Confira o post completo no blog: Vale a pena utilizar GPU AMD no Linux em 2020? - Diolinux
Você quer fazer aquele upgrade de GPU mas não faz ideia de qual seja a melhor opção para utilizar no Linux? Aquela velha dúvida “AMD ou Nvidia” não sai da sua cabeça? Este artigo pode ser a solução para o seu problema, vêm comigo!
Um tempo atrás vi algo sobre o ROCm, que faz a implementação do OpenCL no driver AMD para “Linux” (S.O), só não sei se ele utiliza o AMDGPU ou o Mesa…
Sinceramente não volto para Nvidia, tive muito mais problemas com o lado verde do que com o lado vermelho da força, atualmente tenho uma RX 580 rodando todos meus jogos muito bem, inclusive via Proton.
Cara! Eu vou ser bem sincero, antes eu dizia que ter uma maquina 100% AMD era uma ótima opção mas hoje eu penso diferente, hoje eu acho que foi uma burrada muito grande da minha parte, se eu voltasse no tempo eu não compraria o notebook que uso atualmente, o meu notebook é um Lenovo Ideapad 330s (81JQ0002BR), é um notebook hibrido, possui placa gráfica AMD Radeon 540 2gb, processador ryzen 7 com radeon graphics 8, como disse antes é um notebook hibrido, há possibilidade de alterna entre placa gráfica offboard e placa onboard mas né a coisa é bem diferente quando mudamos pro mundo do pinguim.
- Primeiro existe um bug no touchpad que impedi a inicialização e a instalação do sistema e também a inicialização do sistema.
- O PC esquenta muito a ponto de desligar, conseguir contornar o primeiro problema (temporariamente) por via live CD e quando estava fazendo a instalação do sistema percebi que a minha maquina tava esquentando muito, mas muito mesmo, aponto de desligar sozinha.
Esses problemas eu não tenho no Windows e com isso eu me vejo obrigado a fica no sistema da Micro software até descobrir uma maneira de resolver esses dois problemas, e cara é chato tu compra uma maquina com todo o ecossistema da AMD e descobrir que tu não pode usar o S.O preferido por que a maquina e modelo do notebook mas hardware da AMD não te ajudam. Hoje eu digo, não compraria uma maquina com AMD.
Usei nvidia por bastante tempo (desktop, não hibrida) e na somatória tenho mais pros do que contras no meu uso com amd (Rx 580). O que mais conta pra mim, é a melhor integração tecnologias opensource como compositores, servidores gráficos, navegador firefox etc… tudo isso ootb em qualquer distro (tirando Debian Stable e distros que a FSF recomenda)
Então cara, problemas com notebooks híbridos não é uma exclusividade da AMD, infelizmente. GPU’s híbridas da Nvidia também dão muuuita dor de cabeça no Linux, apenas agora com a versão 20.04 do Ubuntu é que as coisas estão coneçando a entrar nos eixos e funcionando quase como deveriam.
Se tu tivesse comprado um notebook com Nvidia teria tido dores de cabeça no Linux da mesma forma. Infelizmente.
Desisti de usar linux em notebook com placa hibrida. Eu só consegui ter desempenho satisfatório no Manjaro e mesmo assim desligando a minha placa intel e deixando somente a nvidia rodando. E pra deixar dessa forma dá mó trabalho pra fazer e os tutoriais mudam de acordo com a versão do driver nvidia. Com o Driver híbrido da Nvidia ainda não fica legal, pois dava erro pra transmitir a imagem para um monitor via HDMI. Me parece que teve uma atualização nesse driver híbrido e esse erro já foi corrigido, mas mesmo assim eu ainda não me sinto seguro em voltar. To no Windows usando praticamente as mesmas ferramentas que utilizava no Manjaro e ta de boa, pois uso praticamente tudo open source.
Espero que essa questão das placas hibridas no linux melhore o quanto antes pois sinto falta da segurança que o manjaro me proporciona.
@Wendel Não tenho note híbrido, mas pelo que eu tenho ouvido o Ubuntu 20.04 está fazendo um trabalho muito bom com esse tipo de dispositivo. Talvez seja uma boa ideia testar em um dual boot aí.
Se tu ver que está bom o suficiente pode ficar no Ubuntu, se ainda não estiver ao teu agrado o Windows ainda vai estar instalado.
Infelizmente não tenho notícias sobre o Manjaro nesse aspécto.
