu não fiz) e deu certo pra ele, eu vou tentar o meto dele e tentar resolver, talvez der certo pra mim.

Se estiver com um bom preço vale apena sim, o lado ruim é que é uma placa gastona para apenas para tocar monitores…

1 Curtida

o Hardware do meu notebook que estar chegando contém, Ryzen 5 em conjunto com a Vega 8 com uma placa dedicada( a AMD redeon 540X 2gb) será que pra editar fotos no gimp editar ums vídeoszin curto pq fasso AMV e jogar alguns jogo e estudar dá certo?

@Saitoo Com certeza dá sim! Tu provavelmente não vai poder usar um DaVinci Resolve pra editar os vídeos, mas para esse tipo de trabalho que tu mencionou nem é necessário.

Pra utilizar Gimp para fotos e Kdenlive para vídeos vai de boas sim.

E é claro que tem outras opções de softwares para edição de fotos e vídeos, foi apenas um exemplo.

Não sei se vai dar tanta diferença aqui, eu coloco o sistema em suspensão quando não estou usando e no uso típico a GTX 1080 consome 38 ~ 49 Watts, se não passar de 100 Watts, ótimo. Eu até pegaria outra Nvidia mas com tanto problema ao redor do Wayland e do KDE, desisti. Só estou pensando ainda se vou manter nessa máquina ou mover para outra a Nvidia

Tenho uma AMD Radeon R9 270, está com o drive AMDGPU. Queria instalar o pro. Não consegui. Não consegui instalar o Davince, instalei o Shocut e ele não tem o mesmo desempenho que no Win10.

Não compro mais placas AMD, tenho uma RX 460 e o driver que disponibilizam é péssimo, só no dia 12 de junho disponibilizaram o driver para o Ubuntu 20.04 e sinceramente não vi diferença com e sem o driver

Ano passado eu fiz uma implementação apenas do opencl do amdgpu-pro . É possível manter o driver atual para 3D, com todas a funcionalidades, e fazer uso do opencl. Fiz uma resposta ensinando a criar um repositório local para fazer essa instalação.

Na época eu usava um minerador em opencl (mas que na verdade era só pra aliviar a tarefa do processador, não era uso intensivo) e conseguia jogar os games tranquilamente ao mesmo tempo.

O Gentoo também tem um pacote específico que instala apenas os binários do opencl do amdgpu-pro. Uso ele em conjunto com um programa em java e roda bem.

Acabei de instalar o DaVinci Resolve e não rodou. Porém abri o log e passou pelo reconhecimento da placa de vídeo, ativou o OpenCL, mas depois crashou com algo da própria interface. Enfim, não funcionou.

[0x7f41cf388a40] | UI.GLContext         | ERROR | 2020-06-22 13:58:51,600 | Failed to create main context.
[0x7f41cf388a40] | UI.GLContext         | ERROR | 2020-06-22 13:58:51,600 | Not initialized!
[0x7f41cf388a40] | UI.GLContext         | ERROR | 2020-06-22 13:58:51,600 | Failed to make context current.

Por fim, acredito que o maior erro da BlackMagic é ter que distribuir um binário no linux. Isso acaba por dificultar muito a compatibilidade com todas as distribuições e possíveis configurações de sistema. Por outro lado fica impraticável distribuir o código fonte de um programa de código fechado e com suporte a hardware específico que eles tem. No fim das contas eu avalio que eles se esforçam bastante para conseguir esse suporte no linux, mas devido a tantas restrições uma parcela da comunidade linux fica sem suporte ao programa.

2 Curtidas

Em qual distro?

No Xubuntu 20.04

O AMDGPU-PRO/Radeon Software é compatível apenas com o Ubuntu 20.04/18.04, não com as suas derivações. Talvez exista alguma gambiarra em algum lugar para que seja possível instalar, mas nada oficial.

O DaVinci não tem funcionado em GPU AMD nem mesmo com o driver proprietário. Então não adiantaria nada instalar o PRO aí por causa disso. “Sofro” do mesmo mal aqui.

1 Curtida

Hum…Então se eu instalar o Ubuntu 20,04 vou conseguir instalar o AMDGPU-PRO/Radeon Software?
Será que daria certo com o Linux Mint 20,04 Cinamon ou outra derivação?

Sim! Instruções aqui.

Infelizmente não.

DaVinci resolve funciona perfeitamente aqui no Debian Buster com a RX 580, basta instalar apenas o opencl.

1 Curtida

Compartilha os passos que você utilizou para conseguir fazer o Davinci funcionar. Como está a performance no render?

:vulcan_salute:

Tem aqui no forum os passos, eu escrevi em <Renderização por GPU AMD?>, o render funciona perfeitamente sem nenhum problema.
Abaixo o link:

Renderização por GPU AMD?

Depois que comprei um RX580, voltei ao Windows. Testei as distros: openSuse - kde e Gnome - Debian - kde e Gnome - Ubuntu 20.04.Nenhuma delas foi legal, na verdade o Debian foi a que mais rodou legal. Tive problemas com os players de vídeo no kde , tearing no Firefox. Não foi uma experiência boa.

Fiz um tópico com meu depoimento atualizado sobre minha experiência com a RX570 e o Davinci. Hoje utilizo o Davinci no Ubuntu 20.04 sem problemas com o AMDGPU-PRO com suporte ao 20.04.

Ouvi dizer que por ter drivers opensource (só para Linux, ironicamente. Não é opensource para Windows), AMD é uma excelente opção para quem usa Linux. Isso procede?