Então, estava agora mesmo me fazendo estas perguntas. Acredito que é mais por ver outras pessoas falando “Wow, isso é um máximo” e você fica tipo “hmm… eu quero isso”. O problema é que toda distribuição possui um “Wow, que legal!”. Por exemplo no arch com a AUR.
Minha opinião:
- Ubuntu: Mais fácil de instalar, estou acostumado com o gerenciados de pacotes, “sei” meu caminho pelo sistema (mais ou menos). É o sistema que utilizei por mais tempo e também utilizei seus derivados (xubuntu, kubuntu e outras distros baseadas no mesmo).
- Fedora: Por algum motivo no meu notebook não funcionou tão bem. Parecia um pouco mais lerdo que o padrão. Posso ter feito algo errado na hora da instalação. Por algum motivo ainda quero dar uma chance.
- Arch: Adoro a ideia de ter um sistema montado por mim e que é tão minimalista quanto eu possa fazer, porém após a instalação (que ficou muito mais fácil após o vídeo do Dio), algumas coisas me incomodam… Precisar criar arquivos de configurações para várias coisas… Talvez eu tenha pego um caminho errado, mas ainda sinto que não dei a chance que o arch merece.
E sim, DEs também são motivos para o distro hopping.
Acredito que eu esteja atrás de algum sistema mais enxuto… sempre gostei de customizar minhas coisas (skins em jogos, mudar tema de desktop, mudar fonte, etc…) e acredito que poder customizar meu próprio sistema seja um possível próximo passo.