Cara eu até testei esse nova versão do ubuntu mas tiver problema como o bug que falei antes, como o touchpad não funciona eu não consigo instalar o Ubuntu 20.04, ou melhor, eu até consigo instalar mais não consigo inicializar o sistema normalmente, tinha até achado um tutorial que resolvesse esse problema do touchpad que impedia o sistema inicializar mas no final não resolveu nada. Cara como eu queria experimenta esse novo ubuntu só pela live cd dar pra perceber como ele ta rápido e fluido
, não minha maquina por live cd ele praticamente flutua mas eu preciso resolver esse problema.
eu já ouvi sobre essa integração e foi até por isso que eu optei por um notebook como ecossistema 100% AMD
@Jedi_Fonseca
Eu gosto do Ubuntu e do pop-os mas ainda tem softwares que você tem que buscar fora da loja pra instalar, então fica na questão de você achar um ppa ou ficar baixando deb(que é pior, pois não recebe atualização. No manjaro ou arch based você encontra os softwares no próprio AUR. Não preciso ficar procurando o software em vários lugares. Pra mim isso é uma vantagem.
Se o ubuntu consiguiu arrumar esse problema da placa hibrida, é questão de tempo para arrumarem isso no manjaro.
Estava pensando em comprar um a placa, e agora já sei qual marca…
AMD antiga no Windows não funciona, mas no Linux sim. Por este motivo pensei nvidia, mas agora penso diferente.
Obrigado…
Uma placa Boa por um de 300 a 400 reais seria qual galera?
Rx 580?
Meu computador já tem uns 7 anos… É compatível?
Uma RX 580 nova tá de 1200 pra cima. Os preços das peças subiram bastante nessa crise. A GPU da AMD mais barata atualmente é a RX 550 que tá uns 600 conto. Infelizmente estamos em um momento bem ruim pra comprar hardware.
Daqui há uns 6 meses penso em começar a pesquisa
Depois vejo a minha placa para ver se funciona…
Os preços realmente subiram bastante…
Não sei quanto está o dólar, mas deve estar em 6 reais…
E a tendência é subir ainda
Passei pela mesma situação, montei um pc com Ryzen 5 3600 | 32gb 3600mhz com a rx 580 de 8gb
No início instalei o windows 10 para editar os videos com Resolve e esperei o lançamento do tão esperado Pop OS 20.04
Bom, tudo funcionou mesmo o Resolve
Mudei então para o Ubuntu 20.04, mesma coisa
Voltei ao Ubuntu 18.04 por conta do driver amd e nada
até fiz uma modificação no Ubuntu 18.04 e o Resolve voltou a funcionar mas essa modificação (não me recordo qual) fez com que o OBS deixasse de responder
Fiquei muito desapontado com a amd (não acredito que o problema seja do Resolve)
Agora estou no Fedora para testar outras coisas
A questão dos Notebooks Híbridos, meu falecido HP Pavilion com AMD Phenon vinha com uma placa ATI e outra via chipset da placa mãe, no Ubuntu e Fedora dava para fazer a troca entre elas sem problemas, mas em outras distribuições com KDE de fato tinha um pouco de trabalho, não tive sucesso com o OpenSUSE na época, hj me parece que a mistura de Nvidia Intel ou AMD intel é a maior desafio para distros linux.
É mesmo uma baita máquina! É uma pena ter uma limitação tão irritante como essa.
Estou pensando em comprar uma AMD usada, de mineração mesmo, não planejo colocar para jogos, estressar. Tenho uma GTX1080 que vou mover para outro sistema, mesmo assim são 2 monitores 4k e eu quero uma interface lisa e futuramente uma experiência melhor com Wayland e captura de tela. Será que uma 580 4GB seria um exagero?
@Valdinei_Santos.19 Eu tenho esse note 330s com ryzem 5 e vega 8, mas sem placa off. Eu utilizo o Arch Linux nele, tive esse problema que você comentou com o touchpad, resolvi acrescentando o comando ivrs_ioapic[32]=00:14.0
no boot.
https://wiki.archlinux.org/index.php/Lenovo_ideapad_330s
Acho que em outras distro tbm funciona.
Só pra suportar os monitores 4k uma RX 550 já está bom demais. Sem jogar, é claro. Se tu encontrar em um bom preço até pode pegar uma RX 560, mais que isso não é necessário.